Esporte

VITÓRIA EMPATA COM ABC 0X0 NO BARRADÃO E CLASSIFICAÇÃO FICA DIFICIL

ZédeJesusBarrêto comenta que o Leão pressionou o ABC< mas não marcou gols
ZédeJesusBarrêto ,  Salvador | 04/09/2022 às 19:15
Vitória 0x0 ABC
Foto: ECV


 O torcedor saiu decepcionado, preocupado. O Vitória vinha de uma goleada sofrida fora e todos esperavam um triunfo em casa, mas o ABC veio fechadinho, só nos contragolpes, segurou o empate (0 x 0) e teve chance de vencer. O Vitória pressionou, alternou bons e maus momentos. Faltou sobretudo competência ofensiva.

 Nada desesperador, mas a situação ficou mais complicada para a tão almejada classificação. No grupo do rubro-negro, o ABC lidera, com 7 pontos; o Figueirense tem 6 e o Vitória tem 4.  Joga ainda fora de casa contra o ABC e o Paissandu, e recebe o Figueirense no Barradão. Só dois se classificam. Não tem mais espaço pra vacilo.

*

No Barradão

- Mais um triste episódio de conflito entre integrantes das torcidas uniformizadas (Ba x Vi) no bairro de São Caetano, no começo da tarde. Pancadaria com cacetes, arma de fogo, faca...  um absurdo. Um morto, gente presa pela PM e várias pessoas feridas hospitalizadas. Até quando isso?  A impunidade garante a bandidagem explícita.

- Um fim de tarde domingueiro de céu limpo. Haja engarrafamento na chegada para o estádio, avenidas e paralela... Torcida em bom número nas arquibancadas (cerca de 25 mil presentes), clima de decisão.

 - O Leão com seu tradicional uniforme rubro-negro, o ABC todo de branco.

*

 - Com bola rolando...

  - O Leão começou impondo ritmo e Tréllez, recebendo na frente, em velocidade, chutou cruzado, assustando o goleiro Matheus logo aos 2 minutos, assanhando a torcida. O ABC respondeu aos 5’, lance perigoso, a arbitragem marcou impedimento com ajuda do VAR. Animado. Lá e cá. Os dois times buscando o gol, ofensivos.

 - O Vitória assediando mais, impondo-se em casa, chutando, arriscando. Aos 10’, quase Tréllez fez, de cobertura. Mas foi arrefecendo e o ABC gostando do jogo. Aos 15’, Dalton salvou, espalmando chutaço dos potiguares para escanteio. Aos 18’, num contragolpe, quase Lucas Douglas marcou. Jogo aberto. Aos 25’, bola na trave do goleiro Dalton, o torcedor em suspense. O ABC melhorou, equilibrou, já chegando na frente com perigo.  

  O Leão, meio afobado, perdeu o ímpeto inicial e a torcida tentou inflamar o time em campo. Aos 33’, Eduardo voltou a ameaçar o arco potiguar. O tempo passando, o jogo esfriando, os visitantes fechadinhos até o final da primeira etapa, apostando no empate. O Rubro-negro tentou aquela pressão final, sem muita convicção. Aos 44’, o ABC teve uma falta na meia lua da área baiana... ìcaro bateu forte, a bola passou perto do gol de Dalton. Foi o que aconteceu na primeira etapa. Pau a pau. Começou quente e terminou bem morno.

*

 O Vitória precisava do triunfo, tinha que arriscar, ir pra frente. O ABC na moita, sem pressa, só chegando na boa. O Leão apertando o cerco, escanteios, bolas alçadas, chutando de longe... os visitantes esperando um erro do adversário; aos 15’, quase chegou. Burse tirou o meio-campista Dionísio, lançou o atacante Luidy. Em busca do gol. Na sequência, Hitalo substituiu Rafinha. Aos 23’, Hitalo caiu na área, o torcedor pediu pênalti, o árbitro nem tchum, mandou levar. O tempo passando, ansiedade, nervosismo dentro e fora de campo... O ABC vez em quando assustava, vivo. No Leão, Dinei e Rodrigão em campo, dois centroavantes, quatro atacantes, um 4-2-4 arriscado, ao tudo ou nada nos 15 minutos finais.

 - Aos 32’, Rodrigão teve a chance de abrir o placar, mas pegou mal na bola, de frente, cara a cara, o goleiro Matheus salvou. O Leão inteiro no ataque. Mas, aos 38’, num contragolpe, bola alçada na área baiana, finalização na linha da pequena área, Dalton fez milagre e salvou o gol do ABC; Ufa! Dois minutos depois, a resposta de Alemão, errou o alvo. O Árbitro acrescentou 7 minutos. Tensão... nada aconteceu. Frustração.              

 *

  Os dois goleiros destacaram-se. O ABC bem arrumadinho atrás. Ao Vitória faltou qualidade ofensiva.

  *

 Escalações:

 - Vitória: Dalton, Alemão, Allan Santos, Marco Antonio, Lazaroni; Leo Gomes, Eduardo e Dionísio; Honório, Tréllez e Rafinha (Luidy, Hitalo. Dinei, Rodrigão). Treinador, João Burse.

 - ABC de Natal: Matheus Nogueira, Marcos Vinícius, Afonso, Ícaro, Felipinho; Wellington Reis, Erick Varão, Henan e Lucas Douglas; Thálisson e Fábio Lima. (Daniel, Richardson, Alison, Paulista, Gustavo)) Técnico, Fernando Marchiori.

 Arbitragem de Goiás, com auxílio do VAR. No apito, André Luis de Freitas Castro.

*

  Pelos jogos de volta do quadrangular (2ª fase decisiva), o Vitória volta a jogar contra o ABC no Frasqueirão, em Natal. Sábado, dia 10, 17h.