Esporte

A ESPERANÇA VOLTOU: VITÓRIA VENCE MANAUS E FAZ PRIMEIROS 3 PONTOS

Novo treinador, vida nova para o Vitória
Tasso Franco , Salvador | 01/05/2022 às 20:27
O Leão voltou rugindo
Foto: ECV


  Bastou um gol, um pouco de sorte, muita vontade em campo, torcedor presente mesmo com chuva e o Vitória venceu (1 x 0) o Manaus no Barradão. Primeiro triunfo na competição, mas uma boa respirada. A equipe renovada e com treinador sortudo, estreou ganhando. Uma nova postura e esperanças num renascer rubro-negro. Quem sabe?  Não foi um jogo fácil.   

*

No Barradão

- Um Vitória com zero pontos ganhos na competição, em penúltimo lugar, 123 anos de história, na ânsia de uma recuperação. Enfrenta pela primeira vez o pouco conhecido Manaus, que tem 7 pontos na competição e ocupa o 4º lugar. O Gavião da amazônia veio almejando um triunfo, o que lhe possibilitaria uma vaga no grupo dos quatro primeiros. O Manaus tem apenas 9 anos de fundado.  

- Público até razoável (mais de 6.500 torcedores presentes), gramado em boas condições, noite de sábado com tempo bom, o Leão com o tradicional padrão vermelho e preto e o Manaus todo de branco.

Com bola rolando...

- Jogo duro, igual, muita correria e as duas equipes buscando o campo ofensivo. O Manaus bem postado, marcando cerrado no meio campo, apostando mais nos contragolpes. Até os 20 minutos, nenhuma chance de gol criada. O Leão com mais posse de bola, mas sem conseguir penetrar, finalizar.

- Por volta dos 25 minutos, uma chuva fina e fria começou a castigar jogadores e plateia no Barradão. Aos 27’, Branquinho bateu de fora, com perigo, para a espalmada de Lucas Arcanjo. Susto. O time do norte foi gostando do jogo, aos poucos se soltando. Aos 28’, novamente Branquinho; livrou-se da marcação, com estilo e bateu de chapa no ângulo, mas Lucas Arcanjo salvou. Defesaça! Na resposta, o Vitória pressionou, chegou perto, criou boa chance mas não conseguiu finalizar.

  O jogo ficou animado com a chuva, então mais forte.

- Depois dos 30’, o Leão teve duas faltas em seu favor nas proximidades da área inimiga, não conseguiu acertar o alvo. Aos 44’, Alisson Santos levou a marcação, ficou de frente mas bateu mal na bola, desperdiçando. Aos 45’, na resposta dos visitantes, Helio Paraíba arrematou, Lucas Arcanjo espalmou mais uma.

*

Uma primeira etapa muito igual em posse de bola, chances criadas, erros e vontade. Muito igual, e zero no placar. Lucas Arcanjo fez duas defesas difíceis, mais acionado.

*

 A segunda etapa começou no mesmo ritmo. Muito suor, marcação, correria e pouca criatividade. O Manaus tinha menos posse de bola mas chegava na frente sempre com mais perigo, dando trabalho ao goleiro Lucas Arcanjo. O Leão só assustava em jogadas, iniciativas individuais do garoto Alisson. Aos 15’, por muito pouco o Manaus não abriu o placar, mais à vontade em campo. Jogo aberto.  

  Mas, na sequência, o Vitória perdeu duas oportunidades, cara a cara, num raro contragolpe: Santiago e Queiroz desperdiçaram, na frente de Matheus Inácio. Daí, no lance seguinte, o goleirão deu mole.

 - Gol ! 1 x 0 Vitória ! Depois de dois escanteios seguidos, enfim, o garoto Marco Antonio, estreante, vindo da base, conseguiu empurrar para as redes, de cabeça, aproveitando-se de uma saída em falso do goleiro visitante, catando borboletas. Aos 19 minutos.

  O treinador Fabiano trocou três, fôlego novo, aos 25’. Era preciso garantir ou ampliar o placar, três pontos essenciais. Aos 29’, Tréllez mandou a bola para as redes mas o árbitro viu falta do atacante no goleiro, não validou o gol. O Leão em cima, agora melhor na partida, pressionando, querendo mais. Os melhores momentos do rubro-negro na partida. Os manauaras pareciam cansados, já não acompanhavam o ritmo.

Aos 39’, Renanzinho mandou uma bomba certeira, de longe, Lucas Arcanjo espalmou outra, evitando o empate. Os visitantes fizeram uma pressão final, seis minutos de acréscimos.  

Ufa ! Enfim, o Leão ganhou uma. Valeu.  Que seja o começo de uma arrancada.  

 *

 Destaques para o goleiro Lucas Arcanjo, algumas defesas difíceis; Alisson, ousado, precisa melhorar as finalizações. Dionísio entrou bem na segunda etapa. O garoto Marco Antonio surpreendeu na zaga, fez seu primeiro gol como profissional, e o estreante Sanches mostrou qualidades como lateral canhoto. O treinador Fabiano Soares estreou com sorte, vencendo.

*

Escalações

- Vitória: Lucas Arcanjo, Iury, Alan Santos (Matheus Moraes), Marco Antonio (da base) e Sanches (estreante); João Pedro, Leo Gomes, Santiago e Jefferson Renan; Queiroz e Alisson Santos (Dionísio, Tréllez, Eduardo e Roberto). Treinador estreante, Fabiano Soares.

- Manaus: Matheus Inácio, Weriton, Claudinho, Paulo Sérgio e Renan Luis; Denoni, Felipe Baiano, Gilson e Renan; Helio Paraíba e Branquinho (Renanzinho, Marco Antonio, Luis Felipe, Thiaguinho, Ibiapino). Treinador, Evaristo Piza.

- Arbitragem, Salim Fende Chavez (SP) – sem VAR.

*

 Próximo compromisso do Vitória, pela 5ª rodada é na segunda-feira, dia 9 de maio, às 20h, contra o Aparecidense de Goiás. Bom tempo para treinar, ajustar a equipe.  

**

 A Juá na Copa do Brasil

 Nessa mesma noite, às 21h, na Arena Barueri, pela Copa do Brasil, o Palmeiras recebeu o Juazeirense (que abriu o placar aos 5 minutos, num contragolpe surpreendente). O jogo de volta deve ser em Londrina, no estádio do Café.

**

 Série B

 Terça-feira à noite, Bahia x Londrina, na Fonte Nova. O Tricolor, depois da derrota em Itu, na sequência da rodada terminou perdendo a liderança, agora com o Grêmio, que venceu (2 x 0) o CRB e chegou aos mesmos 10 pontos ganhos do Bahia, mas tem um saldo de gols melhor.

 Aos tricolores, um recado: retrancas se varam com jogadas de linha de fundo e chutes de fora da área. O time de Guto não faz nada disso, tenta entrar tricotando, sempre, e esbarra na muralha adversária. Falta aos jogadores de meio e ataque aquela fome de gol.  Como faz falta o Rodallega.  

*

 Madri em festa

O Real Madrid sagrou-se campeão espanhol por antecipação, no sábado. Goleou no Santiago Bernabeu, diante de seu torcedor, o Espanyol, por 4 x 0. É o 35º título do Madrid, um dos clubes mais ricos e importantes do planeta. Sobrou na competição.

O time do super-goleiro Courtois, de Benzema, de Modric, tem no elenco os brasileiros Marcelo (recorde de títulos na equipe, 24), o zagueiro Militão, o apoiador Casemiro, e os avantes Vini Jr e Rodrygo (fez dois gols no jogo). Uma camisa de peso, gloriosa, com muita história.