Política

Zezéu Ribeiro recebe homenagem in memoriam na Assembleia Legislativa

Maria del Carmen aproveitou a ocasião para anunciar que indicou ao governador Rui Costa que o Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras receba o nome de Zezéu Ribeiro
Ascom - Maria del Carmen , Salvador | 11/06/2015 às 19:55
Deputada e familiares de Zezéu Ribeiro
Foto: Divulgação

Com a presença amigos, autoridades da área acadêmica e política e movimentos sociais, familiares do arquiteto e urbanista por formação José Eduardo Vieira Ribeiro recebeu (in memoriam), nesta quinta-feira (11), Comenda Dois de Julho, a mais alta condecoração do Poder Legislativo Estadual.

“Zezéu fundou o PT, mesmo não estando nos primeiros anos, ajudou a criar a identidade do partido de Lula aqui na Bahia, disponibilizou o seu nome para os nossos primeiros embates eleitorais no estado. Foi também uma das maiores referências na luta pela reforma urbana. Foi militante do Fórum Nacional da Reforma Urbana, incentivador dos movimentos por moradia e formulador importante na legislação urbana. A Comenda é Dois de Julho, como a Frente Popular encabeçada por Zezéu foi Dois de Julho, como o nosso aeroporto é Dois de Julho, data máxima da Bahia, que celebra liberdade e a garra do nosso povo”, justificou a deputada Maria del Carmen, proponente da homenagem, ao passar a comenda, aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais baianos, às mãos da esposa de Zezéu Lola Ribeiro e de seus filhos Cláudio, Adriano e Júlia Ribeiro.

Ginásio Poliesportivo Zezéu Ribeiro - Maria del Carmen aproveitou a ocasião para anunciar que indicou ao governador Rui Costa que o Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras receba o nome de Zezéu Ribeiro. “Mais uma homenagem necessária para eternizar a história de quem lutou tanto por inclusão nesta cidade, por cidades mais justas”, justificou  a parlamentar.

“São gratificantes as manifestações que recebemos de amigos ora de saudade, ora de força. Zezéu tinha a consciência de que podia fazer sempre mais e melhor. Veio ao mundo para transformar e se deixar transformar”, comentou Lola Ribeiro.

“’O mais importante não é a arquitetura, mas a vida, os amigos e este mundo injusto que devemos modificar’. Essa frase de Oscar Niemeyer me parece que era seguida por Zezéu, na luta por cidades mais justas e abrindo novos horizontes através de sua atuação como arquiteto, urbanista e homem público”, testemunhou Jeferson Salazar, presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas – FNA, a respeito do homenageado, que presidiu o Sindicato dos Arquitetos da Bahia, o Instituto dos Arquitetos do Brasil e foi membro do Conselho Federal de Arquitetura, Engenharia e Agronomia (CONFEA).

Petição pública online - Jeferson Salazar ainda fez um apelo aos presentes para que assinem a petição pública online que propõe alterar o nome das linhas Vermelha e Azul, vias estruturantes que estão sendo construídas em Salvador pelo Governo do Estado, para Milton Santos e Zezéu Ribeiro, personalidades baianas consideradas defensoras de uma sociedade mais justa e igualitária.

Ex-funcionária de Zezéu e coordenadora da União Nacional de Moradia, Marli Carrara lembrou que Zezéu “era um homem da reforma urbana, da política da criança e do adolescente, da mobilidade, da acessibilidade, da moradia digna, do Estatuto do Idoso, do Porto Sul, da Ferrovia Oeste-Leste, do planejamento, do coletivo e que passou aos que com ele convivia paixão pela vida”.

Biografia - José Eduardo Vieira Ribeiro nasceu no ano de 1949, na cidade de Salvador, na Bahia. Ele destacou-se politicamente em todos os meios em que atuou. Foi presidente do Sindicato dos Arquitetos da Bahia, bem como do Instituto dos Arquitetos do Brasil e membro do Conselho Federal de Arquitetura, Engenharia e Agronomia (CONFEA).

Em função da sua militância junto ao PT, Zezéu ocupou a presidência do PT-Bahia, cargo exercido entre os anos de 1995 e 1999, integrou, ainda, o Diretório Nacional do partido, desta vez entre os anos de 2001 e 2003. Foi eleito vereador no ano de 1992, tendo sido reeleito para mais dois mandatos. Em 2003, foi eleito deputado federal, tendo sido relator do Estatuto das Metrópoles; presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU); autor da Lei de Assistência para Moradia de Interesse Social; coautor do Projeto de Emenda à Constituição (PEC) 285, que destina recursos para os programas de habitação por interesse social, definidos na Constituição Federal; elaborou o Projeto de Lei responsável pela recriação da SUDENE; e coordenou a Bancada do Nordeste, entre os anos de 2007 e 2010, por exemplo.

Em fevereiro de 2012, Zezéu assumiu a Secretaria de Planejamento da Bahia (Seplan), quando coordenou a elaboração do Projeto Plurianual (PPA) e o Programa Plurianual Participativo (PPA-P). Em 2013, reassumiu o mandato de deputado federal.  Em 2014, renunciou ao mandato de deputado para assumir o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas da Bahia. No último mês de fevereiro, ele faleceu, em São Paulo, enquanto aguardava por um transplante.

Presentes: Sérgio Gabrielli, ex-secretário estadual do Planejamento; Mônica Aragão, defensora pública; os secretários estaduais Nelson Pelegrino (do Turismo), Josias Gomes (de Relações Institucionais), Carlos Martins (do Desenvolvimento Urbano), Nestor Duarte (da Administração Penitenciária e Ressocialização), Geraldo Reis (de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social), Jorge Portugal (do Turismo); João Bonfim, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE); Vitor Lopes, presidente da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia); Emiliano José, secretário de comunicação de massa do Ministério das Comunicações; Marcos Presídio, conselheiro do TCE; Daniel Colina, do Instituto de Arquitetos do Brasil; os deputados estaduais Rosemberg Pinto, Fátima Nunes, Neusa Cadore, Ivana Bastos, Alex Lima, Alex da Piatã, Joseildo Ramos, Luiza Maia, Paulo Rangel, Gika Lopes, Zó, Adolfo Viana; Luiz Alberto, ex-deputado federal; prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, membros da União Por Moradia Popular, do Movimento dos Sem Teto do Sacomã (MSTS), Central de Movimentos Populares, Movimento de Luta pela Moradia, dentre outras entidades e autoridades.