Esporte

VITÓRIA VENCE FIGUEIRENSE 2X0 E VOLTA A PENSAR NUMA CLASSIFICAÇÃO

Assim, afastou-se mais da zona perigosa da degola e abriu um raio de esperança no coração do torcedor, de que ainda é possível uma classificação entre os oito primeiros
ZedeJesusBarrêto , Salvador | 03/07/2022 às 05:06
Vitória 2x0 Figueirense
Foto: ECV

 

 Enfim, sob novo comando, de treinador novo, o Vitória voltou a vencer no Barradão, com dois gols no primeiro tempo (2 x 0) sobre o Figueirense/SC. Assim, afastou-se mais da zona perigosa da degola e abriu um raio de esperança no coração do torcedor, de que ainda é possível uma classificação entre os oito primeiros que seguem adiante pra uma segunda fase da competição. Matematicamente é possível, sim, é só seguir ganhando. Mostrar reação.

 O time mostrou-se mais encorpado, confiante e disputou uma primeira etapa com muita vontade, sufocando, buscando o gol, e soube suportar bem a pressão do adversário no segundo tempo. Ótimo resultado. O Leão chega a 15 pontos e ocupa o 13º lugar, mas a rodada segue.   

*

 No Barradão

- Boca da noite de sábado, Dois de Julho, data magna da Bahia, Dia dos Caboclos,  tempo bom, arquibancadas com cerca de 4 mil torcedores, bom relvado. Começo da 13ª rodada.

- O Leão baiano segurando o desespero, na boca da zona de degola, precisando vencer a todo custo; o Figueirense em 6º lugar, estava há oitos jogos sem perder, até então invicto fora de casa, veio com alguns desfalques.

- O Vitória em campo com seu uniforme rubro-negro tradicional; o Figueira de branco com detalhes pretos.

*

 Com bola rolando ...

  Ao Leão, só a vitória, só o ataque interessava, nada mais. Muita correria, vontade, pressão total no começo.

  - Aos 6 minutos, Rafinha subiu com o goleiro Wilson na pequena área, disputando no corpo a corpo uma bola alçada da esquerda, e ganhou, cabeceou para as redes. O pessoal do Figueira queria falta do atacante, mas... a arbitragem (o apito e a bandeira) confirmou o gol.

 - Gol! 1 x 0, Rafinha. De cabeça, na raça.  Um bom início, a vantagem logo cedo dava mais tranquilidade, mais confiança à equipe.

 Aos 19’, Luidy exigiu boa defesa do veterano goleiro Wilson; o Leão não se acomodou, mantendo a pegada, a vontade e o controle da partida. O Figueirense foi pra cima, abriu-se e ...

 - Gol! 2 x 0 Vitória! Aos 23 minutos. Luidy, pegou uma sobra na frente da grande área, limpou e mandou bala; a bola quicou e enganou o goleirão, que aceitou, pareceu estranhar o Barradão, onde jogou por muito tempo.

 Aos 29’, Dionísio desperdiçou boa chance de ampliar. Um Vitória mais compacto, aplicado e um Figueira que deixava o rubro-negro jogar e pouco atacava, errando muitos passes. Aos 36’, Alemão tentou de longe, Wilson espalmou.

O treinador Junior Rocha nem esperou o intervalo e trocou dois, tentando equilibrar as ações em campo (Leo e Jean entrando). Aos 40’, Lucas Arcanjo praticou boa defesa numa cobrança de falta. O goleiro baiano começou a trabalhar. Aos 47’, por muito pouco o Figueira não diminuiu.  

*

 Aos 49’, o árbitro apitou o término da primeira etapa. O Vitória desceu pro intervalo com uma boa vantagem no placar, coisa que há muito não acontecia, o torcedor então mais relaxado. Rafinha foi o principal jogador da equipe do técnico Burse, um time mais encorpado e mais vibrante.

*

 No retorno, o time catarinense, com dois gols na sacola, teria de ir inteiro pro ataque, tentar o empate, abrindo-se ao contragolpe. Nos primeiros minutos, pressão do Figueira, perigando. O Vitória voltou mais fechadinho, na moita, suportando atrás, marcando e administrando a vantagem, saindo só na boa. Era só encaixar o contra-ataque em velocidade.

 Aos 18’, Gustavo Henrique testou bola alçada e assustou. O Vitória começou a gastar tempo, fazendo cera, quebrando a intensidade do inimigo. Aos 28’, num contragolpe bem urdido, o Leão teve uma falta dentro da meia lua adversária .., Mas Eduardo errou o alvo. Mais equilíbrio, o Vitória travando bem o ritmo. Aos 37’, outra cabeçada perigosa que passou raspando o travessão de Lucas Arcanjo. Aos 40’, quase o Figueira diminuiu. Aos 42’, num bom contragolpe, Roberto parou em Wilson.

 O árbitro acrescentou 5 minutos, a torcida pedindo o apito final... Ufa! O Vitória voltou a vencer em casa.  Festança rubro-negra.  

   *

Escalações

- Vitória : Lucas Arcanjo, Alemão, Marco Antonio, Alan Santos e Lazaroni (Sanchez); Leo Gomes (j Pedro), Dionísio, Eduardo; Rafinha (Allan), Luidy (Tréllez) e Rodrigão (Roberto). Treinador, João Burse.

- Figueirense : Wilson, Muriel (Natan) , Maurício, Luis Fernando, Mário; Ueslei (Clayson), Oberdan, Rodrigo Bassani (Leo Artur) e Andrew (Paolo); Gustavo Ramos (Jean Silva) e Gustavo Henrique. Treinador, Junior Rocha.

-Arbitragem mineira, sem VAR; Paulo Cesar Zanovelli no apito.

*

Pela 14ª rodada, o adversário é o São José / RS.

**

Pela Série B, o Bahia joga neste domingo (3julho) à tarde contra o Grêmio/RS, na Fonte Nova, casa cheia.

*

Viva os caboclos, viva o Dois de Julho da Bahia.