Levantamento mostra candidatos que cresceram nas redes após propaganda eleitoral gratuita
Foto: Brandviewer/Divulgação
Os programas de TV impulsionam a reação do eleitor nas ruas, e também afetaram os assuntos nas redes sociais. Em termos de número de comentários no Twitter, no Facebook e em outros sites de relacionamento entre os primeiros cinco dias de agosto, antes do horário eleitoral gratuito, e os primeiros cinco de setembro, períodos em que houve debates na TV, as menções a candidatos se dinamizaram, segundo pesquisa de monitoramento da Brandviewer.
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Em São Paulo, José Serra (PSDB) segue sendo o mais mencionado, mas caiu quase seis pontos e em setembro, sendo objeto de 32,61% dos 46.442 posts monitorados. Já Celso Russomano, que tinha menos de 5% das mensagens, cresceu para segunda posição, com 25,93%. O jornalista aparece liderando as últimas pesquisas de intenção de voto - 35% na do Datafolha e 31% na do Ibope e na do Vox Populi.
O petista Fernando Haddad, antes medalha de prata, apareceu em 15,76% das menções, enquanto Gabriel Chalita (PMDB), com queda maior, somou 9,25%. Levy Fidelix (PRTB) e Soninha Francine (PPS) também diminuíram a frequência nos posts, agora aparecendo em 7,54% e 4,24% deles, respectivamente.
A candidata, apesar do percentual, teve o nome entre as palavras mais comentadas pelos internautas, assim como o rival tucano. A lista de termos mostrou o crescimento de "programa", "campanha" e "debate", além de "Datafolha", instituto que realiza pesquisas de intenção de voto.
No Rio de Janeiro, os dois candidatos mais à frente nas pesquisas de intenção de voto, o atual prefeito Eduardo Paes (PMDB) e o deputado estadual Marcelo Freixo (Psol), viram desaparecer, nas redes, a distância que os levantamentos sugerem para as urnas. O pleiteante à reeleição foi citado em 43,91%, enquanto o rival esteve em 43,05% delas. Em agosto, o chefe do executivo tinha 55,41%, contra 30,25% do membro do legislativo. Neste mês, apenas outro candidato aparece na pesquisa da Brandviewer: Rodrigo Maia (DEM) manteve praticamente estável sua presença, passando de 5,86% a 5,11% do total de menções.
Os temos que mais apareceram nos comentários incluem o nome do candidato socialista e dos cantores Chico Buarque e Caetano Veloso, que apoiam o socialista, além da palavra música. Foram selecionados 37.156 conteúdos, extraídos de 101,6 milhões de contas.
Tuiteiros, homens e neutros
Os paulistanos foram responsáveis por 62,2% dos posts, enquanto as paulistanas somaram 37,8%. A distribuição entre os cariocas já é inversa: 51,32% dos comentários partiram de mulheres, enquanto 48,68% vieram de homens.
Em São Paulo, a maior parte dos comentários (51,83%) era neutro, e do restante predominaram os positivos sobre os negativos, com 31,55% e 16,62%, respectivamente. No Rio as observações sem juízo de valor são mais numerosas, 58,94%, porém entre as que elogiam ou criticam também há mais equilíbrio - 26,91% e 14,15%.
O horário preferido do eleitor de São Paulo para falar sobre política na rede é entre 23h e 1h, mesmo período verificado entre os cariocas. Nas menções à eleição na maior cidade brasileira, o Twitter continua sendo responsável pela maior parte dos posts, 80,81% do total, enquanto o Facebook vê 10,37%. A rede social de Zuckerberg aparece com mais força entre os moradores da Cidade Maravilhosa: quase um terço (31,72%) dos comentários foram postados no site, deixando para o microblog 57,61% do total. O uso de blogs nas duas cidades é quase equivalente - 3,74% e 3,78%.
Florianópolis
A Brandviewer também monitorou as movimentações nas redes sociais de eleitores em Florianópolis (SC). Em pouco menos de 1,5 milhão de contas monitoradas, foram identificados 1.995 comentários, a maior parte - 40,95% - ainda versando sobre a candidata do PCdoB, Angela Albino, que cresceu dois pontos em relação ao monitoramento do mês passado.
Gean Loureiro (PMDB) foi o que mais cresceu, de 5,32% no primeiro levantamento para 31,22% no de setembro, deixando para trás Cesar Souza Jr (PSD), antes com 16,18% e agora com 21,05%.
Os nomes dos três figuram entre os termos mais usados pelos internautas, ao lado de palavras como "Ibope", "pesquisa" e "tarifa". "DEM" também está entre os termos mais mencionados, embora o partido não tenha candidato a prefeito na capital catarinense.
Na distribuição entre as redes, os blogs ultrapassam o Facebook, concentrando 16,08% das conversas, contra 15,15%. O Twitter segue rei, com 62,82%.
Os homens comentaram muito mais do que as mulheres, sendo responsáveis por quase dois terços (63,32%) do total de menções. A maior parte das observações (51,14%) foi neutra, com as positivas (35,32%) quase triplicando as negativas (13,54%).