Esporte

BOLÍVIA 0X4 BRASIL: MENINADA DE TITE DEU SHOW E SELEÇÃO MUDA SUA CARA

ZédeJesusBarrêto lembra da conquista da 1ª estrela nacional do Bahia
ZedeJesusBarrêto , Salvador | 30/03/2022 às 07:33
Bolívia 0x0 Brasil
Foto: Lucas Figueiredp
  
 Com bom trabalho coletivo, troca de passes, inteligência e qualidade técnica individual o Brasil goleou a Bolívia sem grandes problemas (4  x 0), mesmo nas alturas temidas de La Paz, termina as eliminatórias como líder invicto, campeão, e pelos resultados obtidos até aqui vai para a Copa do Catar com moral alta, gostemos ou não de Tite.

 Bem, Copa do Mundo é outro barato, o nível é bem acima. Mas uma coisa fica bem clara: hoje e agora, a equipe brasileira rende mais, joga melhor e mais coletivamente sem o Neymar em campo. Sem dúvida.    
*
 Classificação

 Os sul-americanos garantidos na Copa do Catar são: Brasil, Argentina, Uruguai e Equador.  O Peru vai para a repescagem, contra Austrália ou Arábia Saudita.
*
Em La Paz 

- 18 ª e derradeira rodada da competição, Brasil classificado e líder atuando com uma equipe mesclada, experimentos de Tite, na altitude da capital boliviana. Neymar fora, suspenso. 
- Brasil de amarelo, a Bolívia de verde. Ar rarefeito, sem chuvas, estádio lotado. 
*
Com bola rolando ... 

A partida começou com os bolivianos pondo ritmo, correria, e o time brasileiro travado, sem acompanhar a pegada diferente da altitude de La Paz.

- Aos 11 minutos, Anthony tentou da direita, errou o alvo. Aos 13’, Alisson arrojou-se no canto para catar um chute de longe. Aos 20’, Marquinhos falhou feio, esqueceu a bola e Vaca entrou de frente, limpou, mas perdeu a chance de abrir o placar, chutando no corpo de Álisson.   Daí ... 

- Gol do Brasil ! 1 x 0, aos 23’; Paquetá penetrando pelo miolo da zaga boliviana, desviando bem do goleiro, após ótima jogada individual e passe precioso de Bruno Guimarães. 

 Aos 29’, Dani Alves arriscou da intermediária, quicando, e o goleiro Viscarra pegou bem. Aos 42’, o canhoto
- Gol ! Brasil 2 x 0, aos 45 min. Boa jogada de Anthony, pela direita, o chute cruzado rasteiro desviou na zaga e bola sobrou, na praia, para o centroavante Richarlison que só empurrou para as redes.
*
Ótimo placar no primeiro tempo, resolvido em jogadas individuais. A despeito da correria imposta pelos donos da casa, a qualidade técnica prevaleceu, definiu. Anthony, Dani Alves, Bruno Guimarães e Richarlison foram os destaques.  
*
No retorno, logo aos 2 minutos, Marcelo Moreno acertou uma testado na trave, depois de um tapa na bola de Álisson. Pressão inicial boliviana, os brasileiros tendo problemas com a bola mais rápida, por conta da altitude. Aos 7’, Álisson fez uma grande defesa, após um chute de Vaca, da entrada da área, que desviou na zaga e quase enganou o goleiro. 

Jogo aberto. A Bolívia em cima, na correria. E os brasileiros tentando amaciar, por a bola no chão, trocando passes, buscando manter o controle da partida sem precisar ficar correndo atrás da bola. Aos 19’, Martinelli recebeu na esquerda, cortou pra dentro e atirou por cima. Na sequência...   
  
 - Gol ! 3 x0, Bruno Guimarães, aos 21 minutos. Boa trama pelo meio envolvendo a defesa boliviana, Paquetá achou Bruno penetrando na área e o chute saiu de prima, forte, colocado. Bonito. Bom trabalho coletivo. 

 - Aos 26’, Bruno enfiou na esquerda para penetração de Martinelli, livre, mas o avante finalizou em cima do goleiro. Aos 29’, Dani Alves achou Martinelli livre na esquerda, ele driblou zagueiro, goleiro, em vistosa jogada individual, mas errou o alvo. Na resposta, Vaca também desperdiçou, cara a cara com Álisson.  
 O ritmo foi caindo com o passar do tempo. Aos 40’, Daniel lançou Rodrygo, na direita, saiu o cruzamento de fundo, Artur na chegada encheu o pé, por cima. 

- Gol ! 4 x 0, aos 46 minutos. Richarlison completou para as redes, após chute de Rodrygo que o goleiro boliviano não conseguiu segurar. Centroavante é isso, sempre bem colocado, não perdoa.  
 Goleada definida, sem reparos.
 *
Escalações 
- Bolívia do treinador Cesar Farias: Viscarra, Quinteros, Carrasco, Sagredo e Villomil; Franz Gonzalez, Villaroel, Fernandez, R. Vaca, Marcelo Moreno e Henry Vaca; 
- O Brasil de Tite : ÁLison, Dani Alves, Militão, Marquinhos e Alex Teles (Arana); Fabinho, Bruno Guimarães, Paquetá (Artur) e Phillipe Coutinho (Martinelli); Anthony (Rodrygo) e Richarlison.
Arbitragem paraguaia. No apito, Eber Aquino, com VAR.
**
Os outros jogos que fecharam a competição:
- Equador 0 x 1 Argentina; Peru 2 x 0 Paraguai; Venezuela 0 x 1 Colômbia; 
   Chile 0 x 1 Uruguai. 
**
 Baianão quente 
 Nesta quarta, dia 30, dois jogos definem os finalistas do Campeonato Baiano 2022. 
 O Atlético Alagoinhas, atual campeão estadual e querendo o bi, recebe o Bahia de Feira, no Carneirão, às 19 h. Venceu a primeira, em Feira, 1 x 0.

 No outro confronto, o líder Jacuipense joga em casa, Riachão do Jacuípe, no Valfredão, contra o Barcelona de Ilheus, às 21h30. O primeiro jogo, em Vitória da Conquista, deu empate – 0 x 0.  
 O interior no comando da remada. 
**
 Copa do Brasil  
 - Por sorteio, estão conhecidos os enfrentamentos da terceira fase da Copa do Brasil. O Vitória encara o Fortaleza, a Juazeirense pega o Palmeiras e o Bahia se bate contra o desconhecido Azuriz, do Paraná.  Jogos nos meados de abril, depois de começado o Brasileirão (séries A e B e C). 
 O calendário vai ser puxado e apertado este ano, por conta da Copa do Mundo em novembro, no Catar. É preciso ter elenco de boa qualidade e fôlego pra suportar e obter algum êxito no final.

**
  Lembranças da Primeira Estrela  

No dia 29 de março de 1960, quando Salvador comemorava seus 411 anos de fundação, o Bahia sagrou-se Primeiro Campeão Brasileiro de Futebol, conquistando a primeira Taça Brasil. Esse título só o Bahia tem e terá, por ter sido o primeiro.

 A conquista se deu no Maracanã, 3 x 1 em cima do todo-poderoso Santos, então o melhor time de futebol do planeta. Um show de bola baiano. O time da Vila abriu o placar, gol de Coutinho, mas ainda no primeiro tempo o Bahia empatou num chutaço de Vicente, cobrando falta. O segundo tempo foi um baile, com Mário, Marito, Léo e Biriba arrebentando. Leo desempatou e Alencar fechou o placar.

Foi uma festa baiana no Rio, com Garrincha no vestiário tricolor. Dois dias depois, um carnaval inesquecível em Salvador, com a chegada dos Heróis:

 - Nadinho, Beto, Henrique, Vicente e Nenzinho; Flávio e Mário Araújo; Marito, Alencar, Léo e Biriba. Esse foi o time titular na partida final. Pra não esquecer. 
Outros tempos, éramos respeitados.