Veja como aconteceu
DECOM , da redação em Salvador |
07/09/2013 às 17:14
Prefeito Ademar, de Camaçari, hasteia o pavilhão nacional
Foto: DECOM
As festividades do 7 de setembro, em comemoração aos 191 anos de Independência do Brasil, começaram na manhã de hoje (07/09), em Camaçari, com o tradicional desfile cívico, realizado há 27 anos no bairro Gleba E.
Cerca de 1.400 alunos do ensino fundamental 1 e 2 participaram do evento que abordou assuntos da contemporaneidade, através dos subtemas TICs: Tecnologia da informação e comunicação, identidade planetária, construindo saberes em defesa dos direitos humanos,educação do campo, seja você mesmo a mudança que gostaria de ver no mundo e Camaçari, 255 anos celebrando a diversidade do seu povo.
Os estudantes levaram para o evento mensagens alusivas à cultura da paz, utilização consciente dos recursos naturais do planeta, sustentabilidade, respeito às diversidades, principalmente religiosa, uso das tecnologias no cotidiano, esporte, assim como personalidades de destaque no cenário nacional e internacional.
O Município também foi homenageado, com destaque para as potencialidades da cidade, a exemplo do Polo Industrial, das belezas naturais, da agricultura e da pesca.
O prefeito Ademar Delgado destacou a participação popular no evento e refletiu sobre a data histórica. “Durante todos estes anos o Brasil tem evoluído e alcançado várias conquistas, sobretudo no que refere à inclusão social e distribuição de renda. Em Camaçari não é diferente, pois continuaremos trabalhando em benefício do povo que vive aqui”, frisou.
As moradoras do bairro Gleba E, Maria de Souza, de 34 anos, e Marinalva dos Santos, de 61 anos, prestigiaram o evento a caráter, com acessórios verdes e amarelos. “Eu amo a minha pátria e participar do desfile é uma demonstração de respeito e civismo”, declarou Marinalva.
Participaram do desfile as escolas municipais Anísio Teixeira, Professora Ilda Leal Ulm, com integrantes do Caic (Centro de Atenção Integral à Criança), Professora Edelzuita Barreto, Cosme de Faria, Sônia Regina e Parque Verde, além do Cesma (Centro Educacional Sistema Master), de integrantes do Tiro de Guerra, grupo de escoteiro Capuamy e Udec (União dos Deficientes Físicos de Camaçari), 5º Subgrupamento de Bombeiro Militar, Superintendência do Transito e Transporte e da Defesa Civil.
A cerimônia foi aberta com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Bahia e Camaçari, ao som do Hino Nacional, executado pela filarmônica 28 de Setembro e animado pelas fanfarras da escola Parque Verde, do Cesma, da Ilda Leal, além da banda do programa Mais Educação do Anísio Teixeira.
A Bamuca (Banda Municipal de Camaçari) e Fanesc (Fanfarra Estudantil de Camaçari) agitaram o público que dançou e cantou ao som de músicas populares, mesmo sob as pancadas de chuva que ocorreram durante a manhã.
Para proporcionar segurança e comodidade para o público, a Prefeitura, através da Coordenação de Eventos, disponibilizou 25 sanitários químicos, uma arquibanca coberta com capacidade para 700 pessoas e a colocação de gradil, com 1.200 metros de extensão.
Prestigiaram o evento os secretários municipais do Governo, Sergio Paiva, da Educação, Luiz Valter de Lima, do Desenvolvimento Econômico, Djalma Machado, da Cultura, Vital Vasconcelos, da Habitação, João Bosco Quirelli, da Saúde, Vital Sampaio, do Desenvolvimento do Turismo, José Cupertino, da Cidadania e Inclusão, Fabio Pereira, da Mulher, Solidade Caetano, da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, do Esporte e Lazer, Marco Antônio Santos, da Administração, Lezineide Andrade, dos Serviços Públicos, Zé de Elísio.