A presidência das comissões permanentes de Educação, Transporte, Direitos da Mulher e Reparação da Câmara de Salvador serão exercidas por integrantes da bancada de oposição. O anúncio foi feito na reunião que inaugurou as atividades da nova sala de comissões, batizada com o nome da ex-vereadora Yolanda Pires. No encontro, na manhã desta sexta-feira, 3, foram discutidos também projetos enviados pelo Executivo, cuja tramitação entrará na pauta da reunião do Colégio de Líderes, marcada para a próxima segunda-feira, 6, às 10 horas.
Segundo o líder oposicionista, José Trindade (PSL), o vereador Sidninho (PTN) ficará à frente do colegiado de Educação, Cultura, Esporte e Lazer; Hélio Ferreira (PCdoB) do Transporte, Trânsito e Serviços Municipais; Aladilce Souza (PCdoB) na Defesa dos Direitos da Mulher, e Moisés Rocha (PT) na Reparação. Além disso serão criadas mais duas comissões permanentes: Cultura e de Assistência Social.
Os projetos do Executivo discutidos durante o encontro foram a regulamentação do Reda, o Programa Revitalizar (prevê o restauro dos imóveis do Centro Histórico), e a revogação da lei que autoriza a prefeitura a subscrever ações da Bahiatursa incorporando e transferindo bens da Superintendência de Turismo da Cidade do Salvador.
“O projeto de contratação via Reda já está em tramitação na Casa desde dezembro e vai ter prioridade de estudo na nossa bancada. Essa matéria já teve parecer favorável das comissões de Constituição e Justiça e de Orçamento”, explicou Trindade. Ele destacou ainda que está em análise o Plano de Cargos e Vencimentos dos Servidores da Câmara cuja expectativa da oposição é votar em fevereiro.
Membro da bancada independente da Câmara, Hilton Coelho (PSOL) também participou da reunião.