A Semana da Pátria será comemorada nesta terça-feira, 4, a partir das 14 horas, na biblioteca da Câmara de Salvador, quando o professor Emerson Paulo Nascimento, da Escola Luisa Mahin, falará sobre a importância de D. Pedro I no processo da Independência do Brasil.
O púrlico será os alunos da Escola Vivaldo Costa Lima, localizada no Pelourinho, que participarão de atividades como confecção da bandeira nacional, pinturas, colagem e recortes, cujo objetivo é fortalecer o nacionalismo e o amor à pátria dos estudantes.
Mais um cidadão
Também nesta terça, às 19 horas, a Câmara entregará ao padre José Abel Carvalho Pinheiro, pároco da Paróquia do Santíssimo Sacramento e Sant’Ana, o título de Cidadão Soteropolitano, numa iniciativa do presidente da CMS, vereador Pedro Godinho (PMDB).
Natural de Lamarão, interior baiano, José Abel entrou para o Seminário dos Padres Capuchinos, em 1975, e Seminário Central da Bahia, em 1978, ordenando-se diácono em 1980 e padre em 1981. Em Roma, Itália, em 1983, fez mestrado em Teologia Dogmática.
Pelo interior baiano, restaurando e construindo abrigos e capelas, trabalhou nas cidades de Tanquinho, Irará, Ouriçangas, Água Fria, Santanópolis e Feira de Santana. Foi vice-reitor do Seminário Central de Salvador e reitor do Seminário Santana Mestra, atuou como professor, de 1987 a 1991, na Universidade Católica de Salvador, e foi elevado à condição de pároco por provisão do cardeal dom Geraldo Majella Agnelo, tendo assumido seu atual cargo em 2006.