A suspensão da licitação por parte do governo federal ocorreu após descoberta do Pré-Sal
Tasso Franco , da redação em Salvador |
06/12/2012 às 13:22
O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA) solicitou à ministra Ildeli Salvatti, agilidade
Foto: Felipe Canova
O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA) solicitou à ministra Ildeli Salvatti, agilidade na liberação dos contratos de exploração dos blocos terrestres arrematados na 8ª Rodada de Licitações da ANP, situados na região de Tucano, no semiárido baiano. O encontro ocorreu na tarde de ontem (4), no Palácio do Planalto, em Brasília.
Durante a reunião, o deputado expressou a importância da atividade, para retomada do desenvolvimento econômico da região. Para Daniel, a atividade provocará ainda um efeito positivo, em relação à seca, que fortemente atingiu a Bahia este ano. “Esta é uma das regiões mais atingidas pelo período de estiagem. A retomada da extração petrolífera proporcionará a criação de novos postos de trabalho e consequentemente, minimizará os efeitos da seca”, defendeu.
A suspensão da licitação por parte do governo federal ocorreu após descoberta do Pré-Sal. “Entendemos que a suspensão na época, foi necessária em função das definições do Marco Regulatório na nova província petrolífera. Feito isso, já é hora de retomar a atividade exploratória das bacias terrestres, especialmente nesta sofrida região”, justificou o parlamentar.
Segundo o deputado, a ministra Ildeli Salvatti foi muito sensível à solicitação e vai intermediar uma audiência com a presidente Dilma, para tratar do assunto. A ministra também marcará uma audiência com o Ministério de Minas e Energia. As audiências foram pedidas em agosto passado, pelas bancadas do Nordeste e da Bahia.
A liberação da atividade de exploração das bacias terrestres impactará na economia de pelo menos 28 municípios, entre eles Tucano, Euclídes da Cunha, Ribeira do Pombal, Cícero Dantas, entre outros.