Política

Ministro da Saúde usou avião da FAB para trazer esposa para o Carnaval

O cachimbo tá torto na boca dessa gente
Folha de SP , BSB | 08/03/2014 às 19:29
Ministro e esposa nas asas da FAB
Foto: FP
O novo ministro da Saúde, Arthur Chioro, já começou bem na pasta. Com pouco mais de um mês à frente do ministério, já usou o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para levar a esposa para o carnaval. Ou melhor, para três carnavais: de Salvador, Recife e Rio de Janeiro. 

O ministro participou de campanhas contra DSTs nas três capitais, mas a esposa, Roseli Regis dos Reis, foi no jatinho só para acompanhá-lo e "evitar situações de exposição indevida", como o próprio ministro justifica. 

O decreto que disciplina o uso dos aviões da FAB diz que eles podem ser usados quando houver "motivos de segurança e emergência médica, em viagens a serviço e deslocamento para o local de residência permanente", não especificando quem pode acompanhar a autoridade. 

No carnaval de 2013, foi o ministro Aldo Rabelo, do Esporte, quem levou esposa e filha no jatinho para Cuba, onde ele teria compromissos oficiais. 

Chioro se defende dizendo que agiu com o aval da consultoria jurídica do ministério e que não houve gastos a mais por conta da presença de Roseli. Em tempo, por cada um dos dias em que esteve em viagem no carnaval, o ministro recebeu uma gorda diária de R$ 2.541.