Política

Ex-prefeito ‘carimba’ Maurício como herdeiro do "tudismo", de Tude

vide
| 18/05/2012 às 15:25

O  ex-prefeito José Tude assume a presidência do PTN, na próxima segunda-feira (21/5), às 18h, com ato político na casa de eventos Espaço Barramas, Gleba C. Como antecipou o Camaçari Agora (veja  reportagem), o seu pedido de desfiliação ao PRP e a entrada na nova legenda, visa fortalecer a candidatura a prefeito de Camaçari, do engenheiro Maurício Bacelar, atual presidente do Partido Trabalhista Nacional em Camaçari.


Ao anunciar Maurício, Tude pode estar tentando abrir um confronto direto com Luiz Caetano (PT). A briga seria entre os 'donos' das candidaturas Maurício e Ademar. O movimento seria uma tentativa de polemizar com o líder e também prefeito por 3 mandatos, com saldo para o pupilo, que herdaria seu capital eleitoral. Na prática já inserido e comandando da campanha de Bacelar, desde o ano passado, Tude sabe que o crescimento do preferido é a única forma de garantir cacife para afastar a  atual vice-prefeita, Tereza Giffoni, e o vereador Zé de Elísio (PP), da disputa com o petista Ademar Delgado. Segundo  levantamentos feitos pela oposição, a médica e o presidente da Câmara aparecem com larga vantagem sobre o engenhgeiro.


A disputa, que já teve o próprio Tude e o também ex-prefeito Helder Almeida (DEM), encolheu para 3 com a saída de Oswaldinho Marcolino (PMDB).  Além de não mostrar densidade eleitoral para enfrentar a disputa, segundo seus próprios companheiros de oposição, o peemedebista vive um ‘inferno eleitoral' com o desgaste gerado pelos movimentos de aproximação com o grupo comandado pelo prefeito Caetano (veja reportagem).


Texto: João Leite