ZédeJesusBarrêto comenta
ZedeJesusBarrêto , Salvador |
16/03/2022 às 23:02
Bahia goleou mas não se classificou
Foto:
Pela primeira vez na história do Campeonato Baiano, Bahia e Vitória, a dupla rival, os times de maior torcida do Estado, ambos da Capital, estão fora da disputa do quadrangular final que define o Campeão Baiano de 2022. Ambos venceram a derradeira partida na rodada que fechou a fase classificatória, mas ... não deu. O Leão pelo quarto ano seguido está fora da disputa e o Bahia ... fazendo história, escrevendo uma página negativa na sua história de maior vencedor de títulos baianos, 49.
Pela primeira vez, também, só clubes do Interior do Estado chegam às finais, vão disputar o título, uma festa do futebol interiorano. Jacuipense, Atlético de Alagoinhas (atual campeão), Bahia de Feira (o vice) e o novato Barcelona de Ilheus estão classificados. Que seja uma saudável lição.
*
Os confrontos ...
O líder Jacuipense deve enfrentar o quarto colocado, Barcelona de Ilhéus.
O Atlético Alagoinhas vai repetir contra o Bahia de Feira o clássico interiorano que decidiu o título de 2021.
Jacuipense e Atlético com a vantagem de disputar a vaga para o jogo do título, a final, em casa, em seus domínios.
*
Resultados:
- Doce Mel 1 x 2 Barcelona; Bahia 3 x 0 Vitória da Conquista;
Vitória 2 x 1 Bahia de Feira; Juazeirense 2 x 0 Unirb; Jacuipense 2 x 3Atlético.
*
A classificação
- Jacuipense, líder, com 21 pontos; o Atlético Alagoinhas assegurou o segundo lugar, com 17 pontos, na frente do Bahia de Feira, também com 17; e o Barcelona fechando o grupo dos quatro primeiros, com 14 pontos. Esses os quatro classificados para o quadrangular final.
Na sequência, em 5º lugar, o Vitória, com 13 pontos e o Bahia em 6º, com 12. O Juazeirense, na sequência, com 9 pontos; o Doce Mel com sete e, os dois desclassificados : Unirb e Vitória da Conquista, com 7 pontos, ambos caindo para a segunda divisão do Baianão 2023.
*
A 9ª rodada/bola rolando
Derradeira da fase classificatória ... e desclassificatória. Cinco confrontos no mesmo horário. O andamento:
- O Bahia foi o primeiro a marcar, aos 4 minutos, na Fonte Nova. Um roubada de bola no meio, Rodallega enfiou a Marco Antonio, na esquerda, cruzamento preciso de fundo, rasteiro, e Daniel completou, de frente. Bahia 1 x 0.
- O Jacuipense, de volta ao seu estádio Eliel Martins, em Riachão do Jacuipe, abriu o placar, aos 7 minutos, sobre o Atlético de Alagoinhas, 1 x 0.
- O Bahia fez 2 x 0, com Rodallega escorando da marca do pênalti um bom passa de Mugni, pelo lado esquerdo. 2 x 0 Bahia, aos 16 minutos.
- 3 x 0 Bahia, aos 31 minutos, novamente Rodallega, escorando, de cabeça, um rebote do goleiro, após cruzamento fechado de Borel. Aos 31 minutos.
- Aos 33’ um gol importante aconteceu em Cruz da Almas, em favor do Barcelona, fazendo 1 x 0.
- O Bahia de Feira abriu o placar, 1 x 0 sobre o Vitória, aos 35 minutos, com o zagueiro Eduardo testando cruzamento de escanteio levantado da esquerda, de dentro da pequena área.
- O Vitória empatou aos 43 minutos, depois de uma pressão ofensiva total, bola alçada por Jadson, bateu em Dinei e sobrou para o chutão de Alison Cassiano: 1 x 1 no Barradão.
- Ainda no primeiro tempo, o Barcelona de Ilheus, cruel, fez 2 x 0 sobre o Doce Mel, praticamente garantindo sua classificação.
*
No intervalo, atletas do Vitória e o treinador Dado Cavalcanti cercaram e pressionaram a arbitragem, reclamando de um suposto pênalti não marcado em favor do Leão.
Tudo se encaminhava, então, para a classificação do Barcelona (a dupla Ba Vi fora) – ao lado de Jacuipense, Bahia de Feira e Atlético Alagoinhas – e a queda da Juazeirense e Vitória da Conquista. Mas restavam os 45 minutos ou mais de uma segunda etapa a ser jogada.
*
Logo no começo do segundo tempo, três gols !
- O primeiro em Juazeiro, com o time da casa fazendo 1 x 0 sobre o Unirb, empurrando o adversário para a zona de degola.
- O segundo, do Vitória, virando, fazendo 2 x 1, com um belo chutaço, de longe, do meia Eduardo, virando.
- O outro foi do Vitória da Conquista, numa bomba de Alex Sandre que venceu o goleiro Claus, bateu no travessão, no chão (dentro do gol) e saiu. O árbitro não viu bola dentro, não deu o gol do Bode do Sudoeste.
- Aos 24 minutos, o Doce Mel diminuiu, 2 x 1, dando um pouco de esperanças de classificação sobretudo ao Vitória, torcendo pelo time de Cruz das Almas.
- O Atlético Alagoinhas diminuiu (2 x 1) contra o líder Jacuipense, no Eliel Martins, em Riachão, aos 31 minutos.
- A Juá espantou o fantasma da queda, fazendo 2 x 0 em casa sobre o UNIRB.
- O Atlético Alagoinhas empatou em Jacuipe, 2 x 2, brigando pela vice-liderança.
- E conseguiu, virando o placar fora de casa. 3 x 2 para o Atlético Alagoinhas.
*
- O Bahia administrou a vantagem no segundo tempo, venceu bem e rebaixou o Vitória da Conquista e ficou de fora do quadrangular final do Baianão. .
- Vitória venceu de virada o Bahia de Feira (2 x 1), suportou bem a pressão do Tremendão, mas também não conseguiu a classificação.
- O Barcelona de Ilhéus venceu o Doce Mel em Cruz das Almas e se garantiu entre os quatro que vão disputar o título.
**
Pelo Nordestão, precisando vencer para obter classificação e seguir adiante, ir para a fase seguinte da competição, o Tricolor encara o Confiança de Sergipe, em Aracaju, no sábado à tarde.
**