Esporte

BRASIL GOLEIA CHILE 4X0 NO MARACANÃ EM JOGO QUE SERIA EM SALVADOR

ZédeJesusBarrêto comenta jogo com o velho freguês do Brasil, a seleção do Chile envelhecida
ZedeJesusBarrêto ,  Salvador | 25/03/2022 às 07:45
Aquele abraço
Foto: Lucas Figueiredo, CBF


  Casa lotada, reencontro com a torcida brasileira, nada melhor que uma goleada(4 x 0) contra o envelhecido time do Chile. O Brasil, melhor individual e coletivamente, sobrou em campo, foi superior todo tempo. O time de Tite, mesmo com todas as críticas e restrições, terminará a competição como líder e, caso não derrape em La Paz, no último jogo, contra a Bolívia, também invicto. Uma festa verde/amarela no Maraca, o templo do futebol carioca.
*
Classificação

Com os resultados até agora: Brasil (42 pontos); Argentina (35); Uruguai e Equador (25); Peru (21); Colômbia (20); Chile (19); Paraguai (16); Bolivia (15); Venezuela (10)
*
 Rio de Janeiro

- Noite de outono, sem chuvas, gramado novo no Maraca (misto de sintético e grama), arquibancada cheia, o Brasil de camisetas amarelas e o Chile de vermelho.

Com bola rolando...

- Precisando de um triunfo para ainda sonhar com a classificação para a Copa e a presença nos campos das arábias, o Chile começou marcando forte e com postura agressiva, ofensiva. O Brasil bem postado, ocupando os espaços no campo inimigo, trocando passes, querendo jogo, visando a liderança e a manutenção da invencibilidade, na competição e nos jogos dentro de casa pelas eliminatórias. Nunca havia perdido. 

 - Sem centroavante fixo, os brasileiros exploravam muito as jogadas individuais pelos lados com Vini Jr e Anthony. Aos 18’, depois de boa investida de Vini Jr pela esquerda, Neymar perdeu a chance na frente da pequena área; dominou mal, quando devia chegar batendo no gol. O time amarelo no comando das ações. Aos 22’, Neymar levantou da esquerda e Casemiro testou cara a cara, Bravo catou no chão. 

- Depois dos 25’, o Chile soltou-se mais. Anthony aos 36 e Neymar aos 37’ desperdiçaram boas oportunidades. Arana arriscou de longe, aos 40’, Bravo catou.

 Por volta dos 40’, Neymar entrou costurando na área chilena e cavou um pênalti, já próximo da linha de fundo. Os chilenos chiaram, mas o árbitro estava bem próximo do lance e nem quis saber de VAR. 
 - Gol ! 1 x 0 Brasil, aos 43’, Neymar bateu com calma, deslocando o goleiro, estiloso. 
Os chilenos sentiram, desconcentraram, e ... 

 - Gol ! 2 x 0 Brasil, aos 45’, Vini Jr. Passe da direita, de Anthony, corta-luz de Neymar na meia lua e Vini, pela esquerda, bateu no contrapé do goleiro, ampliando.

 Um placar condizente com o andamento da partida, o Brasil melhor, ditando o ritmo.
*
 Olhe o VAR ! 
- Gol do Chile, logo aos dois minutos, Vidal, escorando cruzamento de Montesino, da direita, com Arana envolvido e o miolo da defesa brasileira cochilando... Mas o VAR chamou a atenção para possíveis irregularidades: uma bola no braço do lateral chileno e a posição de impedimento de Vidal. Gol anulado, pois, impedimento constatado.

 O Chile mais avançado, aberto, em busca de um melhor resultado, com muita garra, endurecendo, incomodando a defesa brasileira.  Aos 11’, o Brasil entrou tabelando pelo meio e Paquetá quase ampliou, a zaga chilena salvou quase na linha. 

- Aos 17’, Neymar se desentende com o zagueiro Diaz, pra variar, leva cartão amarelo e não viaja para La Paz, ora! Pra quê? 

- Aos 25’, Anthony recebe ótimo lançamento longo, ganha na velocidade, o goleiro sai e ele toca por cima, dá um lençol, a bola raspa o poste, mas o árbitro viu pênalti do goleiro, que atropelou o atacante na dividida, na linha da grande área.  Outro pênalti discutível. 

 - Gol !  3 x 0 Brasil, aos 26 min. Phillipe Coutinho bateu a penalidade, deslocando Bravo, ampliando.   
   O jogo ficou ainda mais pegado, os chilenos irritados e os brasileiros já gastando tempo, trocando passes, marcando adiantado, pressionando na frente, mas sem pressa, um placar favorável e folgado.

- Gol ! 4 x 0, Richarlison, aos 45’. Recebeu ótimo passe de Bruno Guimarães, já na área, limpou a marcação de bateu de canhota no canto. Gol de centroavante. Fechando o caixão.  Goleada, justa.
*
Destaques 
Muito bom primeiro tempo de Anthony e Vini Jr. A raça de Richarlison, o coletivo.

 *
Escalações 

- Brasil de Tite : Alisson, Danilo, Tiago Silva, Marquinhos e Arana; Casemiro, Fred, Paquetá (Phillipe Coutinho); Anthony, Neymar e Vini Jr (Richarlison, Martinelli, Bruno Guimaraes) 

- Chile de Martin Lasarte : Bravo, Islas, Medel, Paulo Diaz, Roco e Suazo; Baeza, Vidal, Aranguiz; Alexis Sanches e Vargas (Montesino, Saez, Menezes).
- Arbitragem argentina, com VAR; no apito, Dario Herrera. 
**
Outros jogos da 17ª rodada:
- Colômbia 3 x 0 Bolívia; Uruguai 1 x 0 Peru; Paraguai 3 x 0 Equador.
   Nesta sexta: Argentina x Venezuela. 
*
- A 18ª e derradeira rodada acontece na próxima terça-feira, todos os jogos às 20h30:
   Bolívia x Brasil; Peru x Paraguai; Venezuela x Colômbia; Chile x Uruguai; 
   Equador x Argentina. 
**
  No dia 1º de abril, sexta-feira, a FIFA fará os sorteios das chaves e dos confrontos da Copa do Mundo 2022, que será realizada no Catar, em novembro. O sorteio é em Doha.
**
  Copa do Nordeste
  - Em Fortaleza, torcida do Vozão tomando as arquibancadas, o CRB de Alagoas empatou o jogo nos 90 minutos e venceu o Ceará na cobrança de penalidades, definindo assim as semifinais do Nordestão 2022:
  - Fortaleza x Náutico (sábado) e Sport x CRB (domingo).