A Perspectiva do renascimento africano na educação e cultura, para a cura psicológica, espiritual, elevação moral e regeração dos povos africanos e das pessoas de ascendência africana será uma das abordagens do evento. Na pauta, haverá ainda a apresentação do quadro de cooperação entre o Parlamento Pan-Africano e os parlamentares da diáspora, a exibição e aprovação do projeto da declaração sobre os Povos de descendência africana na Diáspora, pelos chefes de Estados e governos da Cúpula.
Luiz Alberto participou, em fevereiro deste ano, da reunião preparatória do encontro, em Nova York. Na ocasião, participaram 45 representações da África e da Diáspora, de países como Polônia, Nigéria, representantes do Congresso dos EUA, allém do Banco Mundial, OSAA, a UA, PAP e outros especialistas.
"Vamos consolidar estratégias reais para conduzir os caminhos desse debate tanto no continente africano, quanto em todos os países da Diáspora. Nosso objetivo central é organizar uma plataforma comum para os povos africanos e descendentes que nos possibilitem discutir e decidir sobre os processos que desafiam, principalmente, o continente africano", declarou o parlamentar baiano.
O petista já organizou e participou de quatro encontros de parlamentares negros de caráter nacional e internacional, a exemplo do I Encontro Nacional de Parlamentares Negros das Américas e do Caribe, em 2001, em Brasília. Para ele, este encontro é o caminho para construir estratégias para o desenvolvimento da nação africana e para garantir a ampliação e o fortalecimento do "Parlamento Negro" em todos os Legislativos.