Pelo que mostraram Vitória e Bahia, em seus jogos nessa terceira fase da competição, estão mais pra cair fora, ambos, da Copa do Brasil.
ZedeJesusBarrêto , Salvador |
21/04/2022 às 08:17
Fortaleza 3x0 Vitória
Foto: Lucas Emanuel
Pelo visto, a freguesia continua firme, os baianos tornaram-se caixa de pancada dos cearenses no futebol. Na noite dessa quarta, pela Copa do Brasil, sem fazer muita força, o Fortaleza bateu o Vitória (3 x 0) na capital cearense. Um passeio de bola do tricolor do Pici num gramado mastigado, o Leão baiano perdido, envolvido, sem ameaçar o adversário. O consolo é que tem jogo de volta, no Barradão. Quem sabe acontece uma reação, um milagre? A vantagem cearense é significativa.
Pelo que mostraram Vitória e Bahia, em seus jogos nessa terceira fase da competição, estão mais pra cair fora, ambos, da Copa do Brasil. Na noite de terça, o Tricolor não conseguiu sequer um golzinho sobre o Azuriz/PR. Lá em Pato Branco...
*
No Castelão
- Muito vazio nas arquibancadas, presença de uma miada embaixada do rubro-negro baiano, céu limpo, gramado muito castigado, pesado, soltando os tufos, bastante criticado pelos atletas.
- A equipe cearense vivendo sua pior fase sob comando do treinador argentino Juan Pablo Vojvoda, há quatro partidas sem vencer. O Vitória precisando de um bom resultado para ganhar confiança; o time vinha de dois resultados negativos na Série C.
- O Fortaleza com sua camiseta tradicional, tricolor, em listras horizontais em vermelho e azul com detalhes em branco. O Leão baiano todo de branco.
*
Com bola rolando
- O tricolor cearense jogou os primeiros 15 minutos inteiro no campo adversário, pressionando, acuando, impondo-se, exigindo muito da defesa e do goleiro baiano. Aos 13’, após cruzamento da direita, Crispim, livre na frente da pequena área, meteu a testa na bola acertando o travessão de Lucas Arcanjo.
- Gol ! 1 x 0 Fortaleza, aos 17 minutos. Lucas Lima desbravou num contragolpe pela direita, encheu o pé, o goleiro Lucas Arcanjo deu rebote e o centroavante argentino Romero não perdoou, metendo a cabeça, encobrindo o goleiro.
Até os 20 minutos, os cearenses já tinha finalizado, tentado o gol nove vezes; o Vitória apenas uma, sem perigo. Domínio, superioridade do Leão do Pici, dono do meio campo, impondo ritmo. Mesmo depois de abrir o placar, o Fortaleza continuou forçando na frente, sem dar refresco, mandando no jogo.
- Gol ! 2 x 0, Romero, de novo, aos 27 minutos. Bola alçada da esquerda para a área baiana, Ceballos ganhou pelo alto e o argentino ficou com a sobra, livre, de frente; encheu o pé, estufando as redes, ampliando.
Depois de levar o segundo gol, o time de Geninho saiu mais da defesa, soltou-se um pouco, mas não ameaçou de vera o gol de Walef, que só apreciou o jogo. Os cearenses aliviaram a pressão, trocando mais passes até o apito do árbitro, aos 46 minutos.
Uma primeira etapa em que os cearenses foram absolutos em campo.
*
No vestiário, Geninho trocou Trellez por Jéfferson Renan e mandou o time pra frente, na garra, na correria. Aos 3’, Jadson bateu falta da frente da meia lua cearense e a bola triscou o travessão de Walef. Foi a jogada mais perigosa do rubro-negro o jogo inteiro. O Leão voltou até com outra postura no começo da segunda etapa, brigando mais, tentando jogar, incomodando e sofrendo menos.
- Aos 12’, Romero teve a chance de ampliar, mas chutou, de cara, nas mãos de Lucas Arcanjo. O jogo já era mais tocado, cadenciado, sem lances de área, até que ...
- Gol ! 3 x 0, Moisés, aos 26 minutos, de cabeça, após cruzamento da direita, sem marcação na pequena área baiana.
Como o Vitória não ameaçava, os cearenses administravam a vantagem sem pressa, sem riscos, tirando o pé, controlando os rumos da partida, até o final, em ritmo de treino.
*
Escalações
- Fortaleza: Walef, Ceballos, Benevenuto e Titi; Pikachu (Ronald), Jussa (Zé Welisson), Felipe (Hércules), Lucas Lima (Kayzer) e Crispim; Moisés (Romarinho) e Romero. Treinador, Vojvoda.
- Vitória: Lucas Arcanjo, Rafael Ribeiro, Ewerton Páscoa e Mateus Moraes; Bolt Alemão), João Pedro, Leo Gomes (Dinei), Jadson (Eduardo) e Salomão; Álisson (Roberto) e Tréllez (Jefferson Renan). Treinador, Geninho.
- Arbitragem do DF, com Sávio Pereira Sampaio no apito. Sem problemas, jogo limpo, sem cartões amarelos.
*
- O jogo de volta, no Barradão, está marcado para o dia 12 de maio.
- Pela Série C, o rubro-negro baiano joga no sábado, em Erechim/RS, contra o Ipiranga.
Viagem longa, sequência dura, cansativa.
*
O Bahia joga na sexta-feira à noite, em Maceió, contra o CSA, pela Série B.
**
Outros jogos da quarta/Copa do Brasil:
- Atlético MG 3 x 0 Brasiliense; Tocantinópolis 2 x 5 Athlético PR;
Goiás 1 x 2 Bragantino; Juventude 2 x 1 São Paulo; Coritiba 1 x 0 Santos;
Ceilândia x Botafogo RJ; Portuguesa RJ x Corínthians; Tombense x Ceará.
- Na quinta, Atlético GO x Cuiabá. No dia 30/04, Palmeiras x Juazeirense.
- No dia 1 de maio, Altos x Flamengo.