Esporte

VITÓRIA VENCE O PAISSANDU E RENOVA ESPERANÇA DO TORCEDOR EM CHEGAR A B

Sob o comando de João Burse a equipe cresceu, ficou mais robusta e competitiva e ... está ganhando, somando pontos. É o que importa.
ZedeJesusBarrêto , Salvador | 18/07/2022 às 03:33
Vitória 1x0 Paissandu
Foto: ECV


  O Leão venceu o Papão do Pará com o Barradão cheio e vibrante (1 x 0), o time foi a 21 pontos e está colado no grupo dos oito primeiros que se classificam para uma segunda etapa, decisiva, da competição. Um resultado que reacende as esperanças de uma possível, sim, volta do Rubro-negro à segunda divisão, em 2023. Sob o comando de João Burse a equipe cresceu, ficou mais robusta e competitiva e ... está ganhando, somando pontos. É o que importa.

*

 O gol saiu na segunda etapa (Luidy), após um vacilo, um erro de passe na saída de bola defensiva do Paissandu.

 O Vitória dorme como oitavo colocado, mas a rodada segue, os concorrentes ainda jogam. Mas um passo importante foi dado. Faltam quatro rodadas (Ferroviário, ABC, Brasil de Pelotas e Mirassol no caminho).

**

No Barradão

- Uma tarde de sol no domingo de inverno baiano, 27 graus, arquibancadas abrigando um ótimo público, a torcida rubro-negra chegou de com força, clima de festa/decisão fora e dentro do estádio, gramado em condições.

- O Leão com 18 pontos ganhos, em 12º lugar, mirando mais um triunfo e uma arrancada de reabilitação; o Papão de Belém do Pará com 26 pontos, num confortável segundo lugar - assim entraram em campo para o confronto da 15ª rodada.

- O Leão com seu vermelho&preto tradicional e o Papão de azul claro e branco.   

*

 Com bola rolando ...

 - O Vitória começou com marcação adiantada, pegando forte e dificultando a saída de bola defensiva dos visitantes. O Paissandu cadenciando, tentando quebrar o ritmo inicial do adversário e evoluir com a troca de passes, bem arrumado.

 - Aos 9’, primeiro chute do rubro-negro, Luidy arriscando de prima, nas nuvens. Muito estudo e equilíbrio de ações. A resposta veio aos 15’, num arremate baixo de Toscano, já na área mas enviesado, para rebatida do goleiro Dalton. O tempo passando (30, 35 minutos), muita disputa nas intermediárias e poucos lances de perigo. A arquibancada barulhando, sem parar.

 - Aos 36’, chute de Eduardo, de longe, fora do alvo. O Leão até ensaiou uma pressão no final da primeira etapa, alçando bolas na área inimiga, mas... sem finalizações. Um primeiro tempo de 48 minutos, sem predominâncias.

 *

 O Leão voltou com a mesma postura do começo, apertando a saída de bola defensiva do Papão, ocupando mais o território inimigo, tentando sufocar, empurrado pela torcida, acesa. O Paissandu sem pressa, quebrando o ritmo e a correria do time baiano – defende-se bem mas pouco ataca.

- Aos 14’, a primeira chegada do Papão, com cabeçada perigosa de Marlosn após cruzamento da direita. Aos 16’, a resposta, com Luidy, de frente, bater pra fora.

- Gol ! 1 x 0 Vitória, Luidy, aos 18 minutos. Em mais uma saída de bola confusa da defesa paraense, Eduardo roubou e achou Luidy livre, de cara. O chute foi certeiro. A torcida enlouqueceu.

 O gol forçaria o Paissandu a sair mais pro jogo, adiantar suas linhas. Aos 25’, chute da intermediária de Robinho, defesa de Dalton. Então, com o placar favorável e o tempo passando, já era o Vitória, encolhido, travando a partida com faltas e cai-cai, ganhando tempo.

 - Aos 34’, Marcão, que acabara de entrar em campo, disputou uma dividida com o braço alto, a mão no rosto do adversário, foi expulso pelo árbitro, facilitando as coisas pro Vitória.

 - O goleiro Thiago fez ótima defesa, aos 38’, salvando a cabeçada de Tréllez e evitando o segundo gol do Leão, já  mais à vontade com um atleta a mais em campo. Aos 40, Dalton pegou em cima da linha, no chão, um belo voleio de Douglas.  O Vitória administrando bem o resultado, valorizando cada segundo antes do apito final, aos 50’.

  *

Destaques

 - A vontade e aplicação de todos. Dionísio, o mais lucido, comandando o meio campo. O treinador Burse, diretamente responsável pela evolução e recuperação da equipe.    

*

Escalações

- Vitória: Dalton, Alemão, Allan Santos, Marco Antonio (Ewerton Páscoa) e Lazaroni; Leo Gomes, Dionísio, Eduardo (Honório); Rafinha (Roberto), Tréllez(Dinei) e Luidy (João Pedro). Treinador, João Burse.

- O Paissandu: Thiago Coelho, Igor Carvalho, Douglas, Bruno Leonardo (Marcão) e Patrick Brey (João Paulo); Weslei (Davis), João Vieira, Robinho e Serginho; Toscano (Alessandro) e Marlon. Treinador, Marcio Fernandes. Alessando,

- Arbitragem paulista, com Salim Felipe no apito (sem VAR). Arbitragem bem caseira, a pressão da torcida influenciando. Rigoroso com os visitantes e aliviando para os donos da casa.

*

 Pela rodada 16, o Vitória encara o Ferroviário (o Ferrim do Ceará) no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, no domingo, dia 24, às 17h.

**

 Pela segundona, o Bahia volta a campo já na terça-feira à noite (19h), na Fonte Nova, contra o CRB de Alagoas.

**

 - Viva! O Brasil é Campeão Panamericano de ginástica artística. As meninas brasileiras, deram show, superando as norte-americanas.