CRISE do tarifaço Trump tende a agravar situação da economia
Tasso Franco , da redação em Salvador |
14/08/2025 às 19:18
Salvador já uma cidade majoritariamente de pobre e da classe média
Foto: BJÁ
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O Brasil tem 1.200 milionários que devem deixar definitivamente o país em 2025. Segundo a consultoria em residência e cidadania por investimento Henley & Partners, o país é o 6º com mais saídas no ano. Trata-se de uma alta de 50% em relação à projeção de 800 milionários rumo ao exterior em 2024. Também no ano passado, o Brasil foi o 6º em número de saídas.
2. Esses milionários (indivíduos com patrimônio líquido superior a US$ 1 milhão) buscam um estilo de vida melhor, ambientes mais seguros e acesso a serviços de saúde e educação de melhor qualidade. Conforme a consultoria, os Emirados Árabes são o destino mais popular para esse grupo. Em seguida vêm EUA e Itália.
3. Conforme a consultoria, os Emirados Árabes são o destino mais popular para esse grupo. Em seguida vêm EUA e Itália.
4. A continuar nesse ritmo e com a politica voltada para o assistencialismo, a premiação de familias com bolsas de toda natureza e não com educação em tecnologia, o Brasil vai se tornar um país de classe média e de pobre.
5. Em parte, tomando como exemplo a cidade do Salvador, já está sendo assim. A capital baiana tem 2.600.000 com 70% de pessoas em baixa renda e uma pobreza endêmica que atravessa os séculos e os projetos maiores em andamento são voltados para a mobilidade urbana, assistência social, educação fundamental em tempo integral, e quase nada produtivo.
6. E o que é mais grave assusta e muita gente está indo embora, mudando de cidade, é a crescente onda de violência que não cede e só avança, embora, como sabemos os governos do estado e federal trabalham no combate ao crime organizado e ainda assim ele se espalha por Salvador e pelo estado.
7. O que fazer? Quem tem recursos está indo embora e muitas familias já enviaram seus filhos para estudar no exterior. Lisboa, capital de Portugal, que é uma cidade pequena com apenas 1.500.000 habitantes tem quase 200 mil brasileiros, muitos dos quais, são baianos.
8. Atualmente, ao que se observa a situação tende a piorar porque o Brasil está numa queda de braço diante do tarifaço imposto pelos EUA e as negociações estão praticamente paralisadas governo-a-governo. Elas ainda existem no plano empresa-a-empresa e algumas empresas brasileiras estão estudando a possibilidade de se mudar do Brasil para sobreviverem.
9. O governo brasileiro sinaliza uma ajuda em créditos e insenções de impostos, mas a questão não se relaciona a esses dois pontos e sim a vendas dos produtos. Quem está com produtos encalhados e a fábrica ou a indústria agro produzindo quer vender e não obter crédditos. A crise tende a se aprofundar se não houver mais diplomacia e menos politica.
****
10. A 3ª edição do Connect 4You foi aberta, nesta quinta-feira (14), no Gran Hotel Stella Maris Resort, em Salvador, com show do cantor Jau, e segue até o dia 19 de agosto. Organizado pela Operadora Itaparica Tour, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), o evento reúne 600 agentes de viagens do Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Peru, além de expositores nacionais e internacionais.
11. A programação inclui capacitações, rodadas de negócios e famtour (viagem de familiarização) pelas zonas turísticas Baía de Todos-os-Santos, Costa dos Coqueiros e Costa do Dendê. “Os participantes vão definir os pacotes de viagens para a próxima alta temporada. Faremos o maior famtour já realizado no Brasil, com roteiros por Salvador, Morro de São Paulo, Litoral Norte e Porto Seguro. É um evento internacional, que beneficia diretamente a Bahia”, disse o CEO da Itaparica Tour, Cláudio Maia.
12. No primeiro dia do evento, a Setur-BA atualizou os profissionais sobre o bom momento que vive o turismo baiano, líder nacional do setor, em função da combinação da diversidade de atrativos com infraestrutura e conectividade aérea.
13. “O Connect 4You é um evento muito importante, porque traz agentes de viagens do Mercosul, um grande mercado emissor de turistas para o estado. Nesta semana, concluímos a divulgação do destino Bahia em cinco países da América Latina, e seguimos com o trabalho aqui, nessa conexão com o Brasil e países vizinhos”, ressaltou o diretor de Promoção da Setur-BA, Pedro Gramacho.
14. A agricultura familiar de Mucugê ganhou um importante reforço nesta quinta-feira (14) com a entrega da Unidade de Beneficiamento de Frutas Vermelhas da Coopchapada. A nova estrutura permitirá beneficiar, armazenar e distribuir frutas como morango, amora, framboesa, mirtilo e maracujá, assegurando mais qualidade, organização e valor agregado aos produtos.
15. O destaque da produção é o morango, que deve alcançar 6 mil quilos congelados por mês e 15 mil quilos in natura. Com a nova unidade, a expectativa é ampliar ainda mais a presença da fruta no mercado nacional. Atualmente, o “moranguinho do amor” da Chapada já chega a diversos estados como Paraíba, Rio Grande do Norte, Rondônia e Minas Gerais, além de abastecer Salvador e outras regiões da Bahia.
16. A obra beneficia diretamente não só a Coopchapada, mas também entidades parceiras como a Associação de Produtores de Morango e Hortifrutis da Chapada Diamantina e a Associação Comunitária dos Moradores e Produtores de Furados.
17. Entre os investimentos estão empilhadeira, balanças, lavadora automática de frutas, máquina para limpeza de morango, gerador de energia, sistema de energia solar, câmaras frigoríficas, um caminhão baú e outros equipamentos essenciais para modernizar o processo.
18. A Coopchapada tem potencial de chegar a mil agricultores familiares, movimentando a economia de quatro municípios com uma atividade importantíssima. Em 2024, foram produzidas 300 toneladas de morango e a meta para 2025 é ultrapassar 350 toneladas, conquistando mercados em todo o Brasil.
19. É o Governo do Estado fortalecendo uma cooperativa que já é referência e ampliando suas possibilidades.”
20. O empresário Luiz Mendonça Filho é o primeiro convidado da série de encontros LIDE Talks, que terá o lançamento oficial na próxima quinta, 21. O executivo compartilhou sua história de vida inspiradora, marcando a estreia oficial do novo projeto do LIDE Bahia, que promete se tornar referência em eventos corporativos no estado.
21. A capacidade de superação e inovação do empresário será apresentada pelo jornalista baiano Vitor Evangelista, conhecido pela curadoria e análise das notícias na newsletter Espresso News, no encontro que reunirá líderes e executivos em um ambiente exclusivo de networking. O novo espaço foi criado especialmente para compartilhar ideias, inspirar e conectar personalidades do mundo dos negócios.
22. A programação conta ainda com o lançamento exclusivo na Bahia do livro "Marca que Marca – O Poder de um Brand Bem-Construído", apresentado pela head de comunicação do LIDE, Monique Melo, co-autora da obra. Durante sua participação, ela abordará estratégias do capítulo "Branding em tempos de crise: estratégia de resiliência", seguido de sessão de autógrafos.
23. Para complementar a experiência dos convidados, a noite contará com degustação de whisky premium e a apresentação do novo charuto da Alonso Menendez, criando um ambiente sofisticado e propício para conexões de alto nível entre os participantes.
24. A operação "Cidade Dez, Sucata Zero", coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), completa 12 anos em outubro deste ano. Ao longo desse período, quase 15 mil veículos inservíveis e sucatas foram recolhidos das ruas de Salvador, numa iniciativa que não se restringe apenas à remoção de carros abandonados, mas também a outros tipos de materiais que possam estar em vias públicas, como barcos, geladeiras e outros objetos.
25. As ações, que buscam melhorar a mobilidade, a limpeza urbana e a saúde pública, também contam com parceria da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvaldor).
26. Desde o início deste ano, 377 notificações foram emitidas e 355 carcaças foram removidas. O secretário da Semop, Décio Martins, destaca a relevância da operação para a cidade ao longo de mais de uma década.
27. “É cuidar, zelar. São ações diárias de retirada de barcos e veículos abandonados, que podem acumular animais peçonhentos e possibilitar até o esconderijo de eventuais criminosos. Isso já foi percebido algumas vezes. Então, a gente cuida da estética da cidade. Essa é uma ação rotineira aqui da Semop, visando manter o ordenamento da nossa capital”, pontua o titular da pasta.
28. As vistorias acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As ações contam com suporte de caminhão munck, guincho e, se houver necessidade, a presença de agentes da Guarda Civil Municipal.
29. O planejamento da operação funciona através de denúncias da população, que pode solicitar a remoção de sucatas através do telefone 156. Antes da apreensão, o proprietário do veículo ou material abandonado é notificado, para que faça a remoção no prazo de até 72 horas. Em casos urgentes, a retirada pode ser imediata.
30. As sucatas recolhidas são encaminhadas para o Setor de Guarda de Bens (Segub), localizado na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), na Avenida San Martin.
31. Os proprietários podem fazer a retirada mediante apresentação de documento com foto, além dos documentos do veículo ou do bem. O prazo para reivindicação do pertence é de 60 dias, com pagamento de multa. Quando não retirado, o bem é leiloado.
31. A Abaeté Linhas Aéreas, única companhia aérea 100% regional do Brasil, anuncia um reforço expressivo em sua malha para a alta temporada. Entre dezembro de 2025, janeiro e fevereiro de 2026, a empresa terá um total de 460 voos e 4.140 assentos, com a inclusão de 168 voos extras e 1.512 novos assentos em relação à operação regular.
32. O movimento acompanha o crescimento do turismo na Bahia e o recente sucesso da ampliação de voos internacionais a partir de Salvador, que fortalece a conectividade da região e abre novas oportunidades para o transporte aéreo regional.
33. “Essa ampliação é fruto de um planejamento alinhado à nossa vocação de conectar a Bahia e o Nordeste. Como única aérea 100% regional, temos agilidade para ajustar a oferta à demanda e garantir mais opções e previsibilidade aos passageiros”, afirma Tiago Tosto, sócio-diretor da Abaeté Linhas Aéreas.
34. Para Héctor Hamada, CEO da empresa, o incremento é também um reflexo da integração com o cenário positivo da aviação internacional. “O aumento da conectividade de Salvador com outros países impulsiona todo o ecossistema aéreo e reforça nosso papel como ponte entre as cidades do interior e os principais centros de chegada de turistas. Com 1.512 assentos adicionais e uma alta de 16% sobre a última alta temporada, estamos prontos para atender com eficiência, segurança e pontualidade”, destaca o executivo.