Vitória leva goleada de 5x1 do Figueirense, um resultado muito ruim para o leão
ZedeJesusBarrêto , Salvador |
28/08/2022 às 19:02
Ricardo Goulart: de vilão a herói
Foto: Felipe Oliveira
Arena da Fonte Nova em dia especial, com recorde de público, e o Bahia venceu o Vasco da Gama (2 x 1) de virada e com superioridade, assegurando-se na vice-liderança da Série B com 47 pontos ganhos, o torcedor vislumbrando já a volta para a Série A/2023. Um triunfo incontestável, na bola, importantíssimo. De parabéns a torcida, pelo entusiasmo, o colorido, a festa incrível que continuou fora de campo, entrando pela noite.
*
No final da rodada 26, ficou assim a classificação no alto da tabela:
- O Cruzeiro lidera com 57 pontos ganhos, praticamente classificado; o Bahia em segundo, com 47 pontos; Grêmio na sequência com 44 pontos e o Vasco fechando o G-4 com 42. Fora do grupo dos quatro, na sequência, o Londrina (38) e o Sport (37).
**
Na Fonte Nova
- Um domingo quase primaveril em Salvador, tarde de céu limpo, arquibancadas cheias (mais de 48 mil e 500 pessoas, recorde de público), relvado em perfeitas condições, fechando a 26ª rodada, uma briga de ‘cachorro grande’ no alto da tabela de classificação, um clássico.
- O Tricolor de camisetas e calções brancos e o Vasco, carioca, de traje preto e aquela faixa transversal branca, tradicional, na camisa.
*
Com bola rolando...
- Iniciativas do Tricolor, os cariocas começaram fechadinhos, na marcação. Aos 7’, o primeiro arremate em gol foi do Bahia, Jacaré batendo forte da esquerda, exigindo espalmada do goleiro Thiago. Aos 9’, a primeira substituição: Gabriel Xavier no lugar de Luis Otávio, lesionado na coxa.
- Só depois dos 15 minutos o Vasco conseguiu sair um pouco da defesa, trocando alguns passes, buscando o contragolpe. Aos 15’, Davó foi lançado na área, nas costas da zaga, mas o chute do artilheiro saiu errado.
- Gol! 1 x 0 Vasco, aos 24 minutos. Escanteio cobrado da direita por Nenê, Danilo Fernandes saiu muito mal, Bruno Tubarão subiu mais que ele, testou, a bola resvalou em Ricardo Goulart e entrou. Primeira tentativa do Vasco, falha de Danilo Fernandes, mais uma.
O gol desestabilizou a equipe tricolor, nervosismo, erros de passe, o clima esquentou, tudo o que o Vasco mais queria, já catimbando, travando o ritmo, passando a controlar as ações. Aos 29’, cruzamento de Marcinho, cabeçada fraca de R Goulart, deu pro goleiro Thiago. Equilíbrio. Os cariocas só na moita, atrás, apostando no contragolpe. Só depois dos 30 o Bahia voltou a jogar, assentou-se, e foi pra cima, retomou as rédeas.
- Gol! 1 x 1, aos 40 minutos. Quintero contra, ao tentar cortar um cruzamento fechado e rasteiro de Matheus Bahia, da esquerda.
- Gol! 2 x 1 Bahia, aos 46’, escorando de cabeça, na frente da pequena área, um escanteio da esquerda, bola no ângulo. A virada.
*
Os números mostravam a superioridade do Bahia na primeira etapa: 12 finalizações, contra apenas uma do Vasco, e o gol carioca na falha absurda do goleiro Danilo Fernandes. O Tricolor jogou quase o tempo inteiro no campo adversário, fustigando, trocando passes, com bola no chão. A virada fez justiça. Jogo aberto, a segunda etapa prometia.
*
O Vasco, perdendo, voltou do intervalo com uma postura mais ofensiva, as linhas de marcação adiantadas. O Bahia tentava manter a pressão, o ritmo, o domínio. Por volta dos 10 minutos, Davo´ entrou de cara e perdeu, na sequência, nova chance desperdiçada pelos tricolores. Aos 11’, numa ratada de Ignácio, Danilo Fernandes precisou sair da área para evitar a finalização dos cariocas. Nada definido.
O treinador do Vasco trocou dois: Figueiredo e Pec, ofensivos. O Bahia continuava melhor, mas o Vasco estava vivo, melhor que na primeira etapa. Aos 20’, Enderson pôs Luiz Henrique, Rezende e Copette em campo; saíram Matheus Bahia, Mugni e Ricardo Goulart.
- O jogo ficou lá e cá. Arriscado. O Vasco chegava com perigo nas bolas paradas, escanteios e faltas. Aos 30’, Davó desperdiçou outra oportunidade, de frente. Aos 33’, chute de Daniel, de longe, goleiro espalmou a escanteio. O estreante Ítalo em campo (saiu Davó).
- Aos 39’, blitze do Bahia, Jacaré aprontou e saiu o chute de Luiz Henrique, mas o goleiro Thiago salvou, no chão. O Tricolor continuava melhor, com o controle do jogo, bem mais perto do terceiro, sem passar sufocos atrás. Levou bem a partida até os 50 minutos.
Um ótimo e convincente resultado.
*
Destaques
Jacaré fez seu melhor jogo no Bahia, buliçoso, insinuante, abusado; bom jogo de Matheus Bahia e Daniel; Ricardo Goulart fez o gol. Bom jogo coletivo, boa postura, parabéns ao treinador Enderson Moreira.
*
Escalações
- Bahia: Danilo Fernandes, Marcinho, Ignácio, Luis Otávio (Gabriel Xavier), Matheus Bahia (Luiz Henrique); Patrick, Ricardo Goulart (Copette), Mugni (Rezende), Daniel; Davó (Ítalo, estreante) e Jacaré. Treinador, Ênderson Moreira.
- Vasco da Gama: Thiago Rodrigues, Matheus Ribeiro, Quintero, Anderson Conceição e Edimar; Yuri Lara, Andrei, Nenê e Paulo Vitor; Bruno Tubarão e Alex Teixeira (Equinaldo. Pec, Figueiredo, Marlon, Palácios). Treinador, Emílio Faro.
- Arbitragem: Raphael Clauss, de São Paulo/ VAR
*
O próximo jogo do Bahia, já pela 27ª rodada é contra a Ponte Preta, em Campinas/SP. Dia 31, quarta, às 21h30.
**
Série C
Vitória perdeu para o Figueirense,
Em Floripa, no estádio Orlando Scarpelli... o vexame. 5X1
O Rubro-negro levou uma goleada, fora de casa, e vai ter de brigar muito para se classificar no quadrangular, onde só dois passam. Além de perder, um saldo negativo de 3 gols nas costas. Vai ter de correr atrás.
*
- O Leão demorou a entrar no jogo, meio que sonado, tímido, nervoso, recuado. Aos 8 minutos levou o primeiro gol, numa pixotada (gol contra) do lateral Alemão. Aos 30’, depois de uma escanteio, a defesa baiana cochilando, Artur pegou a sobra, livre e ampliou: 2 x 0.
- O Leão acordou e diminuiu (2 x 1) aos 38 minutos, numa cabeçada de Tréllez, após boa jogada de Dionísio; colocando o Vitória de novo no jogo.
De volta dos vestiários, segundo tempo, outra postura do Rubro-negro, mais adiantado, encarando, equilibrando, melhor, buscando o empate fora de casa. Rafinha quase empatou, de falta, aos 32. Logo depois, numa bola em profundidade pela esquerda, o goleiro Dalton dividiu com o atacante e o árbitro marcou pênalti contra o Vitória, infração confirmada pelo VAR.
- Gol ! 3 x 1 Figueirense, aos 39 minutos. O goleiro Wilson bateu bem o pênalti, ampliando.
- Gol ! 4 x 1, Bassani, fechando com goleada, aos 42 minutos.
- Gol ! 5 x 1 ... deu tempo para ampliar a goleada, o Leão entregue, arriado...
*
- O Leão estava invicto com Burse, há 9 jogos sem perder, mas:
- Dalton, Alemão, Allan Santos, Marco Antônio e Lazaroni; Leo Gomes, Dionísio, Eduardo; Honório, Tréllez e Rafinha (Hitalo, Santiago, Iuri entrou e foi expulso, prejudicando a equipe).
- Arbitragem do Paraná, com VAR; no apito, José Mendonça da Silva Jr.
*
- No outro jogo do grupo, o ABC venceu o Paissandu (1 x 0), em Belém do Pará, e lidera com 6 pontos ganhos. O time de Natal/RN é o próximo adversário do Vitória, no Barradão.
**
Liga dos Campeões da Europa
A Uefa realizou na quinta-feira o sorteio da fase de grupos da Champions League 2022/23, em Istambul, na Turquia, sede da final, nesta temporada. A primeira rodada da fase de grupos está marcada para os dias 6 e 7 setembro.
- Grupo A : Ajax (Holanda), Liverpool (Inglaterra), Napoli (Itália), Rangers (Escócia)
- Grupo B: Porto (Portugal), Atlético de Madrid (Espanha), Bayer Leverkusen (Alemanha), Brugge (Bélgica)
- Grupo C: Bayern de Munique (Alemanha), Barcelona (Espanha), Inter de Milão (Itália), Victoria Pilzen (República Tcheca)
- Grupo D: Eintracht Frankfurt (Alemanha), Tottenham (Inglaterra), Sporting (Portugal), Olympique de Marselha (França)
- Grupo E: Milan (Itália), Chelsea (Inglaterra), RB Salzburg (Áustria), Dínamo Zagreb (Croácia)
- Grupo F: Real Madrid (Espanha), RB Leipzig (Alemanha), Shakhtar Donetsk (Ucrânia), Celtic (Escócia)
- Grupo G: Manchester City (Inglaterra), Sevilla (Espanha), Borussia (Alemanha), Copenhagen (Dinamarca)
- Grupo H: Paris Saint-Germain (França), Juventus (Itália), Benfica (Portugal), Maccabi Haifa (Israel)
**