ZédeJesusBarrêto comenta a vitória tardia do Bahia sobre CRB 3x0; não adiantou nada
ZedeJesusBarrêto , Salvador |
23/03/2023 às 08:55
Bahia 3x0 CRB
Foto: ECB
Na rabeira, derrotados, já desclassificados, antecipadamente fora da disputa, os times baianos – Atlético Alagoinhas, nosso bicampeão estadual e a dupla Ba Vi, os dois rivais e maiores vencedores da competição – apenas cumpriram tabela na noite dessa quarta-feira, pela rodada derradeira da fase de grupos da Copa do Nordeste 2023. Triste despedida.
- O Bahia, com seu time principal e pouca torcida nas arquibancadas da Fonte Nova (menos de 5 mil presentes), venceu o CRB das Alagoas (3 x 0), eles já de boa, classificados; o Vitória, com sua equipe sub-20 e mais uma vez reformando e reformulando o elenco com a mira da Série B, encarou o Campinense da Paraíba, em Campina Grande e perdeu: 2 x 1; o ‘Carcará’ de Alagoinhas, já sem bico e sem garras, perdeu para o enfastiado Ceará (2 x 1), em Fortaleza.
Fim melancólico, jornada decepcionante essa do combalido futebol baiano que já foi o ‘dono’ do Nordeste. Foi. Um fiasco, uma vergonha!
**
Os classificados para a fase decisiva da Copa do Nordeste
- Sport Recife, Fortaleza, Ferroviário/CE e CRB (do Grupo A)
- Ceará, ABC, Náutico e Sergipe (do Grupo B)
**
Na Fonte Nova
Com o foco na disputa do título baiano – domingo tem o primeiro pega decisivo com o Jacuipense, em Riachão – o treinador Renato ‘gajo’ Paiva, aniversariante do dia, surpreendeu, mandando a campo sua equipe principal, buscando entrosamento. Um jogo treino?
- O Bahia com seu traje tricolor, camisas listradas; o CRB com camisetas brancas, detalhes em vermelho.
Com bola rolando ...
O Bahia começou em alta, impondo ritmo.
- Gol! 1 x 0 Chavez, aos 2 minutos. Trama pela esquerda, Biel enfiou para a penetração do lateral equatoriano que encheu o pé canhoto, abrindo o placar. Primeiro gol de Chavez com a camisa tricolor.
O Bahia em cima, dominante. Aos 16’, Cauly bateu falta riscando a trave alagoana. Aos 18’, arcos Felipe salvou o empate arrojando-se nos pés de Anselmo Ramon. Aos 21’, o Tricolor chegou trocando passes, Cauly bateu de frente, Diogo Silva salvou.
Aos 28 min, Cauly dominou na área alagoana, ia chutar, bola no braço do zagueiro Mateus, o árbitro marcou pênalti.
- Gol! 2 x 0 Bahia, Everaldo bateu firme, rasteiro, no cantinho, ampliando. Aos 29’.
Com o placar adverso, o time alagoano adiantou suas linhas, passou a atuar mais no campo adversário, o Bahia postado para os contragolpes, às vezes desperdiçados por conta da lentidão do centroavante Everaldo, sem apetite. Aos 42’, Yago arriscou da entrada da área, passou perto. A0s 47’, noutro bom contragolpe, Biel deixou Cauly de cara, o chute saiu forte, Diogo Silva evitou o terceiro. O Bahia melhor na primeira etapa.
*
Logo no recomeço, Chavez recebeu em profundidade de Yago, quase saiu o terceiro. Na sequência, Yago arriscou de fora, passou a um palmo do travessão do CRB. O time alagoano mais avançado, aceso. Boa intensidade de jogo, o Bahia mais incisivo, veloz, chegando com mais perigo. Aos 13’, Anselmo Ramon achou espaço, disparou, Marcos Felipe mandou a escanteio. Aos 16, Chavez arrematou de direita, defesa de Diogo Silva. Antes dos 20’, substituições nas duas equipes.
A partida foi caindo de ritmo, o CRB se poupando, sem correr riscos de lesões ou cartões, mas querendo pelo menos o ‘gol de honra’. O Tricolor correndo, como exige o treinador, administrando a vantagem no placar. Equilibrio.
- Gol! 3 x 0 Bahia, Arthur Salles, aos 45. Num bom contragolpe, Kayky levou a marcação na carreira e deixou Arthur Salles (20 anos) de cara, bateu na saída do goleiro e fechou o caixão.
O Bahia foi superior, ganhou com folga, sem sufocos.
- Destaques: Gabriel Xavier, Kanu, Acevedo, Cauly, Biel, Chavez ... os melhores.
*
- O time que Renato Paiva mandou a campo: Marcos Felipe, André, Kanu, Gabriel Xavier e Chavez; Rezende, Acevedo, Cauly, Yago; Everaldo e Biel (Matheus Bahia, Marcos Vitor, Kayky, Davi Duarte, Arthur Salles).
- O treinador alagoano Umberto Louzer escalou: Diogo Silva, Maike, Gun, Mateus e Romão; Aurenir, Juninho, Guilherme e Renato; João Paulo, Anselmo Ramon. (Rafael Longuine, Hereda, Falcão, Denner, Copette).
- Arbitragem do cearense Luis Cesar Oliveira Magalhães.
*
Em Campina Grande
A meninada do Vitória até correu, deu trabalho, mostrou trabalho. O time paraibando abriu o placar no primeiro tempo, o Leão empatou (gol do centroavante Anderson) no segundo tempo, mas não suportou a pressão dos donos da casa. Derrota, 2 x 1.
*
No Presidente Vargas
O Vovô, um dos fortes candidatos ao título do Nordestão, entrou em campo já classificado e na liderança de seu grupo, ganhou de 3 x1 do Atlético de Alagoinhas, o pior time da competição.
**
Seleção Brasileira
Sob o comando do treinador interino Ramon Menezes -aquele mesmo que, faz pouco, venceu o Sul-americano Sub-20 e que, faz tempo, foi ídolo como meia esquerda do Vitória – a Seleção Canarinho volta a campo pela primeira vez depois da Copa do Catar e da saída do ‘fracassado’ treinador Tite: Joga sábado próximo, às 19h (hora de Brasília), em Tanger, norte da África, contra a seleção de Marrocos, que foi a sensação da Copa passada.
- Data FIFA, eliminatórias de seleções na Europa e na Ásia e amistosos na América latina – inclusive dois jogos da Argentina de Messi, Tricampeã do Mundo no Catar. Os argentinos jogam nesta quinta, contra o Panamá, no Monumental de Nuñez, Buenos Aires.
*
Muitas novidades na equipe de Ramon Menezes, em princípio assim escalada: Ederson, Anderson Royal, Militão, Ibañez e Alex Teles; Casemiro, Andrey e Paquetá; Anthony ou Rodrigo, Vitor Roque e Vini Jr.
Não vale nada, é um amistoso, mas uma boa oportunidade dos novatos mostrarem serviço, brigarem por uma titularidade na renovada (assim esperamos) seleção, que desde 2002 não vence uma Copa. Até agora, o nome mais falado para assumir o comando técnico do escrete é o do rodado e vitorioso Italiano Ancelotti, treinador do Real Madrid.
**