Política

MARCELO NILO dá posse a deputados suplentes e destaca austeridade

Cinco novos parlamentares na Casa
Da Redação ,  Salvador | 02/01/2017 às 19:09
Marcelo Nilo com Angelo Almeida, senadora Lidice e dep Fabíola Mansur
Foto: BJÁ
   Às 14h23min, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia declarou como empossados os deputados Samuel Júnior (PSC), Mirela Macedo (PSD), Ângelo Almeida (PSB) e Bira Corôa (PT). A solenidade emocionou os presentes, foi realizada no gabinete da presidência, durou cerca de 40 minutos, e lotou o local com as presenças dos presidentes de partidos, dos senadores Lídice da Mata(PSB) e Otto Alencar(PSD), além dos deputados Fabíola Mansur e Ângelo Coronel, respectivamente do PSB e do PSD, correligionários, amigos, diretores do Legislativo e familiares dos empossandos

  O ritual previsto pelo Regimento Interno é rápido, restrito a leitura do termo de posse pelo secretário Geral da Mesa, Carlos Machado, seguida (pelos empossandos) do compromisso previsto pela Constituição Estadual: “Prometo cumprir fielmente a Constituição Federal e a Constituição do Estado da Bahia, promover o bem geral do estado e observar as suas leis”. Depois houve a assinatura dos termos de posse e rápidos pronunciamentos dos novos deputados estaduais – embora Bira Corôa já estivesse no exercício do mandato como suplente do secretário Vítor Bonfim, da Agricultura. O primeiro suplente em exercício agora é Ângelo Almeida.

  O presidente Marcelo Nilo concedeu inicialmente à palavra ao deputado Bira Corôa, um veterano parlamentar que cumpre o seu quarto mandato consecutivo. Em sua falar Bira reafirmou seu compromisso com os movimentos sociais e externou sua satisfação em ocupar o cargo como titular. “Neste momento só tenho a agradecer, pois permanecerei nesta Casa com o aval daqueles que me deram um voto de confiança”, e citou os secretários de Agricultura Paulo Câmara e agora Vítor Bonfim, além do governador Rui Costa, pelo apoio.

A oitava mulher à compor esta legislatura, Mirela Macedo, ex-vereadora de Lauro de Freitas traz na bagagem a experiência do legislativo, mas o nervosismo era patente em sua voz. Ela acrescenta que “lutará por ações que favoreçam, não apenas os munícipes de Lauro de Freitas, mas de todo o estado que carece de iniciativas, de políticas públicas, que proporcionem uma vida digna e justa para os baianos”. Ela disse que a sua decisão foi difícil, só optando pela Assembleia ontem às 18h, quando a presidente da Câmara de Lauro de Freitas, Naide Brito(PT), foi eleita, garantindo tranquilidade para a prefeita Moema Gramacho(PT), que junto com o senador Otto Alencar, são as suas lideranças políticas.

Experimentado na prática legislativa, no município de Feira de Santana, Ângelo Almeida ressaltou a importância de trabalho em conjunto com os demais pares da Casa, para atender as demandas mais urgentes dos baianos. “Trago a experiência do legislativo feirense e nesta Casa pretendo aprimorar ainda mais as habilidades adquiridas no meu município”. Ele reafirmou seu compromisso com o projeto popular vigente na Bahia desde a eleição do governador Jaques Wagner e, bem humorado, solicitou aos senadores presentes que buscassem alterar as datas de posse no Brasil, pois primeiro de janeiro, depois dos festejos do fim de ano é uma data difícil para conciliação de agendas.

Estreante no Legislativo estadual, Samuel Júnior, já trabalhou na Casa como chefe de gabinete do então deputado Eliel Santana, presidente do PSC, que também participou da solenidade. Ele revelou que compor a 18ª legislatura será um grande aprendizado na sua trajetória política, se emocionando ao lembrar do “saudoso pai”. O deputado empossado também acrescenta que será um braço forte, nesta Casa, nas empreitadas que visam fomentar o progresso do estado. “Serei um parlamentar atuante e aguerrido dos pleitos pelo meu povo”. Evangélico, agradeceu a presença de vários pastores e fiéis que prestigiaram a sua posse.

Ao dar às boas vindas aos recém-chegados, o deputado Marcelo Nilo destacou que independente das coligações partidárias, ou da coloração partidária de cada um, que no Legislativos todos são iguais e possuem o mesmo foco: “Aqui todos os 63 deputados estaduais temos como principal atenção os baianos e às demandas do nosso estado, que vem conseguindo manter seu orçamento e as contas em plena regularidade”. 

  Para ele a crise econômica tem raízes políticas e o país exige austeridade, algo que a Casa tem feito, pois é a segunda mais austera do país, segundo a ong Transparência Brasil, e a terceira melhor colocada num ranking sobre transparência feito por entidades ligadas ao mi nistério da Justiça.

POSSE

Na tarde de hoje, ex-vereador de Salvador Héber Santana (PSC), será empossado, também na sala da presidência. Ele participou da votação da Mesa Diretora da Câmara Municipal, discursando em seguida daquela Casa para dar seguimento ao projeto político de seu partido, o PSC, na Assembleia Legislativa. Já o deputado Jânio Natal (PTN), eleito prefeito da cidade de Belmonte, por razões de foro íntimo optou por não assumir pela quarta vez a prefeitura de sua terra, mantendo-se como deputado estadual. Quem assumiu a prefeitura do município foi o vice-prefeito, eleito em sua chapa, Janival Andrade.