ACM Neto, candidato a prefeito da coligação "É hora de defender Salvador" (Democratas, PSDB, PPS, PV e PTN), apresentou na noite de hoje (26) suas propostas para alavancar a cultura, em encontro com representantes do setor promovido pela Academia de Letras da Bahia, em Nazaré. Também estiveram presentes os candidatos Nelson Pelegrino (PT), Mário Kértesz (PMDB), Márcio Marinho (PRB), Da Luz (PRTB) e Hamilton Assis (Psol).
Neto afirmou que vai resgatar a autoestima de Salvador, e isso passa por valorizar as riquezas e os símbolos culturais da cidade. "A cultura terá um tratamento prioritário no meu governo. Vou cuidar diretamente disso. A estrutura que existe hoje na prefeitura para tratar da cultura é incompatível com o que a cidade, com uma riqueza incomensurável na área, merece", afirmou o democrata.
"Não podemos ter, por exemplo, numa única secretaria, a cultura e o esporte. E a nova estrutura que vamos criar vai ter um orçamento significativo, com elevações graduais", complementou. ACM Neto disse também que vai fortalecer a Fundação Gregório de Matos, "que hoje tem uma atuação limitada", e "utilizar a cultura como instrumento para o desenvolvimento econômico da cidade", através do turismo.
Incentivo - ACM Neto afirmou que vai estimular empresários a investir no setor cultural, de forma plural e abrangendo todas as áreas, com a redução de IPTU e ISS. "Vamos usar a cultura como instrumento de inclusão social com o apoio da iniciativa privada", salientou.
ACM Neto disse que vai criar o corredor cultural entre a Fonte Nova e o Centro Histórico, onde deverá ser instalado o Museu da Música, proposta anunciada pelo democrata na Academia de Letras da Bahia. "Será o maior museu do Brasil destinado à música, que é uma das grandes vocações de Salvador".
O candidato anunciou outras propostas, como as olimpíadas culturais entre as escolas municipais, investimento na promoção turística de Salvador dentro e fora do país, valorizando símbolos como a capoeira e o acarajé, e a realização de um censo cultural para mapear todas as entidades do segmento que atuam na cidade. "Essas entidades serão nossas parcerias. Não vamos discriminar ninguém".
ACM Neto assumiu ainda o compromisso de lutar pela requalificação do Centro Histórico.