Vitória perde a terceira seguida e a torcida já faz a conta da queda
ZedeJesusBarrêto , Salvador |
24/04/2022 às 21:11
Ypiranga 2x1 Vitória
Foto: Enoc Jr / Ypiranga RS
Terceira rodada, três derrotas seguidas na Série C, e o torcedor já faz contas preocupado com uma inacreditável mas possível queda para a Série D. O time, com treinador interino, perdeu de 2 x 1 para o fraco Ypiranga do Rio Grande do Sul, em Erechim, sem jogar nada.
Zero ponto na tabela de classificação e penúltimo lugar, zona de rebaixamento. A equipe não reage, não encaixa, não consegue engrenar. Sem brio. As contratações, um caminhão de desconhecidos, não mostram qualidade em campo. Muito preocupante.
*
Em Erechim/RS
- Estádio Colosso da Lagoa, temperatura baixa, caindo mais no começo da noite, pouca gente na espia. Gramado verdinho. O Ypiranga de amarelo, o Vitória em vermelho e preto.
- O Vitória, ainda sem vencer, entrou em campo nessa terceira rodada, em 18º lugar, com zero ponto ganho. O Ypiranga com um ponto, em 16º. Briga de foice no escuro, pois.
*
Com bola rolando ...
Correria. As duas equipes ávidas por um triunfo. Aos 10’, primeira chance com Lennon, após uma bobeira da defensiva baiana. Quase. O Ypiranga parecia mais entrosado, evoluindo coletivamente, melhor em campo, mais ofensivo. O rubro-negro errava muitos passes, por ansiedade ou desorganização, resultado de uma escalação nova, diferente da que vinha jogando, os atletas se estranhando no gramado.
Jogo tecnicamente fraco, tocado na vontade, apenas. Aos 22’, primeira tentativa do Leão: Miller, num contragolpe, mandou um peteleco nas mãos do goleiro. Aos 25’, Lennon achou João Vitor penetrando, o chute desviou na zaga baiana. Aos 30’, primeiro escanteio em favor do Vitória, na sequencia um chute de longe de Jefferson, fora do alvo. Daí, num vacilo pelo meio campo...
- Gol ! 1 x 0 Ypiranga, aos 35’. Contragolpe, Cesinha ganhou de Leo Gomes, enfiou no meio da zaga, em profundidade, Lennon disparou, ganhou da zaga na velocidade, encarou o goleiro e finalizou bem, um tiro cruzado, abrindo o placar. Primeiro gol dos gaúchos na competição.
Aos 43’, Dionísio foi derrubado nas proximidades da área inimiga; Eduardo bateu a falta e o goleiro Allan espalmou. Foi a mais aguda chegada do Vitória. Aos 45’, Miller deixou Álisson de cara, mas Amorim evitou o empate (a bola teria batido, desviado no cotovelo dele; pênalti ?). O Leão foi mais ofensivo nos minutos finais da primeira etapa. Mas os donos da casa desceram pra merenda na vantagem.
*
Nada mudou no começo da segunda etapa. Amadeu lançou Luidy e Tréllez no ataque, mas a bola não chegava em condições para os atacantes. O sistema defensivo e de marcação do rubro-negro continuava vacilando, dando chances ao adversário. O Ypiranga mais perto de ampliar do que o Vitória empatar. Mas...
- Gol ! 1 x 1, Lazaroni, aos 23’. Alisson bateu no gol, a bola ia pra fora mas o goleirão vacilou e deu rebote; o estreante Lazaroni estava na boca da espera e completou de canhota, empatando a partida.
Mas o time baiano não mudou a postura, continuou dando mole na defensiva. Um Leão atarantado em campo e os gaúchos foram pra cima...
- Gol! 2 x 1, Ypiranga, aos 28’. O Vitória retribuiu, atrás. Bolt vacilou pela lateral direita, Rafael Ribeiro não fez a cobertura em tempo, a bola foi cruzada pra trás e Michel, livre, de cara, completou, desempatando.
O Leão, então, tinha de sair pro jogo, tentar o tudo ou nada na frente, buscar o gol, chutar! Aos 34’, Santiago tentou de fora, acertou a trave do baixinho goleiro Allan. Aos 39’, Lazaroni fez mais uma falta, levou o segundo amarelo e foi expulso. Prejuízo total na hora em que o time buscava uma reação. Aos 42’, quase Michel ampliou; Lucas Arcanjo salvou. O árbitro acrescentou 4 minutos. Nada mais aconteceu. Péssimo resultado.
*
Escalações
- Ypiranga: Allan, Gedeílson, Carlos Alexandre, Marcão e Vitinho; Morele, Amorim, Lennon e Cesinha; Hugo e João Vitor (Michel, Robertinho, Rodrigo, Tontini e Robson). Treinador, Luizinho Vieira.
- Vitória: Lucas Arcanjo, Bolt, Mateus Moraes, Ewerton Páscoa (Rafael Ribeiro) e Lazaroni; Dionísio, Leo Gomes, Eduardo, Jefferson Renan; Miller e Alison Santos (Trellez, Luidy, Santiago, Allan Santos. Treinador interino (ou não?), Ricardo Amadeu.
- Arbitragem de Vinícius Furlan (SP)
*
- Já pela 4ª rodada da competição, sábado, dia 30, no Barradão, às 19h, Vitória x Manaus. Esperamos que o Leão em campo já como novo treinador contratado, o 4º ou 5º da temporada. Detalhe, o Manaus tem 7 pontos ganhos e tem mostrado um futebol competitivo. Não vai ser moleza.
**
- Pela Série B, o Bahia enfrenta o Sampaio Corrêa na Fonte Nova, pela 4ª rodada, nesta terça-feira, depois de amanhã, às 21h30. Precisa vencer em casa para manter a liderança.
**
Curtas:
- O Bayern Munique, equipe do artilheiro Lewandowski (342 gols feitos em 372 jogos pelo time alemão), sagrou-se mais uma vez, essa semana, Campeão da Alemanha, título conquistado pela décima vez seguida, fato raro. O time é a base da seleção alemã, uma máquina de gols. Tem o goleirão Neuer, o meia Kimmich, Goreztka, Muller...
- Na França, deu PSG, a equipe do trio dos ‘sonhos’: Messi, Neymar e Mbappé. É o décimo título da história do PSG, que sobra no campeonato francês mas não conseguiu vencer este ano a Copa da França e caiu na Champions League para o poderoso Real Madrid de Benzemá, Casemiro, Militão e Vini Jr. O torcedor parisiense queria, esperava mais do PSG, comemorou o titulo francês, mas com um gosto amargo na boca.
- O Fortaleza venceu o Caucaia nesse domingo, de goleada, e sagrou-se Campeão Cearense, com sobras.
**
Fecho com um trecho da coluna do Tostão, inteligência dentro dos gramados e nos comentários também:
“... O passe e o drible caminham juntos. Os heróis não são apenas os que empurram a bola para dentro do gol. A adoração pelo individual tem a ver com a desmedida ambição da sociedade brasileira.
Um dos dilemas do futebol é saber, nos grandes momentos, o que é mais importante, a técnica e os movimentos corporais ou a lucidez, a criatividade e a emoção. As possibilidades caminham juntas, como o corpo e a alma. Um não vive sem o outro”.