Esporte

VITÓRIA GOLEIA O GALO E BAHIA PERDE PARA O FLA, por ZÉDEJESUSBARRÊTO

Vitória 4x2 Atlético MG; Flamengo 2x1 Bahia. E atenção que lá vem o Palmeiras subindo
ZedeJesusBarrêto ,  Salvador | 20/06/2024 às 22:37
Flamengo 2x1 Bahia
Foto: Letícia Martins

 O Tricolor não merecia perder, ainda mais com um gol de cabeça no ultimo lance da partida – Flamengo 2 x 1 no Maracanã. O time fez uma bela exibição coletiva de  futebol, foi superior nalguns momentos do jogo mas, o futebol é cruel: uma falta quase escanteio pelo lado esquerdo da defesa (aos 48’), Gerson levantou fechado, David Luiz testou na cara do goleiro (que fazia um grande jogo) Marcos Felipe e ele entrou com bola e tudo nas redes. Um castigo. O Flamengo abriu o placar (Gerson) e o Bahia (Everaldo) empatou ainda no primeiro tempo. O Bahia chegou a envolver o Flamengo nos primeiros 20 minutos do segundo tempo, mas não soube finalizar com eficiência. Prevaleceu a qualidade individual dos cariocas. 

 Com esse resultado, o Flamengo vai a 21 pontos, assume a liderança e o Bahia cai para o quinto lugar. Pelo futebol jogado, nada de arriar.  

*

E o Leão depenou o Galo no Barradão  

Mais cedo, o Vitória do treinador Carpini fez, sem dúvida, seu melhor jogo na Série A e detonou o Atlético ‘galo mineiro’ com uma goleada/rolha, 4 x 2, indiscutível. Jogando bola. Um novo meio de campo, combativo e criativo, bons ataques pelos lados e ótimo aproveitamento. O placar diz tudo, o Leão foi superior e mereceu o placar, voltando a dar esperanças e alegrias ao torcedor que já andava meio jururu. Há tempo para uma recuperação na competição. Com mais esses três pontos a equipe já se descolou da zona dos desesperados, chegando a 9 pontos, em 15º lugar.

*

Classificação

 Findando a 10ª rodada, a classificação na parte alta e baixa da tabela está assim:

 - Os cinco primeiros: Flamengo 21 pontos, Botafogo e Palmeiras com 20, Athlético Par4anaense e Bahia com 18 pontos.

 - Os cinco últimos Vasco, Corínthians (7 pontos) Grêmio e Fluminense (6 pontos), Atlético GO com 7 pontos. .

*

 Outros jogos da rodada:

 - Botafogo 1 x 1 Athlético PR; Criciúma 2 x 1 AtléticoGO; Fortaleza 1 x 0 Grêmio;

   São Paulo 0 x 1 Cuiabá; Juventude 2 x 0 Vasco; Internacional 1 x 0 Corínthians;

   Cruzeiro 2 x 0 Fluminense.   Palmeiras 1 x 0 RB Bragantino (ainda jogam).

**

No Maracanã /RJ

 Noite limpa, muito bom público (quase 50 mil presentes), relvado de prima; o Bahia de camisetas brancas, o Flamengo com sua tradicional em vermelho e preto.  

- Aos 5’, boa arrancada de Gilberto, Everaldo, Everton Ribeiro, pela direita, fanalização de Cauly, bola rente ao poste de Rossi. Aos 14’, trama pelo meio, Jean Lucas tenta da entrada da área, cobre o travessão. Aos 16’, primeiro chute do Rubro-negro, Ayrton Lucas de longe, a bola desviou, fora. O Bahia tinha mais posse de bola e mais volume do jogo, mas o bote veio...

- Gol! 1 x 0 Flamengo, aos 23min. Trama de Luis Araújo, Lorran, Pedro escorou e sobrou pra Gérson na meia lua; limpou e saiu o tiro seco, rasteiro, no canto. Qualidade individual.   

 - Aos 29’, Jean Lucas teve chance, da linha da grande área, mas pegou mal na bola, longe. O Bahia bem no jogo, trocando passes, evoluindo, buscando...

 - Gol! 1 x 1 Bahia, Everaldo, aos 34 min. Ótimo lançamento de Jean Lucas, pelo meio, Everaldo ganhou no corpo, na velocidade do zagueiro e desviou do goleiro que saia para abafar. Golaço de centroavante, empatando.

  Partida bem equilibrada, bola no chão, boas jogadas, o Tricolor encarando, chegando. Aos 42’, Gérson arrancou pela esquerda, deixou a marcação pra trás e quase Cebolinha desempatou.

  Bom primeiro tempo, agradável de ver. Um Bahia mais coletivo, bem arrumado e um Flamengo que sobra em talentos individuais – Gerson, Ayrton, Pedro, Lorran, Cebolinha... Indefinido.

  Segundo tempo - Tite lançou Bruno Henrique no lugar de Cebolinha (sentiu um incômodo muscular). Os cariocas voltaram com as linhas de marcação mais adiantadas, dificultado a saída de bola defensiva do Tricolor, que continuava tramando, valorizando a posse de bola. O Flamengo tentando romper em arrancadas individuais.

- Aos 10’, primeiro chute do Bahia, Éverton Ribeiro da entrada da área, nas mãos do goleiro. Aos 12’, Thaciano arrematou de longe, por cima. Aos 16, chute de longe e fraco de Jean Lucas, Rossi catou. Aos 17’, foi a vez de Lorran bater de longe, com veneno, Marcos Felipe catou no chão. Aos 18’, Tite mexeu na escalação e no jeito de jogar da equipe, colocando Allan e Gabigol (saíram o garoto Lorran e Luis Araújo). Aos 19’ Ayrton Lucas tentou surpreender Marcos Felipe buscando o gol da linha de fundo. Errou o alvo. Muito equilíbrio de ações.

  - Por volta dos 20’, forte assédio, pressão do Rubro-negro, com bola alçadas e chutes de meia distância. O Flamengo passa a dominar as ações no meio-campo, mais oxigenado com as substituições feitas por Tite. No Tricolor, alguns jogadores já sem pernas, errando passes. A bola era do Flamengo.  Ceni precisava mexer na equipe, por sangue novo, voltar a equilibrar o meio de campo.

  - Aos 32’, Ceni agiu: Ademir no lugar de Everaldo, e Biel no lugar de Cauly. Aos 38’, Oscar Estupinam e De Pena – saem Thaciano e Everton (jogaram muito). Cinco minutos de acréscimos. Nada definido.

- Gol! 1 x 0 Flamengo, aos 48 minutos. Gerson bateu falta/escanteio, David Luiz testou forte, em cima de Marcos Felipe que tentou espalmar e entrou com bola e tudo.

   Um castigo para o Bahia, que não merecia pelo que jogou. Muita sorte do Flamengo, no minuto derradeiro, numa bola parada.  

     

*

 Destaques

 No time vencedor, a qualidade individual de David Luiz, que decidiu numa cabeçada; Gerson, um monstro no meio de campo; o garoto Lorran, Pedro...

 No Bahia, o goleiro Marcos Felipe fazia um grande jogo mas levou um gol defensável, a cabeçada foi na cara dele, entrou com bola e tudo. Bom jogo de Gilberto, Kanu, Gabriel Xavier, Caio, Jean Lucas, Everton enquanto teve pernas, Thaciano, o primeiro tempo de Everaldo.

*

Ficha Técnica

- O Flamengo de Tite: Rossi, Wesley, David Luiz, Leo Pereira e Ayrton Lucas; Leo Ortiz (Everton Araújo), Gerson, Lorran (Allan) e Luis Araújo(GabiGol), Cebolinha (B Henrique) e Pedro.

- O Bahia de Rogério Ceni: Marcos Felipe, Gilberto, Gabriel Xavier, Kanu e Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly; Thaciano e Everaldo.

 - Arbitragem de Braulio da Silva Machado.

*

 Dia 23, às 16h, na Fonte Nova, Bahia x Cruzeiro, pela 11ª rodada.

**

 No Barradão deu Leão  

 No começo da noite, invernando (26graus), quase São João, lua cheia, público abaixo do esperado/desejado mas barulhando, acreditando. Gramado fofo, pesado. O Leão optou por jogar todo de branco, o Galo com seu tradicional p & b, camisas listradas.

*

 Com bola rolando ...

- Começo corrido, aberto, o Leão tomando as iniciativas. Primeira chance com Mateuzinho, tentou de direita e errou o alvo. Na sequência...

- Olhe o VAR! aos 6 min, finalização de Cadu – gol anulando, bandeira e VAR flagraram impedimento.  Daí...

- Gol! 1 x 0 Vitória, Mateuzinho, aos 8min. O meia recebeu na meia lua, sem marcação, ajeitou para a canhota e bateu colocado, no ângulo. Golaço, abrindo o placar. O Leão saiu na frente.

 Mas o Galo não sentiu, reagiu, foi pra cima. Aos 10’, após um lance de Osvaldo com Scarpa na área baiana, o VAR chamou de cima, o árbitro foi ver o vídeo e assinalou pênalti, pisão.

- Gol! 1 x 1, aos 13’. Scarpa bateu firme, rasteiro, o goleiro foi mas não achou. O Galo empatou.  

Início quente, as duas equipes buscando o gol com intensidade. O Vitória ainda no comando das ações, assediando, com velocidade pelos lados e alçando bolas na área mineira. Aos 21’, Zaracho arriscou da entrada da área, a bola desviou na zaga obrigando Lucas Arcanjo e salvar por baixo, a bola ainda bateu na trave. Olhe a chuva! Vai piorando o estado do relvado, escorregadio.

- Aos 29’, lançamento longo pegou Álisson penetrando pela esquerda, de cara com Lucas Arcanjo, que saiu bem, arrojado e salvou o gol de desempate. Aos 31, nova boa intervenção de Lucas Arcanjo, já se destacando. O Galo vivia seu melhor momento, o rubro-negro fechadinho atrás.

 Alison de um lado, Osvaldo do outro, duas finalizações de frente mas fora do alvo. O Galo parecia melhor, mas...

- Gol! 2 x 1 Vitória, aos 45 min, William Oliveira, de canhota, escorando um ótimo passe de Cáceres, da direita, em envolvente trama coletiva. A torcida foi à loucura!

 

    Um primeiro tempo bem jogado, dinâmico, pegado, aberto. O Leão foi mais feliz nas finalizações e desceu para os vestiários, hora da merenda, com a vantagem, 2 x 1, o torcedor feliz com a atuação da equipe. Destaques para Lucas Arcanjo, W Leonardo, Luan, William, Osvaldo e Mateuzinho – jogaram muito.

 

 Segundo tempo – As mesmas equipes, a mesma intensidade em campo, o Galo em cima, buscando o empate, o Leão na espreita do contragolpe. Equilibrio.

 - Aos 5’, chutaço de Igor Gomes, da intermediária, triscando no travessão de Lucas Arcanjo, só espiando. Aos 10’, Alerrando tentou de longe, fora.

 - Gol! 3 x 1 Vitória! Aos 23min. O apoiador artilheiro William Oliveira, aproveitando com categoria um cruzamento de Mateuzinho, ampliando. Bom contragolpe, fatal.

 - Gol 4 x 1 Vitória, Culebra, aos 32 min. Jogada coletiva, troca de passes, primeiro gol do colombiano com a camiseta do Leão, aproveitando bem a sobra.

 - Gol 4 x 2 Atlético, Palácios, com um chute cruzado e rasteiro, da direita, aproveitando rebote de Lucas Arcanjo, após uma ótima defesa. Diminuiu o preju, apenas.

  Sem dúvida, disparado, o melhor jogo do Vitória na Série A. Bom futebol coletivo, boas alternativas ofensivas, objetividade.  Torcida feliz, reconhecida.

*

Destaques  

- Lucas Arcanjo, Wagner Leonardo, Luan, William (dois gols e muita disposição), Mateuzinho, Osvaldo (o velhinho correu e jogou demais). Destaque maior para o trabalho do treinador Carpini, o Vitória jogou bola, bem distribuído, com mais repertório e um bom aproveitamento ofensivo. Treinamento.  

*

Ficha técnica

- Vitória de Carpini: Lucas Arcanjo, Cáceres, Caio Vinícius, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Leo Naldi, Vinicius, Luan (Fábio), William, Mateuzinho; Osvaldo, Alerrandro (Culebra, Jean Motta, Rodrigo Andrade, Pablo).

- O Atlético ‘Galo mineiro’: Everson, Saravia, Fuchs, Bataglia e Rômulo; Igor Gomes, Zaracho e Scarpa; Pedrinho, Álison e Cadu. (Allan Kardec, Palácios)  Técnico Gabriel Milito.

- Arbitragem do veterano Marcelo Lima Henrique, com VAR.

*

Na sequência, pela 11ª rodada, RB Bragantino x Vitória, em Bragança Paulista, dia 23, às 18h30.

**

  A Copa América começou na noite de quinta, dia 20, nos EUA, com Argentina (atual Campeã do Mundo) e Canadá, no jogo de abertura. O Brasil joga no dia 24, São João, segunda-feira, às 22h, contra a Costa Rica.

**