Com ag internacionais
Da Redação , Salvador |
21/04/2017 às 18:43
Dez mortos numa panaderia
Foto: Reuters
Pelo menos dez pessoas morreram na quinta-feira, 20, à noite ao participarem de um saque em uma padaria no distrito popular de El Valle, no oeste de Caracas. A informação é da imprensa local, que garantiu que oito pessoas morreram eletrocutadas e duas foram atingidas por disparos de arma de fogo.
Em comunicado, o Ministério Público confirmou as mortes e disse ainda que um homem também morreu no popular bairro Petare, a leste de Caraca. Com as mortes da quinta-feira, já são 20 mortos em três semanas de protestos violentos contra o governo de Nicolás Maduro.
A Agência Efe constatou no local dos fatos que funcionários do Corpo de Investigações Científicas Penais e Criminalísticas (CICPC) da Venezuela tinham chegado à padaria para recolher os corpos.
Segundo alguns veículos da imprensa venezuelana, os oito eletrocutados teriam recebido choques de um cerca elétrica instalada no estabelecimento para impedir roubos e saques, enquanto outros meios afirmaram que um cabo de alta tensão se soltou quando os saqueadores tentavam entrar no local.
Em El Valle, área pobre densamente povoada, uma verdadeira batalha se estendeu das nove da noite até o amanhecer. Veículos da militarizada Guarda Nacional e da polícia dispersaram com gás lacrimogêneo pequenos protestos de pessoas que criaram barricadas de lixo em muitas esquinas, o que provocou enfrentamentos violentos.
Além disso, saques foram registrados contra dezenas de estabelecimentos comerciais. Nesta sexta-feira, os moradores da região retiravam as barricadas de lixo, vidro e outros destroços resultantes dos ataques às lojas.
O governo e a oposição culpam um ao outro pelos episódios de violência durante os protestos iniciados no dia 1º de abril.
De acordo com a ONG Foro Penal, além dos mortos, os protestos deixam centenas de detidos e feridos.
Os confrontos e a desordem ocorreram no final de um dia em que milhares de pessoas marcharam nas ruas do leste da capital e de outras cidades para exigir eleições gerais, um dia depois de uma mobilização maciça de opositores que deixou três mortos.
Um grupo de dez deputados opositores venezuelanos se dirigiu hoje à sede do Ministério de Interior e Justiça para protestar contra a repressão às manifestações e confirmou o incidente em El Valle, bem como em outras localidades do oeste da capital venezuelana onde ocorreram protestos.