Política

Eleições Candeias: Câmara tem eleição indireta para prefeito, dia 15

vide
| 04/09/2012 às 06:28

A Câmara de Vereadores de Candeias marcou para o dia 14 de setembro as eleições indiretas para a escolha do novo prefeito do município. A decisão, oficializada através da resolução 3370/2012, atende à liminar do ministro Marco Aurélio de Melo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determinou a realização do pleito indireto o mais rápido possível, diante da situação de ilegalidade criada com a insistência do vereador Sargento Francisco (PMDB) em permanecer no cargo sem o aval dos pares.


O peemedebista, então presidente da Câmara, assumiu o posto depois da cassação de Maria Maia (PMDB) e do vice Raimundo Loteba (PT), eleitos em 2008, por compra de voto e corrupção eleitoral.  Sargento Francisco pretendia disputar as eleições do dia 7 de outubro na condição de prefeito, mas foi barrado pelo ministro Marco Aurélio de Melo.

Sargento Francisco não poderá disputar o pleito indireto porque, pelas regras estabelecidas na Câmara, o partido político tem que dar o aval aos vereadores interessados em concorrer ao posto. O PMDB tenta, na Justiça Eleitoral, cassar o registro da candidatura de Sargento Francisco nas eleições do dia 7 de outubro, ou seja, não vai tomar nenhum decisão favorável ao filiado.
Só para lembrar: nas eleições indiretas, a escolha do prefeito cabe aos vereadores.