Oposição ficou acuada e líder Leur Lomanto Jr destacou que a "verdade foi restabelecida" e a obra do Metrô é federal
O deputado chegou a dizer que a Assembleia deveria convidar Lula e Dilma para virem a Salvador "encontrar seu povo e sua gente", visitar o Metrô e explicar sobre a obra.
O deputado provocou o quanto pode a Oposição, não deu um parte na sua fala de 25 minutos, confundiu dados dizendo que o então prefeito Antonio Imbassahy lançou o Metrô no ano 2000, "pensando em sua reeleição, (o metrô foi lançado na campanha de Imbassahy, em 1996) e precisou o então governador Jaques Wagner e o secretário da Casa Civil, Rui Costa, e mais Lula e Dilma, destravarem a obra do Metrô, "passando dos 6 km iniciais para mais de 20 km, nos dias atuais".
O parlamentar do PDT, também para fustigar a Oposição e o prefeito ACM Neto, comentou que a prefeita Lidice da Mata (1993/1996) foi perseguida pelo então "governador do Estado (ACM) e pelo governo Federal (José Sarney), de forma mesquinha", e que Wagner e Rui "inauguraram uma nova forma de administrar a Bahia, "sem truculência e sem perseguição e isso quem ganhou foram os baianos", frisou.
Confidenciou, ainda, que "até a vovó sabe quem botou o metrô para andar" e disse que elogiará Temer no dia em que o presidente for protagonista de uma obra na Bahia. O deputado rasgou elogios para Lula e Dilma, mais até que os petistas da Casa, e disse que a obra de transposição do Rio São Francisco tem nomes, "Lula, Dilma e Ciro Gomes" (não citou Geddel, ministro de Integração que viajou com Lula para lançar a obra na Bahia).
OPOSIÇÃO NA DEFENSIVA
Alex Lima conseguiu pelo menos um feito notável e que não vinha acontecendo há anos, colocar a oposição na defensiva. O lider da Oposição, deputado Leur Lomanto Jr, respondendo a Alex disse que a visita do ministro das Cidades e do prefeito ACM Neto ao Metrô serviu, "não como qualquer sinal de paternidade da obra", mas, "para que a verdade fosse restabelecida, que se trata de uma obra do governo federal, com 90% de recursos da União e apenas R$40 milhões do Estado".
O parlamentar do PMDB lembrou, ainda, que se o Brasil passa por um momento de grave recessão, com forte desemprego e os responsáveis por isso são Lula da Silva e Dilma Rousseff, admirando-se que ainda tenha políticos que defendam ex-presidentes que colocaram a Nação no buraco.
Para o deputado Pablo Barrozo (DEM), o qual também criticou o discursos apenas politizado de Alex, comentou que "de conversa fiada a população está cansada" e comentou que o deputado do PTN não citou nenhum número e só fez um rosário de elogios a Lula e Dilma.