Com informações da Comenbol
Tasso Franco , Salvador |
30/11/2024 às 10:26
Atlético MG x Botafogo RJ
Foto: COMENBOL
A final da CONMEBOL Libertadores 2024 será disputada neste sábado, 30 de novembro, em Buenos Aires – Argentina, entre os dois clubes brasileiros.
Atlético Mineiro está em busca de seu segundo título continental e o Botafogo quer conquistar sua primeira Glória Eterna. Atlético Mineiro tem o título da CONMEBOL Libertadores conquistado em 2013 e agora tentará adicionar uma segunda estrela, pouco mais de uma década depois daquele feito contra o Olimpia do Paraguai.
Botafogo, por sua vez, será estreante em uma final da CONMEBOL Libertadores, na qual tentará conquistar a Glória Eterna pela primeira vez em sua história e se juntar à lista de 26 equipes do continente que já alcançaram esse feito.
Neste sábado, 30 de novembro, o Estádio do River Plate, em Buenos Aires, será palco da aguardada final da 65ª edição da CONMEBOL Libertadores, que colocará frente a frente dois grandes times brasileiros: Atlético Mineiro e Botafogo prometem um duelo emocionante, no qual ambos buscarão se tornar campeões do torneio de clubes mais apaixonante do mundo e alcançar a Glória Eterna.
NARRATIVA INCLUSIVA
A final da CONMEBOL Libertadores 2024 entre os clubes brasileiros Atlético Mineiro e Botafogo oferecerá uma experiência inclusiva com a introdução de narração audiodescritiva ao vivo para pessoas com deficiência visual.
A partida, que será disputada neste sábado, 30 de novembro, às 17h (horário local), será transmitida de forma especial como parte de uma iniciativa de igualdade promovida pela CONMEBOL.
As transmissões estarão disponíveis em dois idiomas: espanhol, apresentado por Fabián Taboada e Darío D’Amore, e português, com Bruno Prado e Gabriel Monteiro como narradores.
A narração com audiodescrição estará disponível na conta oficial da CONMEBOL Libertadores no Facebook e no canal do torneio no YouTube. As transmissões começarão 15 minutos antes do apito inicial e terminarão após a entrega dos prêmios aos campeões.
Sábado, 30 de novembro:
Em Buenos Aires: Atlético Mineiro (BRA) x Botafogo (BRA)
Estádio: Estadio River Plate
Hora: 17:00h (hora BRA/ARG)
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
VAR: Mauro Vigliano (ARG)
CURIOSIDADES
Essa será a sétima final da CONMEBOL Libertadores entre times do mesmo país (seis entre brasileiros e uma entre argentinos). Além disso, o Brasil ampliará seu recorde de campeões consecutivos de uma mesma nação para seis (2019-2024). Será a 24ª Copa vencida por brasileiros, uma atrás do recorde da Argentina (25).
Botafogo está disputando sua primeira final da CONMEBOL Libertadores. Das 43 equipes que já disputaram a partida decisiva, 17 foram coroadas campeãs e 26 foram vice-campeãs em sua estreia na final. As últimas equipes que ergueram a taça em sua primeira final foram San Lorenzo (2014), Atlético Mineiro (2013) e Corinthians (2012).
Atlético Mineiro está disputando sua segunda final da CONMEBOL Libertadores, após o título contra o Olimpia em 2013. Se ganhar novamente, o Galo será o segundo time a manter 100% de eficácia em finais da CONMEBOL Libertadores depois de jogar mais de uma partida decisiva, um feito que só foi alcançado pelo Independiente (7 de 7).
Botafogo está buscando se tornar o segundo campeão da CONMEBOL Libertadores depois de participar das fases preliminares, um feito alcançado pelo Estudiantes de La Plata em 2009. No entanto, o Fogão jogou quatro partidas antes da fase de grupos em 2024 (2V 2E), enquanto o ‘Pincha’ disputou apenas duas (1V 1D).
Nas duas últimas edições da CONMEBOL Libertadores, ninguém marcou mais gols do que Paulinho: 14 gols, o mesmo número de Germán Cano (Fluminense). O atacante foi o artilheiro do Atlético Mineiro em 2023 com sete gols e em 2024 repete o número, com três gols a mais que Deyverson (4).
Hulk é o jogador com mais assistências pelo Atlético Mineiro na CONMEBOL Libertadores no século 21, com 10 passes a gol, um a mais que Ronaldinho (9), também à frente de seu companheiro de equipe Guilherme Arana (8) e do adversário da final, Jefferson Savarino (6). Ele tem quatro assistências nesta edição, incluindo uma na semifinal e outra nas quartas de final.
Se o time ganhar do Botafogo, Everson e Hulk se igualarão a Victor como os jogadores com mais vitórias na história do Atlético Mineiro na CONMEBOL Libertadores (24V). No momento, eles estão empatados em segundo lugar, ao lado de Marcos Rocha (23V).
Artur Jorge é o terceiro técnico português a chegar à final da CONMEBOL Libertadores, depois de Jorge Jesus (campeão em 2019) e Abel Ferreira (campeão em 2020 e 2021). Apenas dois outros europeus dirigiram em finais: o húngaro Bela Guttman (vice-campeão em 1962) e o croata Mirko Jozic (campeão em 1991).
Gabriel Milito está tentando se tornar o primeiro técnico argentino a vencer a CONMEBOL Libertadores com um time brasileiro. Três técnicos anteriores foram derrotados em finais: Armando Renganeschi com o Palmeiras em 1961, Alfredo González com o Palmeiras em 1968 e José Poy com o São Paulo em 1974.
Atlético Mineiro tem uma média de 64,7% de posse de bola na CONMEBOL Libertadores 2024. É a terceira maior marca de uma equipe que disputou a Fase Final em uma edição do torneio nos últimos 10 anos, superada apenas pelo Independiente Del Valle em 2020 (69,1%) e pelo Atlético Nacional em 2018 (66,1%). No entanto, ambos foram eliminados nas oitavas de final.