Sensibilizar e discutir com a comunidade a importância da inserção do Serviço Social na Educação será o foco da sessão especial no dia 31, quinta-feira, às 9h, na Assembleia Legislativa da Bahia, em homenagem ao Dia do Assistente Social, comemorado no dia 15 de maio. A proposta é do deputado estadual Yulo Oiticica (PT), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social.
"Comemorar o dia do Assistente Social (15 de maio) implica debater a importância desta profissão e as suas bandeiras de luta. A participação dos assistentes sociais nas equipes multiprofissionais dentro das escolas vai contribuir para a melhoria na educação do estado", destaca Yulo.
Os assistentes sociais trabalham na gestão, planejamento ou execução de programas e projetos, no ambiente escolar, com a ideia de fortalecer as ações da política de educação. Além de atuarem no relacionamento com às famílias e comunidades, os profissionais, articulam outras políticas como forma de garantir melhorias na área educacional.
Marcela Silva, assistente social da Universidade Católica de Salvador (UCSAL) e coordenadora do Grupo de Trabalho de Serviço Social na Educação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), presidirá a palestra "Os Desafios para Inserção do Assistente Social na Educação". Liane Monteiro, mestre em Políticas Sociais e Cidadania, Especialista em Educação Assistente Social e coordenadora de Transplantes da Secretária Estadual da Saúde, abordará "Convergências do Projeto Político Pedagógico do Serviço Social com a proposta educacional de Anísio Teixeira".
O deputado Yulo é defensor das bandeiras de luta da categoria, sendo autor de projetos de lei que contemplam as demandas dos assistentes sociais. Entre eles estão, o PL que propõe a realização de concurso público para assistentes sociais no Estado, o estabelecimento do piso salarial e a implantação do serviço social nas escolas.