Gols dos novos talentos brasileiros
ZedeJesusBarreto , Salvador |
27/01/2024 às 11:01
Endrick e Kennedy bons de bola
Foto: Joilson Marconne/CBF
A defensiva brasileira assusta, o futebol coletivo não aparece mas o talento individual salva, decide. Assim, o time de Ramon Menezes venceu a voluntariosa Colômbia (2 x 0) mantendo a invencibilidade (venceu na estreia a Bolivia por 1 x 0), encaminhando a classificação na fase de grupo desse pré-olimpico na Venezuela, buscando uma das vagas (só dois vão) sul-americanas para as Olimpíadas de Paris. O jogo da seleção não agrada, mas é o resultado que conta. Três garotos fizeram a diferença: Kennedy, Andrey e o menino artilheiro Endrick.
O Brasil é o segundo colocado no Grupo A, com 6 pontos em dois jogos, e enfrenta o líder Equador (7 pontos em três jogos) na próxima segunda-feira.
*
Em Caracas/Venezuela
Estádio Brígido Iriarte, bom relvado, 2ª partida do Brasil. Nossa seleção de amarelo, a canarinho e a Colômbia de vermelho total.
Com bola rolando ...
O Brasil começou nervoso, com erros seguidos do sistema defensivo, zaga insegura, e por pouco a Colômbia não abriu o placar em dois lances, aos 2 e 3 minutos. Aos poucos, a seleção canarinho foi se impondo, evoluindo bem do meio-campo pra frente, a despeito dos vacilos atrás. Aos 17’, depois de algumas ratadas, o becão Michel deu caruara (sentiu algo) e foi substituído. Continuávamos a marcar muito mal e aos 20 minutos não finalizamos. Os colombianos com mais vontade e mais volume de jogo.
- Gol! 1 x 0 Brasil, Endrick, aos 24 minutos. Kennedy deu um balaço de fora da área, o goleiro Sebastian deu rebote e o garoto-prodígio Endrick não perdoou. O talento individual decidindo, quando o Brasil estava acuado.
Uma primeira etapa onde o Brasil venceu mas não convenceu, a Colômbia foi melhor, mas os dois da frente decidiram, na individualidade: Endrick, mais enfiado, e Kennedy saindo mais pro jogo na meiúca. Uma seleçãozinha muito mal treinada, sem padrão, instável, muitos erros de posicionamento e de passe, marcação ruim e nenhuma organização tática.
*
Para os colombianos era uma segunda etapa de tudo ou nada. Mais uma derrota e praticamente fora da etapa seguinte da competição e da Olimpíada. Um Brasil morno, plantado. Aos 10’, Andrey achou Endrick enfiando-se na área, o chute do garoto saiu rasteiro, defesa do goleiro. Nosso sistema defensivo continuava batendo cabeça. Aos 12’, o goleiro Mikael salvou um chute de cara, evitando o empate. A Colômbia assediando e o Brasil apenas nos contragolpes.
- Aos 22’, Palácio levou como quis a marcação pela esquerda e C. Cortés desperdiçou, livre, de cara, chutou por cima. Pressão total colombiana. Os brasileiros suportando.
- Gol! 2 x 0 Brasil! Grande jogada de Andrey, Pec foi no fundo, pela esquerda e rolou pra trás – Kennedy completou. Enfim uma boa jogada coletiva, em contragolpe, aliviando a pressão.
*
Destaques para Kennedy, movimentando-se muito, brigando; Endrick, oportunista, habilidoso; Andrey, senhor do meio-campo; Pec entrou bem, com vontade... Nossa defesa é o problema; erra demais nos passes, na saída de bola, nos botes. E falta o encaixe coletivo.
*
Ficha Técnica
- A Seleção brasileira escalada por Ramon Menezes: Mycael, Khellven (Arthur), Michel (Luan Patrick) e Kaiki (Ronald); Andrey, Maurício (Pirani), Marlon Gomes e Alessander; Kennedy e Endrick (Gabriel Pec).
- A Colômbia do técnico Hector Cardenas: Sebastian Guerra, Mosquera (Tanton), Cristian, Bryan Ceballos e Álvares; Palacio (Ruiz), Jhohan Torres, Daniel e Oscar Cortés (Garcia); Gomes e Carlos Cortés (Quiñones).
*
Próximo adversário do Brasil é o Equador, líder do Grupo A (3ª rodada), que venceu a Bolívia por 2 x 0. O Equador tem 7 pontos ganhos em 3 jogos; O Brasil tem um jogo a menos, folgou na primeira rodada. O time de Ramon Menezes estreou vencendo a Bolívia, 1 x 0; na rodada final encara a Venezuela, dona da casa. Só dois de cada grupo seguem adiante.
**
Baianão
- O Bahia joga na tarde deste sábado, no gramado sintético da Arena Cajueiro, contra o Bahia de Feira. Rogério Ceni deve escalar titulares mesclados com a molecada sub-20 e aspirantes.
- O Vitória recebe domingo à tarde, no Barradão, a encardida Juazeirense, atual líder do campeonato depois de bater em casa (no gramado ruim de Juazeiro), por 2 x 0, o Jequié.
- No melhor jogo do meio de semana, o Jacuipense bateu o Atlético de Alagoinhas, em Riachão do Jacuípe, por 3 x 0.
- De olho no garoto Pablo, 20 anos, meia-atacante do Jacuipense, o destaque, revelação do campeonato nessas três primeiras rodadas. Rápido, insinuante, inteligente e competitivo. Leva jeito.
**
O Corínthians, no feriadão paulista, conquistou pela 11ª vez a Copa São Paulo de Junior, a Copinha, vencendo na final o Cruzeiro por 1 x 0.