Cerca de 20 indígenas da Aldeia Bujingão, de Porto Seguro, serão capacitados, a partir do dia 3 de maio (terça-feira), em pesca e navegação em águas abrigadas e profundas
Tasso Franco , da redação em Salvador |
02/05/2016 às 18:43
Vereador Gilmar Santiago um dos três pré-candidatos do PT a prefeito da capital
Foto: aG cÂMARA
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Ao que tudo indica, a campanha a sucessão do prefeito ACM Neto (DEM), o qual conclui seu mandato no dia 31 de dezembro próximo, só vai mesmo começar a partir das convenções partidárias que acontecem no final de junho. Na base aliada do governo municipal, há vários pré-candidatos, inclusive a do prefeito numa provável campanha à reeleição, mas, despontam também os nomes de Paulo Câmara (PSDB), Luis Carreira (DEM) e Bruno Reis (PMDB).
2. Na oposição, também nada definido. O PT continua com seus três pré-candidatos, vereador Gilmar Santiago; ex-deputado Yulo Oiticica; e ministro da Cultura, Juca Ferreira; e o do deputado federal, Valmir Assunção.
3. NO PSD de Otto Alencar, especula-se uma sonhada candidatura do senador Walter Pinheiro, no giro da mesma especulação que dava como certa sua nomeação para secretário da Educação do Estado. Fala-se também em Edivaldo Brito, vereador da capital, recém filiado ao PSD. O PSL de Marcelo Nilo não tem nomes; o PP de João Leão não tem nomes.
4. No PCdoB, o nome já lançado como pré-candidata é o da deputada Alice Portugal, mas, fala-se também em Olívia Santana. No PSB, o nome único competitivo é o da senadora Lidice da Mata; No PSOL cogita-se em Hilton Coelh; e no PDT especula-se sobre o nome da ex-vereadora Andrea Mendonça. No PSC, comnenta-se sobre o nome do pastor e deputado Isidório.
5. O quadro é esse. O prefeito ACM Neto, provável candidato à reeleição, não quer nem saber de camapanha na capital agora. Está correndo pelo interior reforçando as bases do DEM, junto com o deputado José Carlos Aleluia.
6. Como está sendo apontado como favorito, hoje, não quer puxar a fila da pré-campanha. Que o façam seus adversários, os quais não fazem porque não existem nomes definidos.
7. No plano da memória histórica, essa é uma das pré-campanhas mais insosas que se tem noticias na capital.
*****
8. Acontece essa semana em Salvador, a partir do dia 04 de maio, a Oficina de Trabalho - Eixos Condutores para a Promoção da Saúde da População Negra na Década Afrodescendente. O evento será realizado até a sexta-feira, 06 de maio, no Fiesta Bahia Hotel.
9. A abertura será na quarta-feira (04), às 18 horas, no Hotel Fiesta, e contará com o lançamento da revista “Painel de Indicadores em Saúde da População Negra – Década Internacional de Afrodescendentes”. A Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia, Olívia Santana, marcará presença na cerimônia.
10. O deputado Bobô (PCdoB) lembrou na Assembleia, em pronunciamento, a morte do ex-prefeito de Bonfim, Paulo Machado, sepultado domingo naquela cidade.
11. O deputado Leur Lomanto Jr (PMDB) disse na Assembleia que é impressionante o descaso do governo do estado com os agentes penitenciários concursados acampados em frente ao prédio da ALBA.
12. O deputado federal baiano Valmir Assunção (PT-BA) cumpre uma série de agendas em Cuba, junto com movimentos sociais de mais de 155 países. Desde o final de semana, Assunção participa de atos populares e de reuniões com diferentes grupos, como a marcha do trabalhador, que reuniu milhares de pessoas somente em Havana.
13. “Denunciamos as manobras golpistas para incriminar e acabar com os partidos de esquerda na América Latina, e debatemos fortemente os avanços alcançados nas políticas públicas de transferência de renda no Brasil”, salienta Valmir, nesta segunda-feira (2), durante o Encontro Internacional de
Solidariedade com líderes de sindicatos e partidos de esquerda. O deputado esteve com os dirigentes petistas da Bahia, Gutierres Gaspar e Camila Batista, e com o membro do MST, Márcio Matos.
14. O bloqueio do Whatsapp prejudica 100 milhões de brasis. Êta país que não tem jeito.
15. Depois de 231 anos de fundado, o Leicester é o campeão inglês da temporada de futebol 2016.
16. O pastor Isidório subiu na tribuna da Assembleia nesta segunda-feira portando duas bíblias e disse que, nas duas, tá escrito que homem só deve casar com mulher. O resto - segundo ele - é fantasia.
17. Alterar a Lei nº 9.503/1997 (Código de Trânsito Brasileiro) para substituir o termo “agente de trânsito” por “agente da autoridade de trânsito. Esse é o objetivo do Projeto de Lei nº 4.013/2015 do deputado federal Ronaldo Carletto (PP).
18. Segundo o parlamentar, a edição do Código de Trânsito foi um marco positivo na organização legislativa no Brasil. Apesar de bem estruturado, o Código aprovado trouxe em 5 dos 341 artigos o termo “agente de trânsito”, quando buscava tratar daquele que realiza a fiscalização de trânsito, ou seja, o “agente da autoridade de trânsito”.
19. “Por isso é imperioso o ajuste na redação da Lei 9.503/1997, a fim de se ter precisão na redação e evitar confusão entre termos que expressam ideias semelhantes”, salientou.
20. A área reservada a imprensa na Assembleia Legislativa está repleta de carros particulares. O comitê de imprensa está acéfalo.
21. O Conselho Diretor da Usuport, em sua reunião de abril, deliberou posicionamento sobre as crises política, econômica e moral do País, alertando também para seus reflexos negativos nos negócios, empregos e tributos do Estado da Bahia. O texto destaca que no segmento portuário, por exemplo, a obstrução das licitações de arrendamentos de terminais para os portos de Salvador e Aratu resultou em perda de cargas e de competitividade.
22. Cerca de 20 indígenas da Aldeia Bujingão, de Porto Seguro, serão capacitados, a partir do dia 3 de maio (terça-feira), em pesca e navegação em águas abrigadas e profundas. O curso será realizado pela Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura, no Centro Vocacional Tecnológico do Pescado (CVTT), mantido pela empresa em Santo Amaro da Purificação.
23. “Serão 32 horas de aulas teóricas e práticas que irão capacitar os índios a aumentarem sua produtividade, obtendo mais alimento e renda para suas famílias”, explica o professor do curso e técnico da Bahia Pesca, Roberto Pantaleão.
24. Durante a capacitação os alunos aprenderão a traçar rumos em carta náutica, coordenadas geográficas, uso de GPS, novas tecnologias de pesca (espinhel e jump jig), tipos de cabos, nós, voltas e trabalhos do marinheiro. As aulas desta primeira turma terminam no dia 6 de maio.
25. O tratamento do câncer feito através de comprimidos (quimioterapia oral), drogas inteligentes com menos efeitos colaterais, cirurgias cada vez menos agressivas, exames de diagnóstico mais eficazes que permitem o diagnóstico precoce e tratamentos cada vez mais individualizados.
26. Nos últimos anos, a evolução das técnicas de diagnóstico e tratamento do câncer tem trazido perspectivas promissoras na oncologia. Para abordar os avanços e tendências da área, o NOB promove o 8º Simpósio Internacional de Atualização em Câncer de Mama e 7º Simpósio Internacional de Atualização em Câncer Gastrointestinal. Os eventos acontecem paralelamente entre os dias 19 a 21 de maio no Tivoli Ecoresort Praia do Forte, no litoral norte da Bahia. Mais informações sobre a programação científica e inscrições no site www.abmeventos.org.br .