Política

Vereadores de SSA fazem propostas para transportes, idosos e carnaval

Matérias podem ir a plenário até o final do ano
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 07/11/2016 às 18:28
Em breve os projetos serão apreciados em plenário
Foto: LB

Mais ônibus na linha Pernambués-Fazenda Grande, maior destaque para o carnaval do Imbuí, criação de um centro de referência para idosos e títulos de utilidade pública para entidades filantrópicas são alguns dos projetos em tramitação na Câmara de Salvador.

O vereador Luiz Carlos Suíca (PT), por exemplo, tem pelo menos três indicações ao Executivo municipal. Uma delas pede um estudo para aumentar a oferta de ônibus na linha Pernambués - Fazenda Grande e a extensão do percurso Cabula VI-Sieiro até a estação da Barroquinha.

Outra sugestão do petista é para implantar um Centro de Referência Clínica para Idosos, com o objetivo de diagnosticar, tratar e oferecer acompanhamento profissional de especialistas, incluindo fonoaudiólogo, fisioterapeuta, massoterapeuta, entre outros, todos na área de geriatria.

“A medicina avançou, a alimentação melhorou e as pessoas têm mais qualidade de vida. E, com essa nova realidade, é importante haver programas que visem a estender para essa nova classe de pessoas melhores condições de vida”, destaca o petista.

Imbuí e utilidade

A proposta de Euvaldo Jorge (PPS) é a nomeação do circuito de carnaval “Imbuí Folia” para “Jorge Amado” como forma de aumentar o destaque da festa no bairro. “O carnaval do Imbuí teve início em 2014, se destacando pelo grande sucesso, ampliado em 2015 e consolidado neste ano”, argumenta.

Ana Rita Tavares (PMB) está propondo a concessão de título de utilidade pública municipal para a Associação Brasileira Protetora dos Animais - Seção Bahia. A entidade, criada há 67 anos, “acolhe animais em situação de abandono, proporciona abrigo, alimentação adequada, assistência veterinária e incentiva a adoção responsável e a castração, práticas importantes para combater a reprodução descontrolada, casos de maus-tratos e zoonoses”, diz ela.

Além disso “realiza campanhas educativas e atividades culturais, despertando, notadamente na infância e na juventude, a atenção para temas cruciais, como sustentabilidade, cidadania e respeito a todas as formas de vida. Possui atuação vigilante e reprime, denunciando aos entes públicos competentes, atos de crueldade que colocam em risco a integridade física e psicológica dos animais”.

Renovação de título idêntico está sendo requerida por Claudio Tinoco (DEM) para a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Seção Bahia (ABIH-BA). Fundada em Salvador em 14 de agosto de 1970, faz parte da mesma entidade de âmbito nacional, sendo uma associação de direito privado e sem fins lucrativos.

Ela tem como objetivo congregar as empresas de meios de hospedagem com sede ou estabelecimento localizado no Estado da Bahia e defende interesses legítimos da indústria de hotéis regularmente constituída e em funcionamento no Estado.

Limpeza e esportes

Vado Malassombrado (DEM), por sua vez, sugere à Prefeitura a realização de um mutirão de limpeza nos bairros da Mangueira e Massaranduba, na Cidade Baixa. O democrata, que mantém com recursos próprios um galpão de descarte de entulhos, madeiras e móveis velhos, recebeu diversas solicitações de associações e moradores pedindo contato com a Limpurb, para varrição, capinagem e pintura do meio-fio nas ruas das localidades.

Outra proposição do edil é a construção de um Centro de Esportes Radicais, como já acontece em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. “Apesar dos esforços do prefeito e de tantas praças esportivas reformadas por toda capital baiana, ainda carecemos de centros exclusivos para a prática de esportes radicais”, defende.

Abaixo a poluição sonora

O líder do governo, Joceval Rodrigues (PPS) comemorou a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que regulamenta as autuações para o uso de som automotivo. Isso porque o legislador soteropolitano é da lei que obriga o uso de limitadores de sons e ruídos produzidos por automóveis ou imóveis de qualquer natureza, sejam eles residenciais ou comerciais.

Segundo a nova norma do Contran os motoristas que exagerarem no som em seus carros vão perder cinco pontos na carteira, além de receberem multa no valor de R$ 127,69. “Poluição sonora é uma das principais causas de doença no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. É um problema de saúde pública e as pessoas não se atentam para isso”, declara.

Ele agora promete empenho junto à Sucom para aplicabilidade da Lei de sua autoria que abrange não apenas carros, mas imóveis. “Em Salvador temos muitas queixas de barulho, de poluição sonora cometida por populares. Se já existe uma Lei nossa sobre isso, vamos continuar lutando para que ela seja aplicada. As pessoas precisam aprender a respeitar o direito do outro”, diz.