Esporte

BRASIL JOGA MAL EMPATA COM COLOMBIA E VAI ENFRENTAR O URUGUAI

Seleção não conseguiu organizar uma boa jogada no segundo tempo
Tasso Franco , Salvador | 03/07/2024 às 00:11
Raphinha fez o gol e só
Foto: REP
      Pelo pouco que produziu em campo, a Seleção Brasileira até pode se dar como satisfeita com o empate de 1 x 1 contra a Colômbia, uma equipe bem entrosada, brigona e com um volume de jogo bem maior no confronto. Um Brasil com falhas defensivas, muitos erros de passes, um ataque improdutivo e poucas alternativas táticas. Com o resultado, a seleção brasileira enfrenta nos confrontos decisivos de quartas de final a forte equipe do Uruguai, que tem atuado bem e venceu seus três jogos nessa fase classificatória, com sobras. Um clássico histórico, de equipes campeãs mundiais. Os uruguaios estão num momento melhor, mas...

  Foi uma primeira etapa muito faltosa, travada, alguns brasileiros fugindo do pau, tirando o pezinho, no cai-cai. O Brasil até abriu o placar, num belo gol de falta, mas, a partir daí, só deu Colômbia, que teve boas chances de vencer o jogo e com folga. Nossa equipe aceitou a marcação adversária e se movimentou pouco e mal na frente. Atrás, perdemos todas as disputas pelo alto, nosso goleiro nos assusta e os laterais nada criam.  No mais, a ‘estrela’ (apagada) Vini Jr não joga contra o Uruguai; talvez melhore.    

 *

 Definidos os confrontos das quartas de final:

 - Argentina x Equador; Venezuela x Canadá; Uruguai x Brasil; Colômbia x Panamá.

    Na quinta-feira, 22h, começam as quartas: Argentina x Equador. O Brasil vai jogar no sábado, às 22h, em Las Vegas.

*

Em Santa Clara/Califórnia

- Verão na norte-américa, calor no Vale do Silício, fim de tarde por lá, estádio cheio (mais de 70 mil presentes, amarelo/Colômbia predominando nas arquibancadas), jogo que decidiria nossa posição na primeira fase, classificatória, da competição/Grupo D. Relvado tapete, campo nas dimensões americanas, reduzidas.

 - O Brasil com sua camiseta tradicional, canarinho; a Colômbia, 25 partidas sem perder, com uma camisa de cor escura, com detalhes em cenoura.

*

Com bola rolando ...

- Com menos de um minuto, já duas faltas assinaladas. Começou travado, duro, feio, sem sequência, muito corpo a corpo. Há um histórico de rivalidade entre as equipes. Muita pegada forte de lado a lado.

- Aos 8 minutos, James Rodriquez bateu falta de longe, a bola tirou casquinha no travessão brasileiro. Aos 9’, Bruno Guimarães bateu forte da intermediária, o goleiro Vargas espalmou a escanteio.

- Gol! 1 x 0 Brasil, aos 12 min. Raphynha bateu falta de canhota, da entrada da área, acertou o ângulo, abriu o placar. Há 119 jogos o Brasil não marcava de faltas.

- Os colombianos foram pra cima, adiantando a marcação, provocando o erro na saída de bola defensiva brasileira. Numa dessa, quase James empatou, o chutou passou por cima. Aos 18’, James cobrou falta levantando da direita (jogadinha ensaiada, bem trabalhada), Sanchez marcou, o bandeira apontou impedimento, o VAR foi acionado, checagem de mais de três minutos, gol colombiano anulado.

 - Aos 25’, após uma dividida no meio campo com João Gomes, um bafafá, empurra-empurra... mais garra, pancadaria que futebol bem jogado. O árbitro distribuindo cartões amarelos para tentar conter a agressividade nas disputas. Aos 33’, novamente James Rodrigues; bateu falta da esquerda e quase surpreendeu Alison. A Colômbia assediando, pressionando com faltas e escanteios em bolas alçadas, chutes de longe... O Brasil preso na marcação rígida dos colombianos, mais marcando, defendendo que articulando. Aos 42’, arrancada e drible de Vini Jr dentro da área inimiga, foi calçado por Munhoz, o VAR chegou a jogada, o árbitro não deu pênalti. Aos 46’, Álison deu uma entregada, Luiz Dias desperdiçou.

- Gol! 1 x 1, Munhoz, aos 46 min. Em mais uma saída de bola defensiva equivocada, James Rodrigues acha Munhoz entrando livre nas costas de Wendell/Marquinhos, o lateral bateu firme, empatando. Justo, a Colômbia era melhor.

 Um primeiro tempo mais pegado, brigado que jogado. A Colômbia ganhando nas divididas, com mais força e vontade. O Brasil fez o gol e...  Afora o João Gomes, raçudo, alguns jogadores pipocando, sumindo em campo, fugindo do combate, como Vini Jr (que resolver tudo só e...), Paquetá... Rodrygo saindo muito da área, Raphynha fez o gol (golaço) e apagou, preso na direita. James Rodrigues foi o melhor em campo, disparado. A defesa brasileira perdeu todas as disputas pelo alto e nosso goleiro... é um entregão.              

   Segunda etapa – Dorival Jr, no intervalo, trocou Paquetá (sumidão) por Andreas. Na Colômbia, Mojica. Um recomeço mais equilibrado, mais bem jogado. Aos 14’, Raphynha bateu falta da entrada da área inimiga, raspou o poste. Os colombianos já valorizando a posse de bola, sem pressa, na manha, explorando o jogo ofensivo aéreo... O Brasil sem achar uma forma de penetrar. E precisava vencer, a todo custo.

 - Aos 25’, como nada acontecia, Dorival Jr lançou Savinho e Ederson (saíram João Gomes e Rodrygo) – três típicos ponteiros no ataque brasileiro, sem centroavante. O tempo rolando e a Colômbia administrando bem, quebrando ritmo, o empate lhe favorecia.   Aos 35’, saiu James Rodrigues, aplaudidíssimo, o craque do jogo. Aos 38’, noutra ratada defensiva brasileira, Lerma perdeu; na sequência, mais uma saída equivocada, Borré desperdiçou, cara a cara, chutou por cima. Aos 58’, Andreas descolou um ótimo chute da intermediária, pelo alto, o goleirão espalmou. Cinco minutos de acréscimos, a Colômbia à vontade, superior.

*

Destaques

Vini Jr, preso na esquerda, aceitando a marcação, sem movimentação, com três cartões amarelos, está fora do mata-mata das quartas de final, contra o Uruguai; errou tudo o que tentou. No mais, não temos laterais e é preciso convocar e escalar um centroavante, aquele camisa 9. Equipe sem alma e mal arrumada por Dorival Jr, não tivemos ataque.  

*

Ficha Técnica:

 - O Brasil escalado por Dorival Jr: Álison, Danilo, Marquinho, Militão e Wendell (Endrick); João Gomes(Ederson), Bruno Guimarães (Douglas Luiz), Paquetá (Andreas), Raphynha, Rodrygo (Savinho) e Vini Jr.

 - A Colômbia: Vargas, Munhoz, Cuesta, Sanchez e Machado (Mojica); Richard Rios (Matheus Uribe), John Arias, Lerma e James Rodriguez (Carrascal); Luiz Dias (Sinisterra) e Córdoba (Borre´). Treinador, Néstor Lorenzo.

 - Árbitro, Jesus Valenzuela (argentino)  

*

 No outro jogo do grupo, Costa Rica 2 x 1 Paraguai

**

 Eurocopa

 Estão também definidos os confrontos das quartas de final da competição:

 - França x Portugal; Alemanha x Espanha; Inglaterra x Suíça; Holanda x Turquia.

**

  Brasileirão

- A dupla BaVi joga na quinta-feira/ Rodada 14. O Bahia na Fonte Nova, contra o Juventude/RS, às 19h. O Vitória em São Paulo, contra o Corínthians, às 20h.

**

 Viva o Dois de Julho!