Chegou, na tarde desta segunda-feira, 9, à Câmara de Salvador, o busto relicário de São Francisco Xavier para a procissão do padroeiro da capital baiana, marcada para esta terça-feira, 10, às 15h30min, na data consagrada ao santo a quem se atribui ter livrado a cidade de duas pestes, em 1686 (febre amarela) e 1855 (cólera morbus).
A imagem foi recebido pelo presidente Paulo Câmara (PSDB) que, em nome dos demais vereadores, destacou a importância de manter a devoção ao santo e desejou que “ilumine nossos caminhos”. O pároco da Catedral Basílica, padre Lázaro Muniz, celebrou uma breve oração no Salão Nobre da Casa, pedindo ao padroeiro que “dê competência e sabedoria aos vereadores para decidirem os destinos da nossa cidade”.
Participaram do ato os edis Joceval Rodrigues (PPS), Odiosvaldo Vigas (PDT), Arnando Lessa (PT), Gilmar Santiago (PT), Sílvio Humberto (PSB), Beca (PPS) e Kátia Alves (SD).
A festa existe há 330 anos e será celebrada com o cortejo saindo da CMS em direção da Igreja de São Pedro dos Clérigos, no Terreiro de Jesus. Vereadores, religiosos, guias de turismo (é também o dia deles) e populares deverão participar. No tempo o arcebispo primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, celebrará missa solene, às 16 horas, com a participação do Coral da Câmara.