Esporte

BRASIL GOLEIA CORÉIA DO SUL EM TREINO PARA A COPA, p ZÉDEJESUSBARRÊTO

O time de Tite alterna em campo bons momentos, de ritmo forte, brilho individual, e instantes de maresia e futebol burocrático.
ZedeJesusBarrêto , Salvador | 02/06/2022 às 13:09
Goleada
Foto:

  A seleção não foi brilhante, não encantou, mas valendo-se da qualidade técnica superior de seus jogadores enfiou 5 x 1 no modesto time da Coreia do Sul, em Seul, em amistoso de preparação para a Copa do Mundo, em novembro, no Catar. O time de Tite alterna em campo bons momentos, de ritmo forte, brilho individual, e instantes de maresia e futebol burocrático. É eficiente quando ataca mas mostra problemas defensivos, com um miolo de zaga lento, envelhecido, e carência na lateral direita, até porque Daniel Alves já tem 39 anos.

Mas a goleada é um bom sinal de que estamos bem vivos e vamos confiantes ao Catar.

**

- Em Seul, capital sul-coreana, no Estádio Copa do Mundo, casa cheia – todos os 60 mil ingressos vendidos.

- O Presidente da Coreia presente, foi cumprimentar os atletas antes do espetáculo, torcida brasileira zoando também nas arquibancadas.

 - Coreanos com vistoso uniforme vermelho/rosa; o Brasil seu tradicional amarelo e calções em azul.

*

Com bola rolando ...

- Menos de dois minutos, Raphinha bateu falta da esquerda, Tiago completou, mas a arbitragem anulou o gol, porque o zagueiro está em posição de impedimento.

- Gol ! 1 x 0 Brasil, aos 7 min. Fred, completando livre na área uma boa jogada, arrancada de Alex Sandro pela esquerda. A bola foi desviada no caminho por Richarlison, que meteu o joelho, deslocando o goleiro. Gol do centroavante.  

 Na sequência, aos 8’, Neymar fez jogada de fundo pela direita, Raphinha completou, enchendo pé, de frente, por cima. Primeiros minutos de um Brasil absoluto em campo. Aos 11’, primeiro chute dos donos da casa, o artilheiro Son batendo de longe, Werverton rebateu pro lado.  

 Os donos da casa adiantaram suas linhas, marcando adiantado, saindo pro jogo. E o time de Tite foi arrefecendo o ritmo inicial, aos poucos entrando naquele joguinho manjado, muito totó, alguns passes errados, e Neymar insistindo em suas individualidades.

- Gol ! 1 x 1, Hwang, aos 30 minutos. O centroavante recebeu na área girou fácil em cima de Tiago SIlva e bateu cruzado, rasteiro, no canto.

Aí, o time brasileiro voltou a jogar. Depois de outra boa jogada de Alex Sandro, Richarlison tentou de cabeça, aos 37’, e o goleiro salvou.  Mas...  

Olhe o VAR !  No lance, Alex Sandro, foi atingido com um chute na perna e o árbitro foi ver na telinha. Deu o pênalti.  

- Gol ! 2 x 1 , Neymar bateu no seu estilo, goleiro prum lado, bola no outro, desempatando.

- Aos 45’, bola alçada da esquerda, testada de Tiago no travessão, e na sobra Casemiro tentou completar mas perdeu, quase debaixo da trave.

*

 Um primeiro tempo onde prevaleceu a qualidade técnica individual brasileira. Nenhuma novidade tática ou de postura no time burocrático de Tite. Neymar, definitivamente, não é mais o mesmo. Perdeu o ímpeto, a velocidade, errando dribles e passes que antes não errava, e insistindo em um burilamento a mais, sempre. Tornou-se um bom jogador, comum. Alex Sandro foi o destaque positivo, aparecendo bem.

*

 Tite não mexeu na escalação para a segunda etapa, que começou em ritmo de bolero. Aos 5’ , Neymar deu um tapa e achou Paquetá livre entrando pela esquerda por trás da zaga, o chute saiu rasteiro, cruzado, desviado pelo goleiro a escanteio.

 Aos 9’, novamente Alex Sandro foi derrubado na área coreana, o VAR foi acionado, o árbitro foi ao vídeo e ... deu outro pênalti em favor do Brasil.

 - Gol ! 3 x 1, Neymar, novamente deslocando o goleiro, tocando devagarinho para as redes. Maestria.   De golzinho em golzinho ... ele, Neymar, ainda acumulando números e feitos.

 Aos 13’, com a zaga brasileira vendida, perdida, o coreano ficou livre na área, de frente, e mandou forte pra boa defesa de Weverton, rebatendo. Por volta dos 20’, Tite mudou dois: Fabinho e Vini Jr entraram no lugar de Casemiro e Richarlison. Outra postura tática, com dois pontas abertos e centroavante falso, móvel.

 Vini Jr fez sua primeira boa jogada aos 29’, driblando pela esquerda, cortando pro meio e batendo no gol, o goleiro espalmou. Logo depois, outra arrancada de Vini Jr, Neymar tocou pro lado e Raphinha bateu, acertando a trave coreana. Boa trama coletiva.

 - Depois dos 30’, Gabriel Jesus e Phillipe Coutinho entraram, substituindo Neymar e Raphinha. Neymar muito aplaudido pelos coreanos na saída. Matheus Cunha e Bruno Guimarães no lugar de Paquetá e Fred.

- Gol ! 4 x 1, Phillipe Coutinho completou com classe, na frente da pequena área, passe de Paquetá, aos 35’.  Goleada!

Matheus Cunha quase ampliou aos 40’, chutando forte da entrada da área para ótima defesa do goleiro. A Coreia já entregue, batida.  

- Gol! 5 x 1, Gabriel Jesus, já nos acréscimos, em boa jogada individual arrancando pela direita e fechando pro meio, batendo colocado. Mostrando serviço, fechou a goleada. Incontestável. Um placar que chama a atenção, sem dúvidas.

 *

Destaques

Alex Sandro, firmando-se como dono da lateral esquerda. Richarlison pela força, presença de área. Neymar pelos gols, visão de jogo. Fred foi o melhor no meio campo. Lampejos de Raphinha;  Vini Jr, Coutinho e Jesus entraram com vontade, disputando espaço.

*

- Brasil: Weverton, Daniel Alves, Marquinhos, Tiago Silva e Alex Sandro; Fred, Casemiro, Paquetá; Raphinha, Richarlison e Neymar. Tite, treinador.

 - O time da Coreia do Sul é treinador pelo português Paulo Bento. O principal jogador é o atacante Sun, um dos artilheiros do Tottenham da Inglaterra, ídolo coreano. A equipe estará na Copa do Catar.

 - Árbitro Ryuji Sato, do Japão.

*

 A seleção de Tite volta a campo na segunda-feira, em outro amistoso na Ásia, dessa vez contra o Japão, em Tóquio.

*

 Curtas

- A Ucrânia, que disputa uma vaga na repescagem para a Copa do Mundo do Catar, em novembro, venceu a Escócia – 3 x 1. Mais que o adversário, os atletas ucranianos venceram o trauma da guerra – a invasão dos russos – e jogaram pelo povo sofrido do país. Os ucranianos definem o passaporte para a Copa no próximo domingo, contra o País de Gales. A Ucrânia não fazia uma partida oficial desde novembro passado.

- A Argentina de Messi e Di Maria atropelou a Itália (3 x 0) em Wembley, Londres, na quarta-feira, valendo taça e título da chamada ‘Finalíssima’, entre o Campeão da América e o Campeão da Europa. A equipe de Lionel Scaloni sobrou em campo e não deu uma goleada histórica por conta da grande atuação do goleiro italiano Donnarruma. Gol de Lautaro, Di Maria e Dibala, com direito a olé no final. Grande atuação de Messi, Di Maria, Lautaro, De Paul e Lo Celso. Um show de bola dos Hermanos que chegam tinindo para a Copa do Mundo.

Argentina vai pro Catar como um dos times favoritos, o Brasil também. Tem ainda a França, campeã do mundo, Bélgica, sempre a Alemanha, Espanha ...

**

Outro papo

Baixando a bolinha, pela Série B do Brasileirão o Bahia recebe o Criciuma no sábado à tarde (16h30), na Fonte Nova. Deve ter o artilheiro colombiano Rodallega de volta.

Pela Série C, o Vitória joga domingo, também à tarde, contra o Volta Redonda, no Barradão.