O Centro de Treinamento de Boxe e Artes Marciais Waldemar Santana é um novo equipamento que ocupa uma área construída de 2.762,69m² para atender crianças e jovens com aulas de iniciação esportiva em modalidades como boxe, jiu-jtsu, judô, muay thai, MMA, aikidô, kung fu, karatê, taekwondo, kickboxing e muitas outras para o incentivo à formação cidadã e revelação de mais talentos baianos. Será um espaço também destinado ao treinamento das modalidades de combate.
A obra de construção civil coube à Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). No entanto, a gestão do espaço ficará a cargo da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).
As aulas de iniciação esportiva serão ofertadas em parceria firmada entre a autarquia do esporte e federações esportivas representativas das modalidades de artes marciais. A proposta é ocupar o espaço com aulas, de segunda a sexta-feira, voltadas para crianças e jovens de 7 a 17 anos, com horários disponibilizados nos turnos matutino e vespertino.
O equipamento esportivo ganhou o nome do atleta baiano Waldemar Santana, atleta de destaque das artes marciais da Bahia e do Brasil, notadamente o jiu-jitsu, mas também do boxe, luta livre, capoeira e vale-tudo brasileiro.
Nascido em 28/10/1928, no Engenho Velho da Federação, em Salvador. Aos 22 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro onde, junto com a família do também atleta Hélio Gracie (dona de uma tradicional academia de artes marciais da cidade carioca), ajudou a difundir as lutas esportivas pelo país, principalmente jiu-jitsu e vale-tudo.
Em 24/05/1955, travou com Hélio Gracie a maior luta da história do pugilismo brasileiro, com lances dramáticos, sensacionais e duração de 3h45min, um recorde mundial em se tratando de vale tudo. Venceu Waldemar que, aos 25 anos, virou celebridade nacional e ganhou o apelido de ‘Leopardo Negro’.
Por meio do esporte e suas lutas, Waldemar divulgou a Bahia e incentivou as artes marciais, tornando-se. recordista em apresentações com 286 combates.