Com o resultado, o time vai a 6 pontos ganhos e já ocupa uma vaga entre os oito primeiros na tabela de classificação. Melhoram as perspectivas, a torcida tende a crescer com o time.
ZedeJesusBarrêto , Salvador |
07/05/2023 às 18:49
Biel e Bruno Viana na disputa da bola no Bahia 3x1 Coritiba
Foto: Felipe Oliveira
Uma partida digna de uma nova era? Pelo menos pela pegada, aplicação coletiva, competitividade, pareceu aquele Bahêa antigo, que nunca se rendia em campo. O Novo Bahia City estreou uma belíssima camiseta azul clarinho (estilo Manchester City) e ganhou com superioridade o Coritiba (3 x 1) na Fonte Nova, reacendendo as esperanças do torcedor. Um novo Bahia?
Foi um jogo duro, com uma primeira etapa equilibrada, mas o Tricolor soube se impor, mesmo sofrendo o gol de empate, no segundo tempo, sem passar sufocos, controlando bem as ações, com boa ocupação dos espaços, dois gols e boas alternativas ofensivas. O placar poderia ter sido mais elástico.
Com o resultado, o time vai a 6 pontos ganhos e já ocupa uma vaga entre os oito primeiros na tabela de classificação. Melhoram as perspectivas, a torcida tende a crescer com o time.
**
Na Fonte Nova
- Tarde domingueira outonal nublada, dia chuvoso, 27 graus, arquibancadas com um público, para ver um novo ou renascido Bahia em campo, o Bahêa City, começo de uma nova era, quem sabe a retomada (em 2023) da história começada em 1931 de um time de futebol que ‘Nasceu pra vencer”. Agora um clube SAF, do Grupo City. Apois.
- Gramado molhado, rápido, linheiro mas já bem mastigado, alguns cantos enlameados. Um confronto com histórico de empates. O Tricolor com seu novo manto azul clarinho (modelo Manchester City), calções brancos. E o Coritiba, o ‘Coxa Branca’ do Paraná, de camisetas brancas (com faixa horizontal, detalhes e calções em verde).
*
Com bola rolando ...
- O Coritiba começou apertando a marcação na saída de bola tricolor, pegando duro desde a frente. O Bahia chutou primeiro: Thaciano, da intermediária, a bola passou perto. Aos 7’, numa falta cobrada, defesa de Marcos Felipe. Disputa pegada, muito corpo-a-corpo. Biel fez boa jogada pela canhota, levou a marcação e bateu rasteiro para boa defesa de Gabriel, aos 14 min, no chão.
- Gol! 1 x 0 Bahia, aos 17 minutos. Boa arrancada de Matheus Bahia pela esquerda, o cruzamento saiu forte e rasteiro, bola estourada entre goleiro e zagueiro, Biel chegando na área pequena, gol contra. Bateu por ultimo no zagueiro Victor Luis.
O Coxa avançou mais suas linhas, foi pra cima, alçando bolas na área baiana, faltas e escanteios. Equilíbrio de ações. Aos 27’, boa trama, Thaciano ficou de cara, tentou colocar e errou o alvo, por pouco. Aos 28’, após bola cruzada da direita por Cauly, Thaciano testou firme, acertou o travessão. Duas chances claras, bons momentos do Bahia.
- Jogo acelerado, pegado e aberto até os 50 minutos. Um Bahia mais perigoso, vertical e objetivo na primeira etapa, intensa. E o tricolor desceu pra merenda com a vantagem, 1 x 0. Mas nada estava definido.
*
No vestiário, Zago trocou no ataque: Boschilia no lugar de Rodrigo. A pegada continuou forte, com muitas faltas dos paranaenses e pouco espaço para manobras. O jogo recomeçou mais feio, mais trombado que jogado. Aos 16, Paiva trocou – saiu Everaldo e entrou Arthur Sales, mais veloz, rápido e menos técnico.
- Gol! 1 x 1, Coritiba. Boschilia, de muito longe, disparou um raro canhotaço e acertou o canto. Um golaço, mas o goleirão estava meio que distraído, aceitou. Aos 18 minutos.
- Gol! 2 x 1 Bahia, Biel, aos 20 minutos. A resposta veio rápida, em boa trama pela direita (Jacaré, Cauly), Biel bateu de primeira, da meia lua, no cantinho, rasteiro. O goleiro Gabriel até foi mas não achou bola.
- Gol! 3 x 1 Bahia, David Duarte, de cabeça. Cauly alçou falta da direita e o becão subiu muito, do lado oposto, testando forte, ampliando, aos 24’.
O placar tranquilizou o tricolor e desesperou o Coxa, já sem a mesma pegada, só nos chutões. Daí, o treinador Paiva começou a administrar o resultado, fazendo substituições, mantendo o ritmo: Ademir no lugar de Cauly, Acevedo no de Yago. Mais adiante, entraram ainda Mugni e Diego Rosa, que, aos 54 minutos, bateu uma falta bem colocada e o goleiro Gabriel salvou, espalmando no canto.
Um bom e convincente triunfo tricolor, o torcedor feliz, festejando.
Destaques:
David Duarte e Rezende na zaga, boa partida enfim de Matheus Bahia, Thaciano, Biel, Cauly ... A pegada, o trabalho coletivo da equipe.
*
Escalações
- Bahia City escalado pelo portuga Renato Paiva: Marcos Felipe, Kanu, David Duarte, Rezende; Jacaré, Yago, Thaciano, Cauly e Matheus Bahia; Biel e Everaldo.
- O Coritiba treinado por Antonio Carlos Zago: Gabriel, Henrique, Bruno Viana, Victor Luiz; Natanael, William Faria, Bruno Gomes e Jamerson; Alef Manga, Rodrigo (Boschilia) e Kaio Cesar (Ze Roberto, Bianqui, Vinicius, Moreno...)
- Arbitragem carioca (?), com Bruno Mota Correia no apito. Sem problemas.
*
Na sequência, pela 5 ª rodada, Santos x Bahia, na Vila Belmiro/SP, na próxima quarta-feira, dia 10, às 19h.
Obs: - As duas equipes (Bahia e Santos), se enfrentarão, ainda, em dois confrontos, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O primeiro jogo será em Santos e o decisivo na Fonte Nova.
*
Outros jogos da rodada 4
Cruzeiro 2 x 1 Santos; Fluminense 1 x 1 Vasco; América MG 1 x 2 Cuiabá;
São Paulo 2 x 0 Internacional; Athlético PR 2 x 1 Flamengo. Jogam ainda:
- Botafogo x Atlético MG; Goiás x Palmeiras; Grêmio x RB Bragantino.
Corínthians x Fortaleza (20h, segunda-feira).
**
Leão 100%
Em busca de retomar a liderança da Série B, o Vitória joga no meio da semana em Fortaleza, contra o Ceará, partida que resta da rodada 4 (adiada por conta do jogo Ceará x Sport pela final da Copa do Nordeste – Ceará Campeão). O objetivo é manter a pegada e a invencibilidade de quatro jogos, 11 gols feitos e zero sofrido.
**
Realeza
Equipe maior ‘papa-títulos’ do planeta (100 títulos conquistados), o Real Madrid ganhou o troféu Copa do Rei da Espanha/2023. A final foi sábado, em Sevilha, 2 x 1 sobre o Osassuña, com atuação destacada dos brasileiros Vini Jr e Rodrygo (autor dos dois gols). Um supercampeão!
Numa das semifinais da Copa dos Clubes Campeões da Europa, a Champions League, o Real enfrenta o Manchester City (de Guardiola, De Bruynne e Haaland), um jogaço com cara de final, são as duas melhores equipes do mundo no momento.
**
Cadê o vôlei baiano?
BH/Minas Gerais é a capital do volei Brasileiro, times campeões nacionais no masculino e no feminino.
Enquanto isso, na Bahia ... é uma vergonha!