Esporte

BRASIL GOLEIA O PARAGUAI 4X1 E DÁ SINAL DE VIDA NA COPA AMÉRICA

E a Seleção Brasileira foi a 4 pontos, dois a menos que a Colômbia (líder do grupo), com quem se bate na rodada final da fase classificatória;
ZedeJesusBarreto , Salvador | 29/06/2024 às 00:09
Brasil 4x1 Paraguai
Foto: REP
   Enfim um triunfo convincente, 4 x 1 sobre o Paraguai, mesmo sabendo todos que essa seleção paraguaia é uma das mais fracas dos últimos tempos. Mas o time de Dorival jr brigou, teve o domínio das ações, mais posse de bola e acertou o gol, fazendo um placar dilatado, sem contestações. Vini Jr, mesmo com algumas presepadinhas, atuou bem fez gols, enfim.

  E a Seleção Brasileira foi a 4 pontos, dois a menos que a Colômbia (líder do grupo), com quem se bate na rodada final da fase classificatória; vencendo a Colômbia o Brasil termina em primeiro do Grupo, evita o confronto direto contra a forte e favorita equipe do Uruguai. A Costa Rica tem um ponto e o Paraguai zero, sem mais chances.   

*

Em Las Vegas

- Verão no hemisfério norte, região desértica das mais quentes nos EUA, a temperatura mais cedo na cidade chegou a 42 graus, dentro do estádio, moderno e climatizado, 21 graus. Gramado tapetado e dimensões reduzidas, arquibancadas ...

- O Brasil, que não passou de um empate sem gols na estreia, contra a Costa Rica, na necessidade de vencer o Paraguai para se classificar no Grupo D, que tem a Colômbia já com 6 pontos (venceu a Costa Rica, fácil, 3 x 0 e o Paraguai). Só duas seleções de cada grupo seguem adiante para as quartas de final. Na rodada final de grupos o Brasil, então, encara a Colômbia, que tem mostrado bom futebol e vencido. Os vizinhos paraguaios atrás de seu primeiro triunfo, com zero pontos.

 - O Brasil com a camisa canarinho, calções e meiões brancos; o Paraguai de camisetas listradas/verticais em vermelho e branco, calções azuis.

*

Com bola rolando ...

- Os canarinhos começaram explorando a esquerda ofensiva, com Vini Jr buscando o confronto direto com a zaga paraguaia. Marcação dura de parte a parte. O Brasil avançado, atacando, e o Paraguai atrás, apostando na possibilidade de um bom contragolpe ou numa bola parada.

- A primeira boa chance foi do Paraguai, num chute de Bombadilla, de longe, que desviou em militão e ia na direção do ângulo; Álison voou e espalmou. Vinte minutos, o Brasil com mais posse de bola, atuando mais no campo inimigo, mas... a chance criada foi de um escanteio da esquerda, cabeçada de marquinhos por cima. Nosso meio-campo marca, briga mas cria muito pouco. Aos 28’, depois de um bate-cabeça  na defesa brasileira, Bobadilla pegou rebote e bateu de frente nas mãos de ÁLisson. Na resposta, paquetá chutou de fora, bateu no braço do zagueiro, na área, o árbitro viu e deu o pênalti.

 - Cadê? Paquetá fez paradinhas e bateu muito mal, pra fora, desperdiçando a cobrança, aos 31 minutos. Mas quem disse que Paquetá é batedor de pênalti?

- Gol! 1 x 0 Brasil, aos 35 minutos. Enfim, uma bela jogada, objetiva, em tabela pelo meio, com Vinik Jr, Bruno Guimarães, Paquetá enfiou e  Vini Jr livrou-se do goleiro,  marcou o primeiro gol brasileiro na competição. Ufa!

 Os paraguaios foram pra cima. Aos 42’, outra boa trama brasileira, Bruno Guimara~es acertou uma bomba no travessão paraguaio, na sequência...

 - Gol! 2 x 0 Brasil, aos 43’; Rodrygo pegou a sobra, levou a marcação e bateu no gol, sobrou rebote do goleiro para Savinho, livre na pequena área, ampliando, Primeiro gol de Savinho com a ‘canarinho’.

 E, já nos acréscimos, confusão envolvendo inicialmente Wendell e Bobadilla, depois um empurra-empurra e bafafá geral. Os paraguaios nervosos... sentindo a desclassificação bem próxima.  Mal recomeçou ...

 - Gol! 3 x 0 Brasil! Vini Jr, quase sem querer, na disputa com o zagueiro na pequena área paraguaia, o becão enrolado com Rodrygo, que brigava pela bola quase na linha de fundo, chutou à toa, a bola bateu em Vini Jr e entrou.

 E a Seleção desceu pra merenda, no intervalo com uma vantagem significativa, 3 x 0. O time enfim mostrou boa pegada, aplicação e buscou o gol o tempo todo. Vini Jr fez dois gols e seu melhor jogo, ativo, buscando o confronto individual (talvez menos individualismo e não precisa ficar caindo, pedindo faltas, estimulando a torcida... é jogar a bola que sabe e pronto). No mais, Paquetá, a despeito de ter perdido o pênalti, fez ótimo passe para o primeiro; Rodrygo, Bruno Guimarães... os melhores.

 *

 Segundo tempo – Os paraguais voltaram animados, pro tudo ou nada. Assim, logo aos 2 minutos...

- Gol! 3 x 1, Paraguai, num chute de longe, forte e rasteiro de Alderete, acertando o canto. Álison foi mas não chegou nela.

- Aos 4’, Enciso chutou ainda de longe, cruzado, Álison espalmou. Os vizinhos guaranys mais ligados, na valentia, acreditando; os canarinhos precisavam voltar pro jogo, sem se acomodar com o placar. Aos 9’, Rodrygo bateu falta direta, da intermediária, Moringio rebateu. Os paraguaios avançados, a partida ficou bem aberta, a defesa brasileira mais exigida, com dificuldades.

 - Aos 18’, Savinho trabalhou pela direita, ciscou e bateu de canhota, a bola bateu no braço do zagueiro, de novo, e o árbitro marcou pênalti. Outra vez paquetá pôs a bola debaixo do braço e assumiu.

- Gol! 4 x 1 Brasil, aos 20 min. Dessa vez, sem presepadas, Paquetá meteu a canhota e acertou o canto, ampliando e quebrando o tesão paraguaio, em boa hora.

  - Dois minutos depois, Almeiron tentou da intermediária, dessa vez Álison catou bem, no chão. A moçada do Paraguai sentiu a pancada, arrefeceu o ânimo. Mas, aos 25’, falta levantada da direita e a defesa brasileira pastou; a cabeçada de Balbuena passou rente ao travessão, Álison só espiou. Na resposta, Vini Jr tentou surpreender o goleiro com chute pelo alto, cobriu o travessão. Aos 35’, Cubas se enroscou com Douglas luiz e o chutou, caído; o árbitro meteu cartão vermelho, expulsou o meia paraguaio. Aos 41’, a arbitragem anulou um gol de cabeça de Arce, impedido, numa bola alçada de falta, a defesa brasileira em linha. Aos 45’, Raphynha da direita cortou pro meio e bateu seco, de canhota, raspou o rodapé paraguaio. Uma moça invadiu o gramado, o jogo parou, e foi levada pelos seguranças. E foi só. Bom triunfo brasileiro.

 Na próxima terça feira, Brasil x Colômbia definindo o primeiro lugar do grupo.

Destaques     

Vini Jr, Rodrygo, Paquetá, Savinho, João Gomes...

*

Ficha Técnica

- Seleção Brasileira escalada por Dorival Jr.: Álison, Danilo, Marquinhos, Militão e Waendell; João Gomes, Bruno Guimarães e Paquetá; Savinho, Rodrygo e Vini Jr. (Douglas Luiz, Endrick, Andreas, Raphynha, Gabriel Magalhães)   

- O Paraguai do treinador Daniel Garnero: Moríngio, Velasquez, Balbuena e Alderete; Cubas (expulso), Villassanti, Espinosa, Bobadilla e Almiron; Enciso e Arce. (Barrero, Jimenez, Ramon Sosa, Gamarra, Caballero)

 - Arbitragem chilena, com Piero Maza no apito.

*

 Eurocopa  

 Definidos os 16 classificados da fase classificatória, começam neste sábado os confrontos diretos e decisivos das oitavas de final.

 - Sábado: Alemanha x Dinamarca; Itália x Suíça

 - Domingo: Inglaterra x Eslováquia; Espanha x Geórgia.

 

**

 BaVi

  Pela rodada 13 da Série A /Brasileirão, Vitória e Bahia jogam no domingo. Às 16h, no Morumbi, o Bahia encara o São Paulo. Às 19h, no Barradão, o Vitória recebe o Juventude/RS.

**