Esporte

COPA DO BRASIL: VITÓRIA VENCE GLÓRIA DE VACARIA 2X0 E SEGUE ADIANTE

ZédeJesusBarrêto comenta e lembra que hoje em Brail x Chile no Maracanã
ZedeJesusBarrêto , Salvador | 24/03/2022 às 06:51
Vitória 2x0 Glória de Vacaria
Foto: Mauricia da Mata ECV

  Mesmo sem jogar bem, com dois gols já nos últimos minutos da partida, o Rubro-negro baiano derrotou o fraco Glória de Vacaria, no Barradão (2 x 0), e garantiu presença na terceira fase da competição, a Copa do Brasil. Mais que isso, o Leão garantiu uma boa graninha para os combalidos cofres do clube e deu um alento ao torcedor, com a estreia sortuda do rodado Geninho, um treinador historicamente identificado com o clube. 

O Gloria RS, que fazia sua segunda ou terceira partida oficial nesta temporada, suportou o quanto pode, mas já não tinha pernas, entregou-se  no final.    
*
No Barradão

- O Leão no gramado todo vestido de branco, o Glória de azul celeste. Torcida presente. Noite nublada, sem chuvas.  
Com a bola rolando...

A partida começou brigada, mais disputa corpo a corpo do que técnica, Deu 20 minutos e nenhuma chance de gol foi criada. Aos 22’, primeira tentativa do Gloria, um chute de Vitor, depois de driblar Alemão, pra fora, assustando. 

O rubro-negro tinha mais a bola mas não penetrava, não finalizava, só alçando bolas. Só aos 35’ o Leão chegou perto, com boa jogada individual e o chute de Jadson, fora do alvo. Aos 40’, um peteleco de Eduardo nas mãos do goleiro Regis.

 A despeito do crescimento de produção do Vitória depois dos 30 minutos, o empate sem gols na primeira etapa foi justo, por conta da baixa criatividade ofensiva das equipes. 
*
 O Leão retornou do descanso com uma postura mais ofensiva, tentando ocupar o campo adversário, os laterais/alas mais soltos. O time gaúcho marcando em cima, segurando, esperando uma brecha para o contragolpe. A torcida rubro-negra apreensiva, inquieta à medida que o tempo ia passando e o time nada criava em campo. Passava dos 20 e nenhuma chance de gol. Os gaúchos fechadinhos atrás, pareciam já cansados com o relógio andando. 

  -  Aos 25’, Eduardo tentou de longe, nas mãos do goleiro. Pressão rubro-negra, mais na vontade do que na trama técnica. Aos 36’, Jadson perdeu uma boa chance de abrir o placar.  E a gauchada começou a cair, gastar tempo, fazer cera, apostando na cobrança de penalidades. Aos 43’, numa rara bola alçada na área do Vitória, o becão Igor testou firme e acertou o travessão de Lucas Arcanjo... Ufa, que susto !  Daí ... 

 Aos 45’, o afoito Leo, que acabara de entrar, levantou o pé atingindo o rosto do atacante Álisson Santos, dentro da área, e o árbitro marcou o pênalti, em favor do Leão. 

- Gol ! 1 x 0 Jadson, aos 46 minutos. Salvando a noite opaca do rubro negro no Barradão.  Bateu forte e garantiu a passagem do Vitória para a 3ª fase da competição. 

 - Com a gauchada vencida, entregue, deu tempo para mais um gol – Luidy, aproveitando-se do vacilo do zagueiro, já sem pernas, ampliando, 2 x 0 e garantindo a classificação, e uma boa grana para os cofres do Leão. 

 Alegria do torcedor, enfim. 
 *
  Jadson, o mais técnico, sem dúvidas. Alisson e Luidy entraram bem, aproveitando-se do cansaço do adversário, pondo velocidade, decidindo.  
*
 As equipes:
- Geninho escalou o Leão assim: Lucas Arcanjo, Alemão, A Cassiano, Matheus Moraes, Ewerton Pascoa, Yuri; Allan Santos, Eduardo, Jadson; Dinei e Roberto (Tréllez, Alisson Santos, Luidy, ...

- O Glória de Alê Menezes, com: Regis, Charles, Rafael, Victor, Manolo e Wellington; Igor, Germano e Baggio; Mateus Paulista e Biel. (Roberto, Douglas, João, Leo   

- Arbitragem de Goiás, Jefferson Ferreira de Moraes no apito. 
**
  Pela Copa do Nordeste,  Botafogo PB 1 x 1 Náutico; A decisão foi para a cobrança de penalidades e deu Náutico.  Definida pois uma das semifinais: Fortaleza x Náutico, sábado, no Ceará.  

  - O Sport Recife, que venceu o CSA também na cobrança de penalidades, espera o vencedor de Ceará x CRB, nesta quinta, 19 h, em Fortaleza, para definição da outra semifinal.
  *
 Decisão do Baianão

Abrindo o quadrangular decisivo do Campeonato Baiano, o Bahia de Feira recebe o Atlético Alagoinhas no próximo sábado, na Arena Cajueiro, às 16h.

Vamos ver como o campeão Atlético, o Carcará, vai se comportar depois da goleada sofrida (5 x 1) do Fortaleza, pelo Nordestão.  
  Seleção
- Nesta quinta, dia 24, às 20h30, a Seleção Brasileira treinada por Tite enfrenta o Chile, no Maracanã, pela penúltima rodada das Eliminatórias Sul-americanas para a Copa do Mundo 2022, em novembro, no Catar.  O Brasil, já classificado, lidera a competição e o Chile vem com tudo, ainda brigando por uma vaga.  A novidade no time canarinho deve ser a escalação de um novo ataque, mais leve e sem centroavante fixo, com Anthony, Neymar e Vini Jr. A ver. 

- A derradeira partida da seleção é contra a Bolívia, em La Paz, na terça da próxima semana. E ainda falta a FIFA definir se vai ter e onde será o confronto Brasil x Argentina (as duas seleções já classificadas para a Copa), concluindo aquela partida que foi interrompida aos 6 minutos, no Mineirão, por conta de uma ação dos agentes de saúde, que tinham vetado a participação de alguns jogadores argentinos que não cumpriram os protocolos exigidos, então, por conta da pandemia Covid 19. 
*
 Dani Alves 
- Depois dos compromissos com a seleção, o baiano Daniel Alves deve vir a Salvador, pra lançar, em parceria com o Município, o projeto do Instituto dele, o Centro de Iniciação ao Esporte de Itapuã, a Arena Biriba, que pretende oferecer aulas gratuitas em várias modalidades esportivas a 400 crianças. Além de futebol, vôlei, basquete, vai ter capoeira, judô, dança e música.  Torcemos pra que dê tudo certo, estamos mesmo precisando de ações desse naipe.
 *
Nosso fracasso 

- Quanto à Copa do Nordeste, nenhum clube baiano está mais no páreo, na disputa, o nosso fracasso expõe o atraso da Bahia também no âmbito esportivo, do futebol. Já fomos a liderança e os campeões do Norte e Nordeste. Atlético, nosso campeão, foi impiedosamente goleado pelo Fortaleza, o Bahia está na segundona e patina em perene crise, o Vitória foi parar na série C ... 

Nossas equipes carecem de bons jogadores, não temos craques, de treinamentos adequados, pecamos coletivamente e somos esmagados fisicamente em campo. Nossos dirigentes só pensam em negócios, falatórios, marketings...  e o torcedor quer mesmo é bola na rede.  Os cearenses descobriram o caminho certo, estão sobrando em campo. 
**