Esporte

BAHIA VENCE GOIÁS EM JOGO DE DEZ GOLS E DEIXA A ZONA DA DEGOLA

Resultado espetacular para o Bahia e que consagra Rogério Ceni
ZedeJesusBarreto , Salvador | 07/10/2023 às 18:29
Goiás 4x6 Bahia
Foto: Felipe Oliveiraa
    Emoção pura, até o final, 6 x 4, um placar raro e um triunfo histórico, importante do Bahia, fora de casa, sobre um adversário bravo e competitivo. Esse resultado acende um raio de esperanças, convoca de novo a torcida, dá confiança, mostra que ainda é possível escapar de uma desclassificação. Vimos um time ofensivo, definidor na frente mas que mostrou falhas absurdas no sistema defensivo, ainda a corrigir.

Hora de festejar, pois. Até por conta da volta do meia Cauly, um jogador tecnicamente diferenciado, e a ressurreição do avante Everaldo, que fez três gols e sua melhor partida com a camisa tricolor.

  Com o resultado, o Bahia saltou fora na zona da degola, chegou a 28 pontos e dorme no 15º lugar, mas a rodada segue. Tem muito time embolado nas portas da Z-4. Santos e Vasco na cola, ainda jogam.  
**

 - Viva Rebeca! Rebeca é show!  

**

 Em Goiânia

 - Tempo bom, sol, cerca de 30 graus, umidade baixa, estádio Hailé Pinheiro, que o povo chama de Serrinha, arquibancadas quase tomadas (torcida tricolor marcando presença), relvado com boa aparência, clima de decisão, foguetório, pressão total. Confronto direto, uma batalha de agoniados.

 - No antes do começo/rodada 26: o Goiás em 16º lugar, com 27 pontos ganhos; o Bahia em 18º, dentro da zona de desespero, com 25 pontos; um triunfo e o Tricolor passaria o Verdão de Goiás. No confronto da Fonte Nova deu empate.    

- Uniformes: o time da casa de camisetas verdes, calções brancos; o Tricolor baiano de beca branca (listrinhas horizontais em vermelho e azul, no peito), calções azuis.

 *

  Com bola rolando...

  - Visto de cima, com o retorno de Cauly, o time de Ceni num 4-4-2 clássico. Um começo cauteloso, de estudos e muita marcação. Aos 10, o Goiás chegou com perigo. Daí ...  

- Gol! 1 x 0 Bahia, aos 14 minutos. Trama pela direita Gilberto fez boa jogada, Cauly penetrou e cruzou do fundo, por baixo; Ademir fez o corta-luz e Everaldo, limpo, empurrou.

- Gol! 2 x0, Bahia! Gilberto, espertamente, bateu falta antes da linha do meio de campo, pela direita, direto e surpreendeu Tadeu, o goleiro adiantado e paralisado. Aos 17’. Um golaço, estranho e pra pôr na fita.  

 - Dois chutes e dois gols, um aproveitamento de 100%. Os goianos ficaram atordoados e aos 24’, quase Thaciano ampliou, num chute de fora, Tadeu espalmou a escanteio...

 Logo o Goiás acordou do golpe e foi pra cima, inteiro, na pressão, buscando tirar o prejuízo. O Bahia recuou, mas marcava frouxo... 

- Gol! Goiás, aos 26’ – 2 x 1. Anderson entrou pela esquerda, costurando, e cruzou do fundo, Vitor Hugo chegou atrasado na cobertura e Guilherme escorou, diminuindo.

Aos 35, Marcos Felipe salvou o empate e ...   

 - Gol! Aos 37’, 3 x 1, Everaldo! Recebeu um belo passe em profundidade de Cauly, nas costas da zaga e bateu seco, rasteiro, no canto, ampliando e quebrando a guia do time da casa, que sufocava.  

 Aos 41’, Cauly penetrou livre nas costas da zaga e deu um tapinha por cima do goleiro, um golaço!  Mas o VAR flagrou impedimento, um ombro à frente, de Cauly.

O Goiás voltou na pressão, sufocando, alçando bolas na área ...

 Aos 45’, Claus viu pênalti de Rezende, num choque casual dentro da área.

 - Gol! 3 x 2, Guilherme bateu a penalidade, sem defesa.

 E o Bahia a marcar mal, frouxo, com o miolo de zaga desentrosado, Vitor Hugo perdido.  Então...

- Gol! 3 x 3, aos 48’.  Bola levantada da direita, Babi, altão, subiu livre (Vitor Hugo pastando) e testou firme, empatando.

 *

 Seis gols, uma primeira etapa frenética. Cauly deu outra qualidade ao time do Bahia do meio para frente, Everaldo desencantou, o time chegou a fazer 2 x 0, mas a defesa continua peneira, mal colocada, sem agressividade, atrasada... e a marcação frouxa na intermediária. Sò Rezende pega duro. O Goiás é pura briga, vontade...  Jogo aberto e bom de ver.

 

*

 Segunda etapa ...  Substituições dos dois lados (Ratão no Bahia, saiu Ademir). E haja emoção, ritmo alucinante, o mesmo panorama do primeiro tempo.  

- Gol! 4 x 3 , J. Magno, aos 4 minutos, decretou a virada. Trama pela esquerda, em cima de Gilberto, Yago não fez a cobertura, o miolo de zaga perdido (cadê Vitor Hugo?), o centroavante fuzilou na pequena área, livre.

 O Tricolor reagiu, de pronto.  

- Gol! Bahia 4 x 4, aos 8 minutos. Cauly devastou pela esquerda, levou três marcadores e rolou porá trás, Ratão escorou e a bola sobrou pra Everaldo, iluminado, que encheu o pé, empatando novamente.

 Não demorou muito, sem tempo pra respirar...

- Gol! Bahia 5 x 4, Ratão aos 12’.  Jogada de vulto de Everaldo pela esquerda, um passe de três dedos atravessando a área, no chão, e Ratão, do lado oposto, rápido, completou.

   Que jogo!  Nove gols! Um ritmo doido.

 

  Aos 20’, reidratação e Ceni põe em campo Biel e Raul (saíram Cauly e Everaldo, os grandes destaques da equipe até então). O Tricolor tentando fechar a casinha e o Goiás na pressão, levantando bola no sufoco da zaga baiana. Ceni fez substituições fechando mais o setor defensivo.

O ritmo caiu, o Tricolor já mascando, querendo gastar tempo, atrás, e o time da casa em cima, no desespero. Emoção e suspense a cada lance. Claus acrescentou 8 minutos ao tempo regulamentar.

 - Gol! 6 x 4 Bahia, Biel, aos 49’. Contragolpe com Thaciano pela direita, cruzamento por baixo, pra trás,  Ratão passou da bola e sobrou na marca do pênalti para Biel que meteu a canhota e matou o jogo.

 Um triunfo espetacular e histórico, sem dúvida até pela quantidade de gols.

*

Destaques

- Cauly e Everaldo fizeram a diferença. Gilberto, Camilo Cândido, Thaciano, Rezende, Ratão...  

      

*

Ficha Técnica:

- O Goiás, treinado por Armando Evangelista: Tadeu, Bruno Santos, Halter, Bruno Melo e Hugo; William Oliveira, Guzzo e Guilherme; Palácios, J. Magno e Anderson. (Babi, Alesson, Oyama, Sander e Patrício)

- O Bahia escalado por Rogério Ceni: Marcos Felipe, Gilberto, Gabriel Xavier, Vitor Hugo e Camilo Cândido (Matheus Bahia); Rezende (Raul Gustavo), Yago (Acevedo), Thaciano e Cauly(de volta); Ademir (Ratão) e Everaldo (Biel).

- Arbitragem Fifa/Copa do Mundo, de Raphael Claus. Com o tal VAR (carioca) – que no Brasil parece que mais atrapalha do que ajuda.

*

 -  O próximo jogo do Bahia, pela 27ª rodada, é na Fonte Nova, contra o Internacional do RS; quarta-feira, dia 18, às 21h30.  
 

**

  Pela Série B, o Vitória defende sua liderança em Santa Catarina, neste domingo à tarde, contra o Criciúma.


**

  Brasileiros nas finais

 

 Estão definidos data e local dos jogos finais (únicos) da Libertadores da América e da Copa Sul-americana com a presença de brasileiros, Fluminense e o Fortaleza – pela primeira vez um time nordestino numa final sul-americana.

 

   - No dia 28/outubro, um sábado, às 17 horas. Fortaleza x LDU/Equador, no estádio Centenário, em Montevideu, Jogo histórico para os cearenses, treinados por Vodjvoda.

   - No dia 4 de novembro, também um sábado, a festa da final da Libertadores será no Maracanã: Fluminense x Boca Juniors da Argentina.


*

  O que mudou... 


 De Klose, atacante alemão, artilheiro, recordista de gols em Copas do Mundo:

  “Eu parei de jogar futebol porque não o reconhecia mais. Hoje, os jovens jogadores pensam em outras coisas. Quando criança, só pensava em treinar e me tornar alguém neste esporte que sempre adorei. Na Lazio e na seleção nacional, após cada treino, me colocava em uma banheira cheia de gelo para evitar lesões, mas os jovens jogadores se recusavam.

  Quando me viram pegando os sacos de bolas para guardá-los no final do treino, me disseram 'Mas quem manda você fazer isso?'. Naquele momento eu disse para mim mesmo: 'Você tem 20 anos e não pode ajudar um trabalhador de 60 anos?'

Eles se preocupam mais se suas chuteiras que combinam com as meias. Foi por isso que eu disse para parar. O futebol que eu conhecia não existe mais.Os jovens jogadores de hoje pensam primeiro nos carros, nos contratos com os patrocinadores e nas chuteiras novas. Só depois de todas essas coisas é que chega o futebol. Para eles, a imagem deles é o mais importante. Para mim tudo o que importava era o futebol.”