De janeiro a junho, seis meses, o reajuste será ainda menor de 2%
Secom , Salvador |
03/05/2013 às 21:22
Governador Wagner com sindicalistas na última rodada de negociações
Foto: Mateus Pereira Gov/BA
O Governo do Estado e representantes dos Sindicatos de Servidores Públicos chegaram a um acordo, nesta sexta-feira (3), e a reposição salarial da categoria em 2013 será paga em duas parcelas: 2% retroativos a 1º de janeiro e a partir de 1º de julho a complementação para chegar a 5,84%.
Tanto o governador Jaques Wagner, quanto a presidente da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), Marinalva Nunes, fizeram uma avaliação positiva do acordo, ressaltando a maturidade das partes e o fortalecimento da democracia. Segundo Marinalva, 18 das 19 entidades que integram a Fetrab participaram da reunião.
A mensagem do reajuste dos servidores, de acordo com o governador, deve ser enviada à Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (6). Fizemos um esforço, diante das dificuldades financeiras e orçamentárias, do lado do governo, declarou o governador, lembrando que a média de ganho real do funcionalismo, desde 2007, chega a 40%.
COMENTÁRIO DO BJÁ
A proposta de resposição salarial do governo é um engodo, pois, considerando o reajuste de 2% tomando como base a inflação de 2012 (5.8%) essas perdas já se foram ano passado e avançarão mais seis meses até junho de 2013, quando já haverá um novo acúmulo em torno de 3%.
OU seja, quando o governo materializar a complementação dos 3.58% em julho, já se percorreu a metade do ano de 2013 e o acumulado da inflação 2012 e + os 6 meses de 2013 será bem maior do que 5.8%.
Mas, os sindicatos aceitaram e a mensagem nova será enviada a Assembleia na segunda feira com votação da urgência prevista para terça-feira, 7.