Política

LAURO DE FREITAS: Sessão Especial da CMLF alerta para automedicação

Uso racional e protocolos também foram abordados no evento
Da Redação , Salvador | 06/05/2017 às 12:25
Debate na Câmara de Lauro de Freitas
Foto: DIV
No Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, profissionais da área de saúde, vereadores e munícipes estiveram presentes da Sessão Especial Segurança Global do Paciente, realizada na manhã desta sexta-feira (5). Os tópicos mais tratados foram os medicamentos particularmente perigosos, automedicação e uso racional de antibióticos. “Com certeza vamos sair daqui com outro olhar. Tema de suma importância para a população”, salientou a vereadora presidenta da Casa, Naide Brito.

Para a vereadora que propôs a Sessão Especial, Mirian Martinez, o assunto é bastante amplo e merece mais atenção não só dos profissionais que trabalham com remédios, mas de toda a sociedade. “Vamos ser multiplicadores e fico feliz de ver a casa cheia de pessoas comprometidas”, completou. O edil Fausto Franco fez um alerta. “Conheço várias pessoas que fazem uso da automedicação do autodiagnostico. Isso é perigoso”, finalizou. A automedicação traz riscos à Saúde. Muitas pessoas ignoram que a ingestão de substâncias de forma inadequada pode causar reações como dependência, intoxicação e até a morte.

O farmacêutico professor Lindemberg A. Costa contribuiu para alertar aos presentes sobre a importância de se conhecer mais sobre o tema, o ciclo da assistência farmacêutica, protocolos, logística, aquisição, armazenagem e uso de medicamentos de forma geral. Segundo ele, há cerca de oito mil doenças raras e existem políticas públicas que atendem a essas pessoas. “Esse protocolo é um grande ganho para a sociedade. Recebemos muitos pacientes do interior no Hospital das Clínicas que não possuem a mínima condição de se tratar, ou seja, dependem desse serviço”, salientou Costa.