Política

JUIZ determina sigilo de Justiça na apuração queda do avião de Teori

Vacinação contra febre amarela é intensificada em 67 municípios da Bahia e o caso é muito preocupante.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 23/01/2017 às 19:39
Investigações a cargo da PF e MPF
Foto:
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O  juiz federal Raffalle Felice Pirro, da 1ª Vara Federal de Angra dos Reis (RJ), determinou nesta segunda-feira que deve tramitar em sigilo de Justiça o inquérito instaurado para investigar o acidente aéreo que matou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki e outras quatro pessoas. O bimotor KingAir, prefixo PR-SOM, caiu no mar a dois quilômetros da pista de pouso de Paraty (RJ), na última quinta-feira.

   2. As investigações estão a cargo da superintendência da Polícia Federal em Angra dos Reis, chefiada pelo delegado Adriano Antonio Soares, e do Ministério Público Federal (MPF), sob responsabilidade da procuradora Cristina Nascimento de Melo.

  3. De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), o gravador de voz recolhido nos destroços do avião foi danificado pelo contato com a água.

   4. A água atingiu, de acordo com os militares encarregados das investigações, a “base” do equipamento, onde estão cabos e circuitos que fazem a ligação para armazenamento das informações.

   5. A outra parte do gravador, que armazena os dados gravados, é, segundo o Cenipa, “altamente protegida”. O aparelho registra conversas na cabine da aeronave e pode ajudar os investigadores a entender o que aconteceu momentos antes da queda.

   6. O PT e alguns politicos em notas já estranharam essa investigação sob sigilo. Só lembrando que o avião da Lamia que caiu em Medelin com mais de 50 mortos, todo um time de futebol, as autoridades da Colômbia resolveram a parada em menos de 72 h.

                                                                      ******
   7. Improviso. A mudança do secretário da Justiça, Geraldo Reis, deslocado para o Meio Ambiente, por Carlos Martins, pareceu-nos a acomodação mais atípica do governador Rui Costa. 

   8. Reis vinha tendo um bom desempenho na Justiça e era da área. E, Martins, também estava bem pilotando o Metrô e a Sedur. Ao que se sabe, Martins é economista com mestrado em administração pela UFBA, daí que comandar uma secretaria de Justiça faz grande diferança. Na Fazenda, no governo Wagner, foi muito criticado.

   9. Já Geraldo Reis é sociólogo com especialização em politicas públicas e inclusão social, bem encaixado na Justiçla porque a Secretaria de Justiça, é também de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, deslocado para Meio Ambiente! Parece-nos que vai ser um aprendizado para ambos num governo que entra em seu terceiro ano.

   10. Já a substituição de Alvaro Gomes por Olivia Santana, na Setre, foi determinação do PCdoB. Ora, Alvaro Gomes foi o maior defensor do governo Wagner/Rui quando era deputado. Defendia-o mais do que petistas. Chegou a ser considerado o deputado que mais usou a tribuna da ALBA para defender o governo. 

   11. Foi substituto por Olivia Santana, a polivalente. Ex-secretaria de Educação do governo João Henrique e ex-SPM vai cuidar do Trabalho. É outro improviso.

   12. Presente à posse dos novos secretários estaduais do governo Rui Costa, nesta segunda-feira (23), o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) disse que a reforma do secretariado amplia as políticas sociais na Bahia. Para o parlamentar, a chegada do ex-governador e ex-ministro, Jaques Wagner, para o Desenvolvimento Econômico (SDE).

   13. "É um reforço enorme para o desenvolvimento geopolítico do Estado, principalmente por Wagner ser ligado a diferentes movimentos sociais e sindicais”. “É preciso avançar e criar novos meios de assegurar mais políticas de inclusão e financiamento para que estas pastas continuem crescendo e desenvolvendo trabalhos importantes com atuação no interior e na capital”, frisa Valmir.
 
   14. Ainda conforme o deputado, as mudanças nas pastas de Justiça e Direitos Humanos, do Meio Ambiente, Esportes e Ciência e Tecnologia também foram importantes. “Todos são quadros que entendem de política pública. Acredito que seja mais um momento importante de Rui Costa como gestor. Carlos Martins, Geraldo Reis, Vivaldo Mendonça são políticos e técnicos. Vão saber conduzir da melhor maneira as Secretarias que lhes foram atribuídas".

   15. O vereador Luiz Carlos Suíca (PT) reivindica o aumento da gratificação dos profissionais de limpeza urbana que atuam na limpeza das ruas durante o Carnaval. “Os trabalhadores se esforçam para, além de limpar os bairros, irem para os circuitos da festa. Todos os anos as empresas dizem que não têm lucro e que fazem o serviço de graça, mas não é verdade. Há uma verba destinada para esta operação fora do contrato, mas as empresas não querem reajustar a gratificação, pagam o mesmo valor há dois anos”, afirmou o vereador.

   16. Luiz Carlos Suíca se pronunciou sobre o tema durante reunião com o presidente da Limpurb, Kaio Moraes e a coordenadora-geral do Sindilimp-BA, Ana Angélica Rabelo, na sede da Limpurb, na sexta-feira (20). Suíca também disse que os trabalhadores não têm a opção de dizer que não querem ir trabalhar durante a festa. “Há ameaças de perder o emprego, há assédio moral”, denuncia o vereador.

   17. O projeto de lei “Escola Livre” (PL nº 05/2017), de autoria da vereadora Marta Rodrigues (PT), tem conquistado o apoio de entidades de classe e setores da sociedade civil.  O texto versa sobre a garantia de liberdade de expressão dos professores em sala de aula e da pluralidade de ideias no ambiente escolar.  A proposta foi apresentada como um contraponto ao projeto Escola Sem Partido, do vereador Alexandre Aleluia (DEM).

   18. Entre as entidades que se manifestaram a favor do projeto Escola Livre estão o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), o Levante Popular da Juventude, o Coletivo de Professoras Populares, e o Núcleo Diadorim, da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), além de diversos professores da rede municipal. 

   19. O líder do Democratas na Câmara, vereador Alexandre Aleluia, considerou “previsível” e até mesmo “óbvia” a manifestação de apoio de entidades como a APLB ao projeto Escola Livre, da vereadora Marta Rodrigues.

   20. “É óbvio que essas entidades querem a Escola com Partido pois foram os grandes beneficiados pela doutrinação ideológica nos últimos 30 anos. É previsível, também, que eles não desejem ampliar o debate. Eles não querem o pluralismo, mas a visão única que garante a eles não somente o poder real, mas simbólico também", comentou Aleluia.

   21. Desde a semana passada, 67 municípios do oeste, sudoeste e extremo sul baiano intensificaram a vacinação contra a febre amarela. A recomendação para imunizar 100% da população foi emitida pela Vigilância Epidemiológica do Estado, que levou em conta a situação da doença no país, com a ocorrência recente de óbitos em São Paulo, Goiás e Minas Gerais, incluindo regiões que fazem divisa com a Bahia.

   22. Para reforçar e debater estratégias para controle da febre amarela e para imunização de toda a população desses 67 municípios, o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, e técnicos da Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde se reunirão com prefeitos e secretários municipais de saúde. O encontro acontece nesta terça-feira (24), a partir das 14h, no auditório da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

   23. Dos 67 municípios, 45 estão localizados na área de risco para transmissão da febre amarela silvestre. São eles: Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Buritirama, Campo Alegre de Lourdes, Canápolis, Carinhanha, Casa Nova, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Itaguaçu da Bahia, Iuiú, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Malhada, Mansidão, Morpará, Muquém de São Francisco, Paratinga, Pilão Arcado, Remanso, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, Sento Sé, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Sobradinho, Tabocas do Brejo Velho, Wanderley e Xique-Xique.

    24. Os demais 22 apresentam grande circulação de pessoas vindas do estado de Minas Gerais. São eles: Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz de Cabrália, Teixeira de Freitas, Vereda e Vitória da Conquista.

............