Política

Aladilce pede ao comando da PM mais segurança para Cajazeiras e Saúde

No encontro representantes dos dois bairros expressaram seus temores quanto ao aumento da criminalidade
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 01/11/2016 às 22:03
Aladilce em reunião com o comandante da PM
Foto: Ascom da vereadora

As queixas dos moradores dos bairros de Cajazeiras (periferia) e Saúde (centro) sobre a falta de segurança foi o tema da reunião mantida pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB) com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Alves Brandão, na tarde dessa terça-feira, 1º.

Em relação à região central o militar determinou que o major do batalhão responsável pela região estabeleça comunicação direta com os habitantes presentes na reunião e agende um encontro com a comunidade para pensar estratégias no combate à violência no local. Ele também solicitou aos presentes para indicar um possível ponto de apoio aos policiais dentro da estratégia de ampliar o efetivo dos PMs em ronda.

Para Aladilce também é importante que a polícia busque atuar intersetorialmente e aumente o diálogo com outras entidades do bairro, para fortalecer políticas sociais que sirvam para prevenir a criminalidade: “A raiz do problema é social, portanto, a violência não pode ser combatida apenas com polícia, mas com ações sociais de prevenção e reinserção, sobretudo de jovens que cada vez mais estão sendo seduzidos pelo mundo do crime”.

Já em Cajazeiras, além dos problemas antigos de violência, novos casos estão surgindo. As representantes da área destacaram que após a construção da nova via, pela prefeitura, os pontos de ônibus foram deslocados para áreas distantes. Dessa forma muitas pessoas são obrigadas a caminhar até 25 minutos para chegar ao ponto, passando por áreas desertas, com o crescimento dos casos de assaltos.

De acordo com Fátima dos Santos, da Associação 8 de Março, em Cajazeiras, entre 5 e 7 horas da manhã, quando os trabalhadores estão se deslocando para o ponto de ônibus, é o horário em que tem acontecido um maior número de roubos. O coronel Anselmo Brandão prometeu encaminhar essa queixa ao responsável pela região, para que se amplie o efetivo no horário e local citados.

Aladilce também aproveitou a oportunidade para pedir o apoio do comandante no reforço das ações de combate à violência contra a mulher em Cajazeiras, onde está prevista a instalação de um núcleo de atendimento à mulher na nova delegacia do bairro. A vereadora também reforçou os problemas de violência que estão atingindo as unidades de saúde e seus profissionais.