ZédeJesusBarrêto comenta mais um show da torcida na Arena Fonte Nova
ZedeJesusBarrêto , Salvador |
03/09/2022 às 21:32
Mugni marcou de pênalti na virada do Bahia
Foto: Felipe Oliveira
Mais um show da torcida tricolor na Fonte Nova, empurrando o time a uma grande virada (3 x 1) sobre o Tombense, com os três gols na segunda etapa. O Tricolor dominou, foi superior todo tempo, mas foi para o intervalo levando 1 x 0; carimbou a trave dos visitantes duas vezes, desperdiçou chances e levou o gol na única investida do adversário. O torcedor ficou cabreiro e muitos atribuíam aquele resultado parcial ao azar por conta da cor do uniforme usado pelo time, um arroxeado estranho que nada tem a ver com o vermelho, azul e branco da História do clube.
A virada veio, convincente, e a torcida fez festa, pois cada triunfo é mais um passo decisivo no caminho da Série A, a classificação tão almejada. O Bahia chegou a 50 pontos ganhos, é o segundo colocado e pôs 9 pontos à frente do 5º colocado, o Londrina (que ainda joga na rodada)
*
Classificação
- Cruzeiro lidera com 58 pontos e ainda joga; Bahia com 50 pontos; Grêmio (47) e o Vasco na quarta posição com 45 pontos. O Londrina é o quinto, com 41 pontos, jogando contra o Operário.
*
Na Fonte Nova
- Fim de tarde de um sábado úmido, sem chuvas (24 graus), arquibancadas cheias, mais uma vez (mais de 40 mil ingressos vendidos). A 28ª rodada, em campo o Tricolor com 47 pontos ganhos, defendendo a vice-liderança; o Tombense em 7º lugar, com 39 pontos.
- O Bahia com um padrão estranho, inteiro de um vermelho grená/ ou vinho tinto, arroxeado (Daniel com a tarja de capitão, dá pra entender?); o Tombense de branco.
*
Com bola rolando...
- Com um minuto, Jacaré conseguiu cruzar uma bola da direita que ia saindo, do outro lado Ricardo Goulart acertou a trave e, na sobra, Daniel assustou-se com a bola, chutou em cima de Felipe Garcia. Foi a primeira chance de gol.
Os visitantes não se intimidaram, equilibraram as ações no meio campo e foram pra cima, sem retrancas, jogo franco. O Bahia, até por obrigação e exigência da torcida, mais ofensivo. Aos 12’, Jacaré bateu uma falta da esquerda pelo alto, Gabriel Xavier testou tirando tinta do travessão. Na sequência, outra bola alçada, cabeçada de Ignácio, goleiro Felipe espalmou. O Tricolor na pressão, forçando, criando escanteios.
- Aos 21’, depois de boa trama pela direita, Goulart completou de frente e acertou o travessão, de novo, a segunda dele. O goleiro Felipe Garcia caiu, simulando, a pedido do treinador, para quebrar o ímpeto do Tricolor e tentar arrumar a marcação. Só o Bahia atacava, mas...
- Gol! 1 x 0 Tombense, aos 25’. Primeira chegada dos visitantes, bola cruzada, Galdino alcançou de primeira, nas costas de Ignácio, batendo forte, carimbando Claus, que não teve reflexo para evitar o gol. Quem não faz... toma.
O Bahia continuou na pressão, criando chances na área do Tombense e sem concluir bem. O Tombense recuou inteiro e começou a usar do cai-cai pra ganhar tempo e respirar. Aos 29’, Jacaré fez boa jogada na esquerda e finalizou por baixo, o goleiro espalmou. Seis escanteios a favor do Bahia, nenhum pros visitantes. Ataque contra defesa. Mas falta competência nas finalizações. Rodallega, Copette e Ytalo no banco.
Nos minutos finais, a Tombense chegou na frente, assustando em erros de passe e falhas defensivas do Tricolor, nervosismo e descontrole evidentes. Fim do primeiro tempo, algumas vaias das arquibancadas. Domínio territorial do Bahia, oportunidades perdidas, duas bolas na trave e o Tombense vencendo: 1 x 0.
Seria o efeito do uniforme roxinho esquisito?
*
- Aos 2’, novamente Jacaré, batendo da esquerda, exigindo a espalmada no chão do goleiro. Mesmo panorama, o Tricolor no ataque, os visitantes na toca, fechadinhos.
Olha o VAR ! Lance na área do Tombense, bola no braço do zagueiro Edinei, aos 4 minutos, a árbitra foi ver as imagens e marcou a penalidade. Aos 5 minutos. Haja cangancha e reclamação pra cima de Édina, a árbitra, segura. Eita futebol brasileiro!
- Gol ! 1 x 1 Bahia! Aos 8’, Lucas Mugni bateu bem com frieza, rasteiro e no canto, empatando. A torcida empolgada.
- Gol ! 2 x 1 Bahia, aos 12 minutos. A virada veio nos pés de Jacaré, escorando da esquerda, fechando na pequena área, após cruzamento largo da direita, de Mugni. Ufa!
- Aos 14’, Davó puxou bom contragolpe, Jacaré tentou de fora da área, encobriu o goleiro e a trave. O Tombense teria de sair de trás, então, abrindo-se, postando-se mais adiantado. O Tricolor não podia recuar. Aos 20’, numa pixotada da defesa mineira, Davó entrou em velocidade pelo meio, mas finalizou em cima do goleiro. Aos 25 minutos, o treinador Pivetti trocou três, mais fôlego, força, tentando equilibrar, incomodar. Êmerson na dele, espiando; aos 29’, lançou Copette no lugar de Goulart, já desgastado. Outro lance de pênalti, braço na bola de R Carvalho na área, Édina ignorou.
- Aos 30’, Mugni cobrou escanteio por baixo, da direita, fechado, Ignácio tentou de letra, o goleiro salvou. Aos 36’, outra boa jogada de Jacaré, o goleiro deu rebote e Daniel finalizou muito mal. O Bahia a trocar passes, valorizando a posse de bola, mantendo o controle das ações, deixando o tempo correr. Aos 39’, Davó tentou de fora, muito alto.
- Gol! 3 x 1 Bahia, aos 40’. Ótimo passe de Daniel achando Copette na penetração pela esquerda, a finalização de primeira escorando e ampliando, para delírio da massa.
Caixão fechado, ótimo resultado, um segundo tempo proveitoso.
*
Destaques
- Jacaré e Mugni arrebentaram. Daniel pelo passe (enfim) precioso no gol de Copette.
Não temos goleiro.
*
Escalações
- Bahia: Claus, Marcinho, Ignácio, Gabriel Xavier e Rezende; Mugni (Emerson), Patrick, Daniel (Igor Torres), Goulart (Copette); Jacaré (Rodallega) e Davó (ytalo). Técnico, Ênderson Moreira.
- Tombense do treinador Bruno Pivetti: Felipe Garcia, Diego, Edinei, R. Carvalho e Emerson; Rodrigo, Zé Ricardo, Jean Lucas e Frizzo; Everton Galdino e Renatinho. (Bruno, Joseph, David, Igor, Manoel)
- Arbitragem de São Paulo, com VAR. No apito, Edina Batista.
*
Na sequência, o Bahia tem dois jogos fora de casa. Pela 29ª rodada, contra o Criciúma (em Santa Catarina), dia 8, quinta feira, 21h30. Pela 30ª rodada, encara o Sport, em Recife, na segunda-feira, dia 12, às 20h. Sem refresco.
*
Outros jogos da Série B, rodada 28:
Náutico 2 x 0 Ituano; Grêmio 2 x 1 Vila Nova; Novorizontino 1 x 1 CSA.
Brusque 1 x 0 Vasco, Juventude 1 x 1 Avaí; Guarani 3 x 0 Sampaio Correia;
CRB 2 x 0 Sport; Chapecoense 3 x 0 Ponte Preta; Operário x Londrina (em andamento).
No domingo: Cruzeiro x Criciúma.
**
Pela Série C, neste domingo, 4 de setembro, o Vitória recebe o ABC, no Barradão, às 17h, na obrigação de vencer, depois da goleada sofrida contra Figueirense.
**
A Seleção Brasileira, treinada por Tite, fará dois amistosos na França, antes da convocação final para a Copa do Mundo no Catar, em novembro. No próximo dia 23, em Le Havre, contra Gana; e no dia 27, em Paris, contra Tunísia.