Esporte

COM PÊNALTI INCOMUM, INÉDITO NO FUTEBOL, FLAMENGO VENCE CRICIUMA 2X1

Com informações do TNSUL
Tasso Franco , Salvador | 20/07/2024 às 19:25
Fla 2x1 Criciuma
Foto:
   Um lance praticamente inédito – e polêmico – no futebol decretou a derrota do Tricolor Carvoeiro, por 2 a 1, para o Flamengo, na tarde deste sábado, em Brasília. Aos 39 minutos do segundo tempo, o atacante Éverton Cebolinha invadiu a área, mas uma segunda bola estava em campo e foi chutada por Barreto contra a “bola principal” que estava com o jogador do Flamengo. Então, o árbitro Maguielson Lima Barbosa marcou pênalti, gerando protestos dos jogadores carvoeiros, Na cobrança, Gabigol fez 2 a 1, aos 43 minutos do segundo tempo. Um lance “estranho” decretou a derrota do Criciúma.

Rodrigo abriu o placar, aos 34 minutos do primeiro tempo, para o Tigre, mas Pedro deixou tudo igual aos 30 minutos da etapa final. A partida, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, teve muitas emoções. Na segunda etapa, em outro lance polêmico, quando o Tigre ainda vencia, o juiz marcou pênalti para o Rubro-Negro. Na cobrança de Pedro, o goleiro Gustavo brilhou e evitou o gol do time carioca. No final, um gosto amargo para o Tricolor Carvoeiro e muita reclamação em campo.

A primeira chegada da partida foi do Tigre. No primeiro minuto de jogo, Marcelo Hermes foi lançado, mas a zaga colocou para escanteio. Na cobrança, Claudinho bateu e, após bate e rebate, a defesa do Mengão afastou. Na sequência, após bola erguida, Gerson e Trauco disputaram e o lateral do Criciúma levou a pior, com um sangramento no supercilio. O jogador do Tigre recebeu atendimento e seguiu em campo. Nos primeiros cinco minutos, o Tricolor Carvoeiro tomou a iniciativa. Aos sete minutos, Fellipe Mateus recebeu de Claudinho, na entrada da área, e bateu forte, mas a bola subiu e saiu. Aos nove minutos, Wesley errou a saída de bola, Fellipe Mateus recuperou e foi derrubado. Falta na intermediária pela esquerda. Marcelo Hermes bateu e David Luiz afastou. O Flamengo tentou aumentar o volume de jogo, mas o Criciúma marcava bem e controlava a partida, que começou equilibrada. Aos 14 minutos, Ayrton Lucas recebeu na esquerda e cruzou para trás, mas Pedro pegou mal na bola e desperdiçou. Descuido do Tigre e boa chance do time carioca.

Aos 16 minutos, Everton Cebolinha deixou Claudinho para trás, na linha de fundo, pela esquerda e cruzou, mas Gerson não alcançou e perdeu a chance. Nova ameaça do Rubro-Negro, que começava a crescer na partida. Aos 18 minutos, Arthur Caike recebeu a bola, girou e bateu, mas pegou mal na bola e desperdiçou a oportunidade. No lance seguinte, Everton Cebolinha passou por Claudinho, novamente, e cruzou. A zaga tirou parcialmente, mas, após novo cruzamento, Arrascaeta cabeceou para fora, ao vencer Trauco por cima. Aos 20 minutos, o Flamengo errou a saída de bola, mas o Criciúma não aproveitou e Newton Júnior cruzou pela linha de fundo. Aos 22 minutos, Pedro finalizou, na área, mas Gustavo fez uma grande defesa e salvou o Tigre. Antes, o camisa 9 cometeu falta em Wilker Ángel e a jogada foi paralisada. Pedro também dominou a bola com a mão. Aos 24 minutos, Ayrton Lucas foi derrubado por Allano, após grande passe, de calcanhar, de Everton Cebolinha. Falta. Na cobrança, Trauco afastou.

Aos 30 minutos, o Mengão errou a saída de bola e Fellipe Mateus recuperou a bola. O camisa 7 bateu de longe e obrigou Rossi a colocar para escanteio. Na cobrança, a zaga afastou. Aos 34 minutos, Trauco bateu falta, Allano escorou, já na área, Rodrigo finalizou, Rossi fez grande defesa e, na sobra, o capitão tricolor abriu o placar: 1 a 0 para o Criciúma. O VAR revisou o lance e o gol foi confirmado. Aos 37 minutos, Allano arrancou pela direita, mas não conseguiu concluir. No minuto seguinte, Trauco finalizou e Rossi pegou. O Tigre era melhor em campo e dominava a partida. Aos 41 minutos, após cobrança de escanteio, Fabrício Bruno cabeceou fraco e pela linha de fundo. Aos 46 minutos, após cruzamento, Gustavo saiu de soco e a bola sobrou para Fabrício Bruno, que tentou encobrir Gustavo, mas a bola saiu. O Flamengo tentou pressionar, no final do primeiro tempo, mas o Criciúma segurou bem e finalizou vencendo a etapa inicial. Um misto de vais e aplausos da torcida do Flamengo no intervalo. “Sabíamos da qualidade do Flamengo. É inquestionável isso, mas a gente veio como a gente marca qualquer equipe. Firme. Fomos efetivos, mas lógico que temos umas coisinhas pra corrigir e vamos fazer isso no intervalo. Feliz pelo gol e vamos manter para sair daqui com uma grande vitória”, comenta Rodrigo, no intervalo.

Lance polêmico determina a perda da partida por parte do Criciúma

O Flamengo voltou buscando o gol. No primeiro minuto da segunda etapa, Barreto cometeu falta, Claudinho reclamou e tomou cartão amarelo. Na cobrança, Arrascaeta jogou para a área, mas a bola saiu.  Aos quatro minutos, David Luiz fez falta forte em Allano e tomou cartão amarelo. Aos seis minutos, Everton Cebolinha cruzou e Barreto colocou para escanteio. Na cobrança, a zaga afastou e o Flamengo pediu toque de mão. O árbitro nada marcou. No minuto seguinte, De La Cruz vacilou, Arthur Caike ficou com a bola e finalizou, antes do meio campo, mas a bola saiu. O atacante do Tigre tentou surpreender o goleiro do Mengão, mas sem sucesso. Aos 12 minutos, Arrascaeta invadiu a área e caiu, mas o juiz nada marcou. Jogada normal. No minuto seguinte, Barreto foi lançado na área e desperdiçou o cabeceio. Em seguida, o árbitro Maguielson Lima Barbosa revisou o lance que Arrascaeta caiu na área. O juiz indicou pênalti, após ser avisado pelo VAR. Reclamação total dos atletas do Criciúma. Após três minutos, Pedro bateu e Gustavo pegou. Muita vibração dos jogadores do Tigre. Na cobrança do escanteio, o travessão salvou o Criciúma. Fabrício Bruno cabeceou, a bola estourou na trave, no chão e saiu.

Aos 22 minutos, Arthur Caike, de fora de área, bateu, mas a bola pegou na zaga e saiu. Quase o segundo do Criciúma. Aos 27 minutos, Allano foi derrubado por Gerson, mas o árbitro nada marcou. Na sequência, Wesley finalizou, mas Gustavo pegou.

Aos 30 minutos do segundo tempo, Arrascaeta avançou pelo meio e encontrou Pedro, dentro da área. O camisa 9, de primeira, entre dois marcadores, deixou tudo igual: 1 a 1. Aos 34 minutos do segundo tempo, Felipe Vizeu se lesionou e teve que deixar o campo. Ele recém havia entrado no jogo e deu lugar a Éder. Aos 36 minutos, Ronald tentou finalizar, de primeira, após passe de Éder, mas a bola subiu e saiu, Aos 37 minutos, após cruzamento, Gabigol teve a chance de virar, mas perdeu, ao chutar alto. Dois minutos depois, o árbitro marcou pênalti, pois Barreto chutou para afastar uma segunda bola que estava em campo e tirou a bola “principal” que estava com Everton Cebolinha. Um lance, no mínimo, polêmico, que o juiz marcou pênalti. Gabigol bateu e virou o jogo: 2 a 1, aos 43 minutos do segundo tempo. Lance polêmico que estava decretando a vitória dos cariocas. No final, o Criciúma não teve forças para, ao menos, empatar a partida. Gosto amargo em Brasília e reclamação total ao final do jogo, por parte do Criciúma. “Sentimento é de frustração e indignação. Fizemos uma partida ótima e acreditamos muito no nosso trabalho de quase quatro anos. Fomos prejudicados. A torcida interferiu no nosso resultado, pois jogaram a bola para dentro do campo. Com todo respeito à torcida do Flamengo, confundiu nosso jogador, que bateu na bola e o juiz deu pênalti. Saímos de cabeça erguida e vamos dar uma arrancada boa para nos recuperar no campeonato”, finaliza o goleiro Gustavo.