Colunistas / Crônicas
Jolivaldo Freitas

AMIGO secreto é interrogação: se recebe cada coisa!

Cronista diz que já recebeu cuecas, lenços e copos plásticos
28/12/2012 às 11:06

O negócio do amigo secreto nunca dá certo. Pode até ser que um ou outro fique feliz, mas a maioria diz que gostou do presente somente para não ser mal educado, mas na verdade, lá dentro do coração, fica contrariado. E tem quem fique tão chateado que a noite de Natal perde a graça. Um conhecido que gosta de comer tudo o que pode e que não pode na ceia natalina – e olha que ele costuma fazer um tour na mesa, provando de tudo um pouco e pegando muito do que gosta – chega a ficar de fastio e emburrado se o presente desagrada.

Houve uma época em que os promotores dos amigos secretos deixavam claro na hora da organização que não era permitido dar presente de 1,99. Aí tinha um engraçadinho que comprava de 2,99, o que era uma sacanagem. O cara recebia um presente bom e dava o que encontrava de mais fuleiro. Num lugar que trabalhei, deu confusão certa vez. O amigo secreto recebeu uma bandeja de prata e – pasme – deu de presente uma luz croica. Isso mesmo: uma luz apenas, que tinha sobrado de uma reforma que ele fez. Arrancaram, então, a bandeja de prata das suas mãos e entregaram para aquele que foi “contemplado” com a lâmpada.

Eu nunca dei sorte. Ao longo destes meus 102 anos de idade – é assim que me sinto depois de um ano de somente trabalhar e não fazer mais nada; nem ver Sessão da Tarde ou Chaves – já recebi de tudo que a imaginação humana possa inventar, descobrir, comprar e dar. Vou enumerar algumas, que até guardei de lembrança e outras que deixei para oferecer de volta para quem me deu, em outro Amigo Secreto, mas nunca acertei tirar um destes safados. Vamos ao que já ganhei:

Copo americano, este mesmo de tomar cachaça e apenas uma unidade. Nem para ser meia dúzia. Deduzo que ele roubou de algum bar. Já ganhei uma caixa com um lenço, sendo que na caixa havia escrito que seriam três lenços. O cara me deu um e ficou com doisa. Abridor de lata já recebi uns cinco. Cueca com número menor umas dez. Com número maior uma seis. Certa vez me deram uma bola de tênis quase nova. Também já ganhei raquete trincada. Gravata de crochê que ninguém usa desde os anos 80 tenho duas. Sou feliz proprietário de um jogo de pano de cozinha com o desenho do Picapau mas que traz gravadas as letras M e H. Camisetas com três números abaixo do meu nem se fala. Meus amigos magrelos é que saem ganhando.

Também já recebi de amigo secreto um vale que dava direito a uma consulta ao cardiologista. Usei! Já recebi aro de óculos e eu que fosse colocar as lentes. Coloquei! Certa vez me deram e quase me arrepio todo de emoção um litro de álcool, deixando claro que era gel, não era um álcool qualquer. E da última vez  meu amigo secreto me deu de presente um panetone. Depois da festa, na hora de ir embora perguntou se eu não podia dar metade para ele. Quase mando enfiar o panetone na... goela.