ZédeJesusBarrêto comenta que o Vitória não acertou o passo e levou 3x1 no Rei Pelé
ZedeJesusBarrêto , Salvador |
05/02/2023 às 18:41
CSA 3X1 Vitória merecidamente
Foto: Morgana Oliveira/ CSA
Não podia ser pior. Com menos de 15 minutos de partida o rubro-negro baiano já perdia de 2 x 0, a defesa batendo cabeça, o goleiro sem tempo de bola... E no ataque, a única jogada era levantar bolas para o cabeceio do grandalhão veterano artilheiro Leo Gamalho, um repertório pobre. No primeiro tempo, numa jogada dessas, deu certo, 2 x 1 na cabeçada do centroavante. Mas o segundo tempo foi inteiro do CSA, um Leão apático e, ainda por cima, prejudicado com a expulsão do zagueiro Dankler. O time alagoano fez 3 x 1 e administrou até o final, o Vitória volta pra casa com a derrota e um ponto apenas ganho dos seis disputados pelo Nordestão. O técnico joão Burse foi demitido.
*
Aliás, nossas equipes baianas vão muito mal na competição. Bahia e Vitória com apenas um ponto e o Atlético Alagoinhas, bicampeão estadual, zero. Preocupante.
*
No Rei Pelé
- Maceió com tempo nublado mas sem chuvas, muitos vazios nas arquibancadas, presença de uma galera baiana, gramado com alguns mastigados, mas bom de jogo.
- O CSA com indumentária em branco e azul, o Leão com seu tradicional rubro-negro.
*
Com bola rolando ...
- Com apenas um minuto e meio, o árbitro viu um pênalti de Zeca em Geovane. Uma entrada por trás, na área de perigo. Os baianos contestaram. Osvaldo e Camutanga levaram cartão amarelo.
- Gol! 1 x 0 CSA, Pará bateu forte, a meia altura, abrindo o placar. Aos 3 min. Bem cedo.
Ao Leão baiano só tinha um caminho, ir pra cima, atacar, tirar o prejuízo. Mas...
- Gol! 2 x 0, aos 14 minutos. Escanteio cobrado da esquerda, fechado, Robinho antecipou-se à zaga, perdida, e testou pra baixo, Lucas Arcanjo, indeciso, aceitou; bola na rede.
- Gol! 2 x 1, Leo Gamalho, aos 18 minutos. Gegê cobrou escanteio da esquerda, alçando na área alagoana, Gamalho subiu só e testou forte, no canto, diminuindo.
O Leão estava no jogo! Reagiu bem, atacando, brigando. Partida ficou movimentada e equilibrada. Aos 31’, Dibble faz boa jogada de fundo, pela esquerda, cruzou e a pelota triscou por cima no travessão. Aos 39’, Xandão bateu falta, desviou na barreira, assustando Lucas Arcanjo. O Vitória na pressão, levantando bolas na área para Gamalho, sua jogada mais proveitosa. Algumas faltas duras, cartões, catimbas... aos 48’, Bruno Matias testou mais uma bola alçada, a pelota raspou o rodapé da trave de Lucas Arcanjo.
Foi uma primeira etapa parelha. O Leão até com mais atitude, volume de jogo, o CSA perigoso nos contragolpes.
*
Segunda etapa. Retorno animado, pegado, ofensivo, o time alagoano retornou com mais apetite. Cinco escanteios seguidos em favor do CSA nos primeiros minutos. Num deles, quase gol olímpico, Lucas Arcanjo salvou.
- Aos 10’, o árbitro expulsou Dankler por uma falta por trás em Robinho; recebeu o segundo cartão amarelo. O Leão com um atleta a menos em campo, pois. Isso mudaria tudo. Tomás Bastos bateu a falta, Lucas Arcanjo, espalmou.
- Aos 15, Railan levantou e Gamalho testou acertando a trave alagoana. Quase o empate. Aos 19’, Robinho, sozinho na frente da pequena área, cabeceou mal um bom cruzamento de Geovane da direita. A despeito da inferioridade numérica, o Leão não arrefeceu, mas... num contragolpe:
- Gol! 3 x 1, Rodriguinho, aos 26 minutos. Jogada de velocidade do lateral Everton, pela direita, cruzamento rasante e o avante, que acabara de entrar, finalizou na pequena área, após rebote frouxo de Lucas Aracanjo. Aí, ficou difícil.
O azulão CSA passou a administrar bem a vantagem, sem correr riscos, com as rédeas da partida até o final.
*
Destaques na equipe alagoana para os laterais Everton e Pará, além do meia Geovane.
O Vitória fez uns 15 minutos de futebol competitivo no primeiro tempo, e só.
*
Escalações
- CSA de Alagoas: Dalberson, Everton, Paulo Cesar, Xandão e Pará; Igor Oliveira, Tomás Bastos, Bruno Matias e Geovane; Robinho e Kaio Nunes (Rodriguinho, Rend, Moisés, João Felipe, Jonathas). Treinador interino Bebeto Moraes, estreou bem.
- Vitória escalado por João Burse: Lucas Arcanjo, Railan, Camutanga, Dankler e Zeca; Leo Gomes, Gegê e Diego Torres; Dibble, Gamalho e Osvaldo (Alisson Santos, Eduardo, Allan, Marco Antonio e Trellez).
Arbitragem pernambucana, com Francisco Bezerra no apito.
*
Sergipe 4 x 0 Atlético Alagoinhas, no Batistão, em Aracaju.
Ceará 2 x 0 Sampaio Corrêa; ABC 2 x 0 Fortaleza; Náutico 2 x 2 CRB.
Campinense x Sport, em andamento.
*
Classificação
Grupo A – Fortaleza (6 pontos), Ferroviário e CRB (4), Sport (3) ... Vitória (1)
Grupo B – Náutico e CSA (4 pontos), Ceará, Sergipe e ABC (3)... Bahia (1)
Atlético Alagoinhas zero pontos.
**
Jogão no Baianão
Pelo Campeonato Baiano, fechando a sexta rodada, Bahia de Feira 3 x 2 Jacuipense. Duas expulsões, uma de cada lado, alta intensidade, cinco gols. O Bahia de Feira, o Tremendão, saiu da zona de rebaixamento com o triunfo.
O que aconteceu: O Bafeira fez 1 x 0, logo aos 8 minutos, Tiago Correia, de pênalti. O Jacuipense chegou ao empate, 1 x 1, aos 13 do segundo tempo, num chute de muito longe do becão Wéverton, um frangaço do goleiro feirense Allan, mão de alface no lance. Logo depois, um golaço de Caíque (2 x 1 Bafeira), arrancando pela direita e batendo por cobertura.
Até o final, emocionante. Aos 36’, Kanu empatou, após uma bola cruzada pelo alto que a defesa do Bafeira não resolveu; o veterano becão encheu o pé. Mas, já aos 46 minutos, noutra bola alçada, o zagueirop Pedrão subiu, antecipando-se ao goleiro, testou e desempatou, dando o triunfo ao time feirense.
*
Classificação
- Bahia lidera com 15 pontos ganhos; Itabuna tem 11, Jacuipense e Juazeirense com 10 pontos. Na rabada, Jacobinense e Doce Mel (que não ganhou de ninguém ainda).
*
- Pela sétima rodada, o Bahia recebe o Bahia de Feira e o Vitória encara o Carcará Atlético, em Alagoinhas. Jogos na próxima quarta-feira.