Ele não tinha condições para ter um jet ski, mas o seu sonho o levou longe
Fábio Almeida , dSalvador |
28/04/2023 às 19:11
Piloto baiano de jet ski Bruno Jacob
Foto: DIV
A Bahia e o Brasil estão sendo reconhecidos em esportes aquáticos graças ao piloto de jet ski Bruno Jacob (@jacobjetski), atleta baiano que se destacou no mundo náutico, sendo considerado um dos melhores internacionalmente.
Além de ser vice-campeão mundial de jet ski e multipremiado em todo o país, Bruno possui um currículo de grandes conquistas, que inclui os títulos de Campeão Sul-americano, Campeão Brasileiro, Campeão Baiano, Bicampeão Internacional de Freeride, Campeão do Mundial Jet Waves, o recorde mundial de maior salto de jet ski (27,6 metros) e os títulos de Campeão Brasileiro de Freeride e King of Freeride, esse último que culminou por ter conquistado mais títulos ao redor do mundo do que qualquer outro atleta.
O profissional, porém, não tinha condições para ter um jet ski quando o sonho de criança começou. “Meu pai conseguiu um jet usado para eu começar a treinar, competir'', conta, emocionado. Com toda a superação, Jacob passou, desde jovem, a treinar, estudar e trabalhar ao mesmo tempo, visando garantir segurança para o futuro da família. “Sempre foi muito, muito duro, sempre com muita disciplina, sempre com muita batalha'', destaca Bruno, ao lembrar do seu início, tendo a família como apoiadora do seu sonho.
Bruno é agora inspiração para diversos brasileiros, já que a área de jet ski teve uma crescente constante de vendas após a pandemia de Covid-19. O Brasil é atualmente o segundo maior consumidor de jet, atrás somente dos EUA. A empresa Boatlux, por exemplo, que atua desde 2012, viu apenas no ano passado um crescimento de 50%.
''Não sabia falar direito outra língua. Estudei, me formei em inglês, comecei com a prática. Hoje sou fluente em inglês e espanhol também”, explica sobre a sua história de superação.
O ápice da carreira de Bruno ocorreu em 2016, quando ele conquistou um feito ao conquistar o vice-campeonato mundial de circuito, além de vencer a etapa do Mundial em Salvador, na categoria profissional. Este sucesso foi resultado de anos de dedicação e treinamento intenso, o que o levou a se tornar um dos principais atletas de jet ski do mundo.
‘’Hoje vejo essas mais de 200 conquistas e centenas de troféus, com meus títulos ao redor do planeta, em vários continentes, e sou muito grato. Mas a luta não para. Jamais devemos achar que alcançamos o máximo. Vou buscar o meu lugar no circuito mundial profissional, sem dúvidas estou realmente no melhor momento da minha carreira’’, conclui o atleta.