Título de utilidade pública municipal para a Associação For The Children Museum and Library é a proposta da vereadora Fabíola Mansur (PSB), que justifica: “É o primeiro e único museu bilíngue da Bahia e oferece um ambiente interativo que explora questões sociais, culturais e ambientais”.
A instituição, segundo a socialista, “busca reforçar o hábito de crianças e famílias a explorarem e valorizarem as próprias e as demais culturas, atentando também para o estilo de vida dos outros”. Isso através do estímulo da competência cultural das crianças, não deixando de lado suas capacidades e habilidades para serem ativas e bem sucedidas em uma sociedade cada vez mais diversificada e global.
Crianças desaparecidas
O petista Luiz Carlos Suíca propôs ao Governo do Estado, ainda no mês de novembro (da Consciência Negra), a exposição de imagens de crianças de crianças desaparecidas nos telões do Estádio Governador Roberto Santos (Pituaçu).
De acordo com o edil o índice de pessoas desaparecidas na capital baiana é muito alto, sendo 534 apenas no ano passado, com média de 54 por mês. Por ano, chegam a 40 mil crianças e adolescentes nessa condição, muitas vezes moradores das periferias e vítimas da violência. O caso mais recente e mais comentado na mídia foi o do garoto Davi Fiúza, que sumiu no bairro onde morava na região de São Cristóvão do Aeroporto.
"Acredito que essa iniciativa ajudará a aliviar a angústia de muitas famílias. São crianças que desaparecem por retaliação, que podem ter se perdido ou não conseguem retornar para casa", diz o legislador. Ele encaminhou um documento ao juiz titular da 1ª Vara da Infância e Juventude requerendo a liberação das imagens destas crianças desaparecidas para a elaboração de um vídeo que, em breve, poderá ser veiculado nos intervalos dos eventos ocorridos em Pituaçu.